Jornada de Liderança Tática
Encontro | Período de inscrição | Período de realização | Horário do curso | Inscreva-se |
Aula 1 - Liderando na Complexidade | 18 a 27 de março de 2025 | 27 de março de 2025 | 14h00 às 17h00 | ![]() |
Aula 2 - Visão Sistêmica | 21 de março a 17 de abril de 2025, até às 18h00 | 17 de abril de 2025 | 14h00 às 16h30 | ![]() |
Aula 3 - Transformação digital e negócios | 14 a 30 de abril de 2025, até às 17h00. | 30 de abril de 2025 | 09h30 às 12h00 | ![]() |
Aula 4 - Projetando Futuros Estratégicos | 02 a 15 de maio de 2025 | 15 de maio de 2025 | 09h30 às 12h00 | ![]() |
Aula 5 - Pensamento Crítico | 12 a 28 de maio de 2025 | 28 de maio de 2025 | 09h30 às 12h00 | ![]() |
Aula 6 - Dados Analytics | 03 a 26 de junho de 2025 | 26 de junho de 2025 | 09h30 às 12h00 | ![]() |
Aula 7 - Liderança adaptativa | 21 de julho a 12 de agosto de 2025 | 12 de agosto de 2025 | 09h30 às 12h00 | ![]() |
Aula 8 - Liderança criativa e exponencial | 28 de julho a 21 de agosto de 2025 | 21 de agosto de 2025 | 09h30 às 12h00 | ![]() |
Aula 9 - Narrativas | 15 de agosto a 02 de setembro de 2025 | 02 de setembro de 2025 | 09h30 às 12h00 | ![]() |
Carga horária: 02h30
Quantidade de vagas: 333 por aula
Alcance: Nacional
Modalidade:
Encontro 1: Presencial e Transmissão via Teams;
Encontros 2 a 9: remoto pelo Teams.
Público-alvo: Líderes Táticos - Coordenadores-Gerais, Coordenadores e Chefes de Gabinete.
Objetivo geral: A Jornada de Liderança é uma iniciativa para promover o desenvolvimento profissional e o alinhamento estratégico dos diferentes níveis de liderança dentro do órgão. A capacitação busca aprimorar as competências necessárias para uma gestão mais eficiente, fortalecendo a atuação de cada líder conforme suas responsabilidades e desafios.
Conteúdo Programático:
Clique nas abas abaixo para visualizar
1. MUNDO
- Como o mundo está se transformando a partir da transformação da tecnologia?
- Como podemos entender a era da complexidade e inovação?
- Qual o papel de empresas e instituições neste novo paradigma?
- Quais os desafios e oportunidades trazidos pelo digital em macrotendências?
2. PESSOAS
- Como as pessoas estão mudando seu comportamento diante das mudanças no mundo?
- Como diferentes gerações se comportam, e como a geração z ou a geração nativa digital se diferencia nesta lógica de mundo?
- Quais as características desses novos comportamentos em termos de lógica de consumo, relacionamento, engajamento, influencia e trabalho?
- Quem é o novo consumidor? E quem é o novo colaborador diante dessas mudanças todas?
3. EMPRESAS E INSTITUIÇÕES
- Como as empresas e organizações estão se transformando para se adaptar a este novo paradigma?
- Como precisamos operar - e o que precisamos priorizar - na era da eficiência e da inovação?
- Como o digital nos provoca com 4 diferentes maneiras de enxergar e trabalhar a transformação: eficiência, expansão, diversificação e reestruturação de negócios e instituições?
- Qual o modelo de nova gestão? quais os principais pontos de transformação de gestão das organizações hoje para caminhar este paradigma digital e inovador? (plataforma de talentos, digital e mindset de dados, pensamento exponencial e visão de ecossistema, propósito, metodologias ágeis, mindset de projetos, entre outros temas)
1. Complexidade e os Paradigmas Científicos
- Sistemas Simples, Sistemas Complexos Desorganizados e Sistemas Complexos Organizados
- Evolução dos paradigmas científicos para a complexidade
- Desafios contemporâneos são todos complexos
2. Visão desintegrada, integrada e holística dos sistemas
- Visão desintegrada, integrada e holística dos sistemas;
- Concepções Mecanicista, Sistêmicas e Ecossistêmicas do mundo e das organizações;
- A visão do especialista, a visão interdisciplinar e a visão holística dos sistemas.
