Jornada de Liderança Tática

Encontro Período de inscrição Período de realização Horário do curso Inscreva-se
Aula 1 - Liderando na Complexidade 18 a 27 de março de 2025 27 de março de 2025 14h00 às 17h00
Aula 2 - Visão Sistêmica 21 de março a 17 de abril de 2025, até às 18h00 17 de abril de 2025 14h00 às 16h30
Aula 3 - Transformação digital e negócios 14 a 30 de abril de 2025, até às 17h00. 30 de abril de 2025 09h30 às 12h00
Aula 4 - Projetando Futuros Estratégicos 02 a 15 de maio de 2025 15 de maio de 2025 09h30 às 12h00
Aula 5 - Pensamento Crítico 12 a 28 de maio de 2025 28 de maio de 2025 09h30 às 12h00
Aula 6 - Dados Analytics 03 a 26 de junho de 2025 26 de junho de 2025 09h30 às 12h00
Aula 7 - Liderança adaptativa 21 de julho a 12 de agosto de 2025 12 de agosto de 2025 09h30 às 12h00
Aula 8 - Liderança criativa e exponencial 28 de julho a 21 de agosto de 2025 21 de agosto de 2025 09h30 às 12h00
Aula 9 - Narrativas 15 de agosto a 02 de setembro de 2025 02 de setembro de 2025 09h30 às 12h00

 

Carga horária: 02h30

Quantidade de vagas: 333 por aula

Alcance: Nacional

Modalidade: 

Encontro 1: Presencial e Transmissão via Teams;

Encontros 2 a 9: remoto pelo Teams.

Público-alvo: Líderes Táticos - Coordenadores-Gerais, Coordenadores e Chefes de Gabinete.

Objetivo geral: A Jornada de Liderança é uma iniciativa para promover o desenvolvimento profissional e o alinhamento estratégico dos diferentes níveis de liderança dentro do órgão. A capacitação busca aprimorar as competências necessárias para uma gestão mais eficiente, fortalecendo a atuação de cada líder conforme suas responsabilidades e desafios.

Conteúdo Programático:

Clique nas abas abaixo para visualizar

 

1. MUNDO

  • Como o mundo está se transformando a partir da transformação da tecnologia?
  • Como podemos entender a era da complexidade e inovação?
  • Qual o papel de empresas e instituições neste novo paradigma?
  • Quais os desafios e oportunidades trazidos pelo digital em macrotendências?

2. PESSOAS

  • Como as pessoas estão mudando seu comportamento diante das mudanças no mundo?
  • Como diferentes gerações se comportam, e como a geração z ou a geração nativa digital se diferencia nesta lógica de mundo?
  • Quais as características desses novos comportamentos em termos de lógica de consumo, relacionamento, engajamento, influencia e trabalho?
  • Quem é o novo consumidor? E quem é o novo colaborador diante dessas mudanças todas?

3. EMPRESAS E INSTITUIÇÕES

  • Como as empresas e organizações estão se transformando para se adaptar a este novo paradigma?
  • Como precisamos operar - e o que precisamos priorizar - na era da eficiência e da inovação?
  • Como o digital nos provoca com 4 diferentes maneiras de enxergar e trabalhar a transformação: eficiência, expansão, diversificação e reestruturação de negócios e instituições?
  • Qual o modelo de nova gestão? quais os principais pontos de transformação de gestão das organizações hoje para caminhar este paradigma digital e inovador? (plataforma de talentos, digital e mindset de dados, pensamento exponencial e visão de ecossistema, propósito, metodologias ágeis, mindset de projetos, entre outros temas)

1. Complexidade e os Paradigmas Científicos

  • Sistemas Simples, Sistemas Complexos Desorganizados e Sistemas Complexos Organizados
  • Evolução dos paradigmas científicos para a complexidade
  • Desafios contemporâneos são todos complexos

2. Visão desintegrada, integrada e holística dos sistemas

  • Visão desintegrada, integrada e holística dos sistemas;
  • Concepções Mecanicista, Sistêmicas e Ecossistêmicas do mundo e das organizações;
  • A visão do especialista, a visão interdisciplinar e a visão holística dos sistemas.

