Conversas que Conduzem a Resultados: Escutatória e Pactuação de Metas - Líderes Táticos

Turma Período de inscrição Período de realização Inscreva-se
01 14 a 21 de junho 2024
(Até às 16h00)
24 a 26 de junho de 2024
02 18 de junho a 08 de julho de 2024 29 de julho a 01 de agosto de 2024
03 20 de junho a 22 de julho de 2024 02 a 05 de setembro de 2024
04 22 a 29 de julho de 2024 30 de setembro a 03 de outubro de 2024

 

Horário do curso: 08h30 às 11h30

Quantidade de vagas45

Alcance: Nacional

Carga Horária: 12h

Modalidade: Remoto 

Público-alvo: Lideranças Táticas (Coordenadores- Gerais, Chefias de gabinete e coordenadores).

Objetivo geral: Desenvolver e capacitar servidores ocupantes de cargos de liderança de nível tático, lotados no Ministério da Agricultura e Pecuária, no que tange aprender a ouvir com empatia, a fazer as perguntas certas para esclarecer pontos obscuros e a articular suas próprias ideias e expectativas de maneira clara e assertiva, pactuação de metas realistas, a envolver as partes interessadas na sua elaboração de metas e a monitorar o progresso ao longo do tempo.

Conteúdo Programático:

Aula 1 - A meta: competência atrás do engajamento: conceito de delegação, controle e reuniões peródicas de acompanhamento; O porquê das pessoas não fazerem o que é pedido; As 3 fontes de autoridade e legitimidade; Como transformar palavras em ação; sinais verdes e vermelho da comunicação - Padrões de Linguagem; Desenvolver um repertório de perguntas poderosas para uma liderança mais eficiente; Minimizando os ruídos na comunicação; Como criar um “rapport” com o seu interlocutor.

Aula 2 - Os estilos de liderança e seus devios tóxicos: conjugar exigência e empatia; Lidar com oposição e resistências; se posicionar de forma assertiva sem cair na oposição; A curva das emoções; Conjugar: exigência com empatia, acolhimento com posicionamento, abertura com firmeza; Exercícios Práticos; Desenvolver um repertório emocional; Noções de C.N.V. (comunicação não violenta); Incentivar o que a pessoa faz bem mais do que corrigir o que ela faz mal.

Aula 3 - Conversas corajosas para puxar o melhor dos colaboradores e não evitar situações tóxicas: estabelecer acordos e combinados claros; voltar para os acordos e combinados a cada desvio; as armadilhas do feedback; muito além do simples elogio: conversas de reconhecimento; usar observações e fatos ao seu favor: como montar uma narrativa neutra e poderosa para colocar a pessoa diante do espelho sem desgastar a sua autoridade; usar a tensão narrativa como fonte de autoridade; adaptar seu feedback espelho: - com ou sem combinados anteriore?, - Em caso de erro ou de falta?, - Para negociar o resultado ou o processo?, - Quais as melhores perguntas para iniciar um plano de ações ou novos acordos?