Workshop: Gamificação em Ações Educativas
Período de inscrição: 10 a 26 de novembro de 2020 até às 15h.
Período de realização do curso: 26 de novembro de 2020, das 14h30 às 18h.
Alcance: Nacional
Carga Horária: 3 horas e 30 minutos
Quantidade de vagas: Ilimitada
Modalidade: Remoto - Canal da Enagro.
Objetivos:
Apresentar novas metodologias a serem utilizadas nos mais diferentes cenários em educação em saúde, aumentando o engajamento e despertar a curiosidade dos educandos.
Apresentar os fundamentos da gamificação e mostrar possíveis aplicações nas práticas de educação em saúde animal e vegetal.
Público-alvo:
Membros da Comissão de Educação Sanitária, educadores e profissionais dos serviços público e privado que realizam ações educativas, fomentos e treinamentos com o setor produtivo, assim como técnicos, alunos e todos aqueles que têm interesse em desenvolver ações educativas.
Programação:
Dia 26 de novembro de 2020 |
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14h30 – 14h45 |
Abertura – AFFA Andrea Moura - Superintendente SFA-SP; Coordenadora da ENAGRO - Luciana Barbosa e Prof. Dr. Fábio Gregori (USP) |
14h45 - 15h30 |
A Comissão de Educação Sanitária da SFA-SP – AFFA Juliana do Amaral Moreira C. Vaz |
15h30 - 16h30 |
Fundamentos e aplicações da metodologia de gamificação de ensino em saúde – Prof. Dr. Fábio Gregori |
16h30-17h00 |
Aplicação prática da gamificação – Prof. Dr. Fábio Gregori |
17h00-18h00 |
Discussão, espaço para perguntas e encerramento |
Observações Gerais:
Justificativa do evento: Uma das atribuições da Comissão de Educação Sanitária da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no estado de São Paulo - CES-SFA-SP é proporcionar conhecimento técnico aos órgãos governamentais e particulares sobre ações e ferramentas educativas a serem aplicadas em estratégias de educação e comunicação em saúde animal e vegetal.
Dessa forma, a realização de capacitações para ensinar diferentes ferramentas a serem aplicadas em ações educativas é de grande importância, principalmente nos tempos atuais onde devemos utilizar toda a criatividade para otimizar a comunicação, envolvimento e motivação dos educandos em formatos digitais.
Gamificação, do inglês Gamification, é a prática de aplicar mecânicas de jogos em diversas áreas, como educação, negócios, vida social e saúde. O principal objetivo é aumentar o engajamento e despertar a curiosidade dos educandos. Espera-se que os multiplicadores aprendam a utilizar esta incrível ferramenta nas ações educativas.