3. Organizações e estilos organizacionais

  • Sistemas Centralizados, Descentralizados e Distribuídos.
  • Novo paradigma de governança e organizacional.
  • Estilos de liderança e cultura organizacional.
  • Princípios da organização sistêmica e complexa.

4. Operando de modo sistêmico x reducionista

5. Complexidade como vantagem

  • Superando dilemas do reducionismo de modo pragmático;
  • Substituição X Sobreposição; Consenso X Convergência; Tudo X Suficiente.

6. Visão sistêmica na prática: princípios, conceitos e aplicações

  • Projetos pela ótica sistêmica;
  • Gestão do cotidiano organizacional.

7. Exemplos de empreendimentos sustentados pela visão sistêmica

  • Simbiose e eficiência.

Mudança de Era: Velho Mundo vs Mundo Beta — necessidade de novo mindset.

Mentalidade Digital: Aprender, desaprender e reaprender (Alvin Toffler).

Desafios do Setor Público: Burocracia, aversão a risco, hierarquias verticais, necessidade de adaptação.

Framework de Transformação Digital: Cultura: Segurança psicológica, diversidade, aprendizado contínuo; Desenho Organizacional: Lideranças digitais, estruturas ágeis, ambientes híbridos; Estratégia: Visão de futuro, foco no cidadão, indicadores de impacto; Tecnologia: Inteligência Artificial, governança de dados, segurança e ética.

Aceleradores da Transformação: Liderança digital, capacitação, IA, dados.

Ambidestria Organizacional: Equilibrar excelência operacional com inovação e experimentação.

1. Mergulhando na metodologia de Projeção de Futuros Estratégicos

  • O que é a metodologia de desenho de futuros?
  • Como podemos mudar nosso mindset para pensar em futuros mais inovadores e nos desprender das barreiras do presente para chegar lá?
  • Como fazemos um letramento em futuros?

2. Construindo nossos futuros

  • Qual nossa visão de futuro?
  • Quais peças queremos e precisamos colocar nesta construção desejada para que nosso futuro se construa de forma sólida e inspiradora?

3. Construindo novas bases para o nosso presente

  • Quais barreiras nos impedem de chegar aonde queremos?
  • Como trabalhar a simplificação e a não-complexidade a nosso favor?
  • Como podemos repensar nossa atuação para chegar lá

ATO 1: PENSAMENTO CRÍTICO É UM ATO DE RESISTÊNCIA

  • - Como o pensamento crítico funciona
  • - A importância de PARAR para pensar
  • - Como ter clareza e objetividade a partir do POR QUÊ

ATO 2: PENSAMENTO CRÍTICO É UM ATO DE CORAGEM

  • - A importância de expor seu pensamento
  • - Como transformar dados em mensagens
  • - Como criar uma linha de raciocínio

ATO 3: PENSAMENTO CRÍTICO É UM ATO DE SOBREVIVÊNCIA

  • - Inteligência artificial X inteligência artesanal
  • - As fortalezas humanas

1. Cultura Orientada por Dados

  • O poder transformador de um time guiado por dados.
  • Metodologias essenciais para implementar uma cultura de dados na empresa.
  • Como incentivar a adoção inteligente de dados em corporações digitais e não nativas digitais.

2. Impacto de uma Cultura Baseada em Dados

  • Benefícios estratégicos e operacionais de decisões embasadas em dados.
  • Tendências e cases de sucesso em empresas digitais e tradicionais.
  • Desafios comuns e como superá-los.

3. Desmistificando a Análise de Dados

  • Conceitos fundamentais: o que são dados, métricas e análises.
  • Bê-á-bá de indicadores e KPIs: como escolher e interpretar os mais relevantes.
  • Arquitetura de dados em empresas reconhecidas no mercado.

4. Desenvolvendo uma Visão Analítica

  • Como analisar dados para extrair insights valiosos.
  • Métricas certas para medir o sucesso de ações e maximizar resultados.
  • Estudo de casos práticos de empresas que utilizam dados de forma eficiente.

5. Tomada de Decisão Orientada por Dados

  • A relação entre dados e a nova economia.
  • Como desenvolver uma mentalidade analítica.
  • Processos para tomar decisões mais precisas e baseadas em evidências.

 (Aguarde o conteúdo programático das demais aulas).