Gestão do Conhecimento
Turma | Período de inscrição | Período de realização | Inscreva-se |
01 | 18 a 23 de setembro de 2024 | 30 de setembro a 20 de outubro de 2024 |
Quantidade de vagas: Ilimitadas
Alcance: Nacional
Carga Horária: 20h
Modalidade: Ensino a distância
Público-alvo: Servidores da SDA/MAPA e dos demais entes que integram o SUASA, e sociedade em geral.
Objetivo geral: Compreender os fundamentos, a importância da gestão do conhecimento, as dinâmicas e as tecnologias utilizadas na gestão do conhecimento.
Conteúdo Programático:
MÓDULO 1 - FUNDAMENTOS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO
Introdução
1. Fundamentos da gestão do conhecimento
1.1. Uma análise de caso da importância dos dados na gestão
1.1.1. Exemplo da importância dos dados na gestão
1.1.2. Fase de dados
1.1.3. Fase de informação
1.1.4. Fase de conhecimento
1.1.5. Conclusão
1.2. Transformação de dados em Estratégias Públicas: contextualização e
categorização como pilares da gestão do conhecimento no serviço público
1.2.1. A contextualização no serviço público
1.2.1.1. Uma análise de caso da contextualização na gestão do conhecimento
1.2.2. A categorização no serviço público
1.2.2.1. Uma análise de caso da categorização na gestão do conhecimento
1.2.3. Estratégias quantitativas e análises matemáticas e estatísticas aplicadas
1.2.3.1. Uma análise de caso do uso do cálculo na gestão do conhecimento
1.2.4. A importância da correção de dados no monitoramento no serviço público
1.2.4.1. Uma análise de caso do uso da correção na gestão do conhecimento
1.2.5. A condensação na gestão do conhecimento em serviço público
1.3. Dinâmicas da Transformação de Informação em Conhecimento
1.4. Aprendizagem nas Organizações
1.5. Gamificação e a Aprendizagem Organizacional
MÓDULO 2 - CAPITAL INTELECTUAL E TECNOLOGIAS
1. Capital intelectual, inteligência organizacional e tecnologias
1.1. Capital intelectual e gestão de competências
1.1.1. Exercício de mapeamento de competências
1.2. Inteligência organizacional e competitividade
1.3. Tecnologias Associadas à Gestão do Conhecimento em Organizações
Públicas