1º Curso Formação De Operadores De Cães De Detecção do MAPA

Período de inscrição: 12 a 16 de março de 2021.

Período de realização do curso: a definir.

Horário do curso: de 08h00 às 18h00 podendo eventualmente haver atividades noturnas ou aos sábados e domingos.

Alcance: Nacional

Carga Horária: 184 horas

Quantidade de vagas:  15

Modalidade: Presencial

Objetivos: Realizar a formação dos operadores dos cães treinados, capacitando-os a conduzir os caninos em suas rotinas de fiscalização.

Público-alvo: Servidores aprovados no processo seletivo CeNCD e Enagro.

Conteúdo Programático:

MÓDULO 1 - BASE TEÓRICA DO TRABALHO COM CÃES DE DETECÇÃO

Unidade 1. Conhecimentos Básicos sobre o trabalho de cães de detecção (08 horas)
Conteúdo: (a) Definições; (b) Contextualização; (c) Organização e competências institucionais; (d) O cão de trabalho e o cão de detecção - história e perspectivas; (e) Perfil do cão de detecção do MAPA - características e seleção; (f) comportamento e fisiologia do cão (instintos, impulsos, sentidos e estruturas físicas)
Avaliação: Avaliação simplificada do tipo Quiz (5 perguntas - 15 minutos para execução).

Unidade 2. Teorias da Aprendizagem (08 horas)
Conteúdo: (a) Base teórica - Pavlov, Skninner, Piaget e Vigotsky; (b) Construção do comportamento - Reforço x Punição; (c) Aplicação das teorias ao adestramento animal
Avaliação: Avaliação simplificada do tipo Quiz (5 perguntas - 15 minutos para execução).

Unidade 3. Dinâmica do Faro (08 horas)
Conteúdo: (a) Introdução à química do odor; (b) O Faro - Variáveis determinantes do desempenho canino; (c) O treinamento do cão de detecção - visão geral
Avaliação: Avaliação simplificada do tipo Quiz (5 perguntas - 15 minutos para execução).

Unidade 4. Realizando o Trabalho (16 horas)
Conteúdo: (a) os ambientes de trabalho; (b) Aspectos operacionais da condução de cães de detecção; (c) a rotina do dia-a-dia (o trabalho, o manejo de baixo estresse e o enriquecimento ambiental); (d) Gestão de Unidades K9 (relatórios e monitoramento)
Avaliação: Avaliação simplificada do tipo Quiz (5 perguntas - 15 minutos para execução).

MÓDULO 2 - APLICAÇÃO PRÁTICA AO TRABALHO COM CÃES DE DETECÇÃO

Unidade 1. O manejo básico do cão (08 horas)
Conteúdo: (a) Familiarização; (b) procedimentos básicos de preparação e operacionalização; (c) Embarque e desembarque; (d) condução básica
Avaliação: Avaliação contínua do tipo observacional (observação do desempenho do aluno nas atividades propostas).

Unidade 2. Operação do cão em condições de treino inicial controlado (40 horas)
Conteúdo: (a) operação do cão na dinâmica de caixas; (b) operação do cão no painel de faro; (c) operação do cão em bagagens
Avaliação: Avaliação contínua do tipo observacional (observação do desempenho do aluno nas atividades propostas).

Unidade 3. Operação do cão no ambiente "galpão/armazém" (16 horas)
Conteúdo: (a) Técnicas e procedimentos; (b) realização de práticas e treinos pelo aluno;
Avaliação: Avaliação contínua do tipo observacional (observação do desempenho do aluno nas atividades propostas).

Unidade 4. Operação do cão no ambiente "correios" (16 horas)
Conteúdo: (a) Técnicas e procedimentos; (b) realização de práticas e treinos pelo aluno;
Avaliação: Avaliação contínua do tipo observacional (observação do desempenho do aluno nas atividades propostas).

Unidade 5. Operação do cão no ambiente "aeroporto" (32 horas)
Conteúdo: (a) Técnicas e procedimentos; (b) realização de práticas e treinos pelo aluno;
Avaliação: Avaliação contínua do tipo observacional (observação do desempenho do aluno nas atividades propostas).

Unidade 6. Operação do cão no ambiente "porto e containeres" (08 horas)
Conteúdo: (a) Técnicas e procedimentos; (b) realização de práticas e treinos pelo aluno;
Avaliação: Avaliação contínua do tipo observacional (observação do desempenho do aluno nas atividades propostas).

Unidade 7. Operação do cão no ambiente "veículos" (08 horas)
Conteúdo: (a) Técnicas e procedimentos; (b) realização de práticas e treinos pelo aluno;
Avaliação: Avaliação contínua do tipo observacional (observação do desempenho do aluno nas atividades propostas).