Requisitos básicos da inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal para serviços de inspeção aderidos ou com intenção na adesão ao SISBI-POA

Turma Período de Inscrição Período de Realização Inscreva-se
11 03 a 25 de abril 2023 02 de maio a 28 de julho 2023
12 08 a 30 de maio de 2023 05 de junho a 30 de agosto de 2023
13 05 a 27 de junho de 2023 03 de julho a 29 de setembro 2023
14 03 a 28 de julho de 2023 07 de agosto de 2023 a 27 de outubro de 2023
15 01 a 29 de agosto de 2023 04 de setembro a 30 de novembro de 2023

16
Exclusiva SEAPA

21 de agosto a 01 de setembro de 2023 18 de setembro a 18 novembro de 2023



Para efetivação da inscrição, o Serviço de Inspeção deve encaminhar a relação dos servidores que integram o quadro efetivo no link: https://forms.gle/CVn95YP55AQVeEDj8  até a data limite para inscrição na referida turma.

Quantidade vagas: 500 vagas 

Alcance: Nacional

Carga Horária: 50h

Modalidade: Ensino a distância 

Público-alvo: Servidores da Secretaria de Defesa Agropecuária que atuam com Inspeção de Produtos de Origem Animal, Servidores dos Serviços de Inspeção Estadual, Distrital, Municipal ou vinculados a Consórcios Públicos de Municípios aderidos ou com intenção na adesão ao SISBI-POA, mas que o Serviço de Inspeção esteja com o cadastro ATIVO no sistema eletrônico e-SISBI-SGSI.

ATENÇÃO:
Para verificar se o cadastro do serviço de inspeção está ATIVO no e-SISBI-SGSI, acessar o link https://sistemasweb.agricultura.gov.br/sgsi e clique no “Acesso Público”, na tela do sistema. Não precisa efetuar login.

Selecione a funcionalidade “Serviços de Inspeção”, aplique os filtros ou efetue a busca por nome ou CNPJ, e confirme se a “Situação do cadastro” dele se apresenta ATIVO.

Caso o Serviço de Inspeção se apresente com a “Situação do cadastro” nas condições RASCUNHO ou INATIVO, contatar o responsável pelo serviço, a fim de adotar as providências necessárias para resolver a situação.

O Ministério da Agricultura, se for o caso, poderá ser contatado para esclarecimentos através do e-mail: csu.dsn@agricultura.gov.br.

Objetivo geral: Apresentar uma ferramenta prática que visa facilitar a sistematização dos procedimentos relativos à Inspeção de Produtos de Origem Animal dos Serviços de Inspeção aderidos ou com intenção de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos e Insumo Agropecuários - SISBI.

Conteúdo Programático:

  • Bases da Inspeção e Fiscalização;
  • Critérios para registro, classificação, estrutura e instalações de Estabelecimentos de POA;
  • Orientações específicas para registro de Produtos de POA;
  • Mapas estatísticos;
  • Programas de autocontrole;
  • Manutenção e Utilidades;
  • Controle de Pragas;
  • Higiene Industrial e Operacional;
  • Controle de matéria-prima e de temperatura;
  • APPCC;
  • Análises Laboratoriais;
  • Rastreabilidade;
  • Bem-estar Animal;
  • Identificação, remoção, segregação e destinação do material especificado de risco (mer).
Turma Período de Inscrição Período de Realização Inscreva-se
01 30 de agosto a 10 de setembro de 2021 20 de setembro a 17 de dezembro de 2021
02 27 de setembro a 09 de outubro de 2021 18 de outubro a 14 de janeiro 2022
03 01 a 12 de novembro a de 2021 22 de novembro a 18 de fevereiro 2022
04 29 de novembro a 10 de dezembro de 2021 20 de dezembro de 2021 a 01 de abril 2022
05 02 a 20 de abril de 2022 02 de maio a 02 de julho de 2022
06 02 a 20 de maio de 2022 02 de junho a 02 de agosto de 2022
07 02 a 20 de junho de 2022 01 de julho a 02 de setembro de 2022
08 02 a 20 de julho de 2022 02 de agosto a 02 de outubro de 2022
09 02 a 20 de agosto de 2022 02 de setembro a 02 de novembro de 2022
10 02 a 20 de setembro de 2022 02 de outubro a 02 de dezembro de 2022