Perfilamento de Perigo Fitossanitário - Bagagem de Viajantes

Período de inscrição Período de realização Horário do curso Inscreva-se
28 de julho a 01 de agosto de 2022 03 a 05 de agosto de 2022 09h00 às 17h00*

*Horário de Brasília

Quantidade de vagas: 80

Alcance: Nacional 

Carga Horária: 19h

Modalidade: Remoto

Público-alvo: Auditores Fiscais Federais Agropecuários e Técnicos de Fiscalização  localizados em ponto de ingresso com trânsito internacional de viajantes e execução da atividade de fiscalização de bagagem.

Objetivo geral: Implementar ações para minimizar vulnerabilidades detectadas nos pontos de ingresso, utilizando-se a ferramenta do perfilamento de perigo aplicada a fiscalização de bagagem de viajantes.

Conteúdo Programático:

1. SISTEMA NACIONAL DE QUARENTENA: Objetiva dar uma visão de todas as funções do sistema nacional de quarentena de um país, a fim de localizar a ação de controle da bagagem de passageiros dentro deste sistema e como ela está relacionada com o resto dos componentes do sistema de quarentena.
2. PERFIL DE PERIGO: Nas ações de controle de bagagem, o conceito de perfilamento de perigo - por quê e para que é desenvolvido, os conceitos básicos que determinam seu escopo: perigo versus risco, entrada versus introdução, área versus área em perigo, conceito de bagagem.
3. OBJETIVOS DO PERFILAMENTO: PRAGAS QUARENTENÁRIAS PARA O BRASIL. Desenvolvimento geral das 794 pragas que constam na lista de pragas de quarentenárias ausentes do Brasil. Destaca-se a posição taxonômica que determina os hábitos gerais de associação dessas pragas com as diversas vias, que pragas são assintomáticas, que pragas não possuem vias claras de entrada etc.
4. OBJETIVOS DO PERFILAMENTO: CATEGORIZAÇÃO DE PRODUTOS VEGETAIS. Uma visão geral sobre o processamento e sua influência na capacidade de hospedar e disseminar pragas. Inclui uma breve apresentação do risco dos artesanatos de diferentes materiais.
5. CONTEÚDO DE UM PERFIL DE PERIGO: As informações que são necessárias registrar para o desenvolvimento de perfis.
6. ANÁLISE DO CONTEÚDO DO PERFIL: Como atribuir os valores matemáticos às diversas variáveis para finalmente integrá-las.
7. POSTOS FRONTEIRIÇOS E PERIGOS INTERNOS E EXTERNOS. Uma análise de como a metodologia de perfilamento de perigo pode ir além dos produtos básicos e ser usada para qualificar um ponto de fronteira com todas ou algumas de suas ações de controle.