Amostragem N 60 para pesquisa de E. coli produtora de Shiga toxina e Salmonella spp.

Turma Período de inscrição Período de realização Inscreva-se
01 18 de agosto a 11 de setembro de 2020 21 de setembro a 21 de outubro de 2020
02 17 a 31 de março de 2021 01 a 30 de abril de 2021
03 16 a 27 de agosto de 2021 30 de agosto a 30 de setembro de 2021

Quantidade de vagas: Ilimitada

Alcance: Nacional

Carga Horária: 8h

Modalidade: Ensino a distância

Objetivos:

Neste evento, no qual serão abordados especificamente os procedimentos de coleta de amostras N60 para análise de E. coli STEC e Salmonella spp. Espera-se observar mudanças substanciais no ambiente de trabalho após esta ação de capacitação, notadamente no que se refere a diminuição da rejeição de amostras nos LFDAs por procedimentos práticos inadequados.

Ademais, como citado no campo "justificativas" trata-se de requisito do Food Safety Inspection Service (FSIS/USDA) para o serviço oficial brasileiro, sem o qual o país estaria impedido de exportar produtos in natura elaborados em estabelecimentos habilitados. Após a referida capacitação, os servidores devem manter a disposição de auditorias e missões os registros/certificados da capacitação em tela.

Público-alvo: Servidores atuantes no Serviço de Inspeção Federal - SIF, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:

  • Auditores Fiscais Federais Agropecuários - AFFA;
  • Agentes de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal – AISIPOA;
  • Médicos Veterinários Oficiais - contrato temporário MAPA e Conveniados.

Conteúdo Programático:

  1. Normativas aplicáveis ao controle microbiológico de STEC em carne bovina: Consolidado de requisitos complementares à exportação para os Estados Unidos da América para Carnes bovina e suína em natureza e produtos cárneos termoprocessados (OFÍCIO-CIRCULAR Nº 24/2020/CGCOA/DIPOA/SDA/MAPA);
  2. Manual de coleta de amostras de produtos de origem animal;
  3. Vídeo demonstrativo dos procedimentos de coleta; e
  4. Questionário avaliativo.

Avaliações:
- Avaliação de aprendizagem: avaliação do aproveitamento do conteúdo do curso. A nota mínima para obtenção do certificado corresponde a 70% da pontuação total;

- Avaliação de reação: o participante avaliará a qualidade do curso e poderá apresentar sugestões para melhoria das ações de capacitação.

Certificados de participação: Os certificados serão disponibilizados na própria plataforma, devendo ser emitido pelo participante após conclusão das atividades e avaliações.

Cópias dos certificados deverão ser arquivadas nas respectivas IF ou unidades nas quais o participante está lotado, devendo ser mantidas à disposição para apresentação sempre que solicitado.

Observações gerais: O aluno terá 30 dias para finalizar o curso, após o início da turma.