3. Organizações e estilos organizacionais
- Sistemas Centralizados, Descentralizados e Distribuídos.
- Novo paradigma de governança e organizacional.
- Estilos de liderança e cultura organizacional.
- Princípios da organização sistêmica e complexa.
4. Operando de modo sistêmico x reducionista
5. Complexidade como vantagem
- Superando dilemas do reducionismo de modo pragmático;
- Substituição X Sobreposição; Consenso X Convergência; Tudo X Suficiente.
6. Visão sistêmica na prática: princípios, conceitos e aplicações
- Projetos pela ótica sistêmica;
- Gestão do cotidiano organizacional.
7. Exemplos de empreendimentos sustentados pela visão sistêmica
- Simbiose e eficiência.
Mudança de Era: Velho Mundo vs Mundo Beta — necessidade de novo mindset.
Mentalidade Digital: Aprender, desaprender e reaprender (Alvin Toffler).
Desafios do Setor Público: Burocracia, aversão a risco, hierarquias verticais, necessidade de adaptação.
Framework de Transformação Digital: Cultura: Segurança psicológica, diversidade, aprendizado contínuo; Desenho Organizacional: Lideranças digitais, estruturas ágeis, ambientes híbridos; Estratégia: Visão de futuro, foco no cidadão, indicadores de impacto; Tecnologia: Inteligência Artificial, governança de dados, segurança e ética.
Aceleradores da Transformação: Liderança digital, capacitação, IA, dados.
Ambidestria Organizacional: Equilibrar excelência operacional com inovação e experimentação.
1. Mergulhando na metodologia de Projeção de Futuros Estratégicos
- O que é a metodologia de desenho de futuros?
- Como podemos mudar nosso mindset para pensar em futuros mais inovadores e nos desprender das barreiras do presente para chegar lá?
- Como fazemos um letramento em futuros?
2. Construindo nossos futuros
- Qual nossa visão de futuro?
- Quais peças queremos e precisamos colocar nesta construção desejada para que nosso futuro se construa de forma sólida e inspiradora?
3. Construindo novas bases para o nosso presente
- Quais barreiras nos impedem de chegar aonde queremos?
- Como trabalhar a simplificação e a não-complexidade a nosso favor?
- Como podemos repensar nossa atuação para chegar lá
ATO 1: PENSAMENTO CRÍTICO É UM ATO DE RESISTÊNCIA
- - Como o pensamento crítico funciona
- - A importância de PARAR para pensar
- - Como ter clareza e objetividade a partir do POR QUÊ
ATO 2: PENSAMENTO CRÍTICO É UM ATO DE CORAGEM
- - A importância de expor seu pensamento
- - Como transformar dados em mensagens
- - Como criar uma linha de raciocínio
ATO 3: PENSAMENTO CRÍTICO É UM ATO DE SOBREVIVÊNCIA
- - Inteligência artificial X inteligência artesanal
- - As fortalezas humanas
1. Cultura Orientada por Dados
- O poder transformador de um time guiado por dados.
- Metodologias essenciais para implementar uma cultura de dados na empresa.
- Como incentivar a adoção inteligente de dados em corporações digitais e não nativas digitais.
2. Impacto de uma Cultura Baseada em Dados
- Benefícios estratégicos e operacionais de decisões embasadas em dados.
- Tendências e cases de sucesso em empresas digitais e tradicionais.
- Desafios comuns e como superá-los.
3. Desmistificando a Análise de Dados
- Conceitos fundamentais: o que são dados, métricas e análises.
- Bê-á-bá de indicadores e KPIs: como escolher e interpretar os mais relevantes.
- Arquitetura de dados em empresas reconhecidas no mercado.
4. Desenvolvendo uma Visão Analítica
- Como analisar dados para extrair insights valiosos.
- Métricas certas para medir o sucesso de ações e maximizar resultados.
- Estudo de casos práticos de empresas que utilizam dados de forma eficiente.
5. Tomada de Decisão Orientada por Dados
- A relação entre dados e a nova economia.
- Como desenvolver uma mentalidade analítica.
- Processos para tomar decisões mais precisas e baseadas em evidências.
(Aguarde o conteúdo programático das demais aulas).