Como participar

SEJA BEM VINDO A SUBVENÇÃO ECONÔMICA AO PREÇO DO ÓLEO DIESEL


Como as embarcações se habilitam a Subvenção? 

   A entidade representativa do setor (colônia de pescadores, associação, federação, sindicato, cooperativa) ou beneficiário individual, encaminha DOCUMENTO para a Superintendência Federal de Agricultura - SFA solicitando o cadastramento dos pescadores, armadores, arrendatários e indústrias pesqueiras e suas embarcações. Além do documento de solicitação, deverão ser preenchidos e encaminhados o formulário Modelo 02 de cadastramento de beneficiários e embarcações. O cadastro da entidade e/ou beneficiário individual é o passo inicial para que os proprietários e seus barcos possam se habilitar a Subvenção.

IMPORTANTE: ENCAMINHAR TODA A DOCUMENTAÇÃO PARA AS SFA's SOMENTE APÓS INDICAÇÃO DAS EMBARCAÇÕES NO SISTEMA SSADP.

 

Como a Entidade de Classe se cadastra a Subvenção?
1.              A entidade deverá entrar no sitio: http://sistemasweb.agricultura.gov.br/ssadp

 2.              Clicar na opção "INSCREVA-SE"(que está localizada no canto esquerdo da tela).

3.             Preencher os campos da proposta de inscrição de entidade de classe corretamente, após o preenchimento. Salvara essa proposta e fará a impressão do termo de responsabilidade pelos dados fornecidos durante o cadastro.

4.              A entidade deverá providenciar toda documentação de acordo com In nº. 10, de 14 de outubro de 2011, in verbis:

CAPÍTULO V 

DA ENTIDADE DE CLASSE 

“12. A Entidade de Classe deverá solicitar a sua habilitação por meio de ofício emitido pelo SSADP, apresentando a seguinte documentação:

12.1 cópia do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ;

12.2 cópia autenticada do Estatuto Social;

12.3 cópia autenticada da Ata da última Eleição da Diretoria;

12.4 certidão negativa de débitos do Ministério da Fazenda/ Receita Federal;

12.5 certidão negativa de débitos relativos às contribuições Previdenciárias/Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS;

12.6 cópia autenticada do Cadastro de Pessoa Física - CPF, da Carteira de Identidade - CI, e comprovante de residência do representante legal;

 12.7 comprovação de conta bancária.”

 

5.                 Comprovação de conta bancária EXCLUSIVA para o recebimento dos pagamentos da Subvenção.

6.                Estes documentos citados acima deverão ser entregues na Superintendência de Agricultura do seu Estado.

 

Como o Beneficiário Individual se cadastra a Subvenção?

1.               O beneficiário Individual deverá entrar no sitio: http://sistemasweb.agricultura.gov.br/ssadp

2.               Clicar na opção "INSCREVA-SE" (que se localiza no canto esquerdo da tela).

3.              Preencher os campos da proposta de inscrição de beneficiário Individual corretamente, após o preenchimento o beneficiário Individual salvará essa proposta e fará a impressão do termo de responsabilidade pelos dados fornecidos durante o cadastro.

4.               O beneficiário Individual deverá providenciar a documentação:

                * Beneficiário Individual CNPJ:

 ·                Cópia do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ;

·                Cópia autenticada do Cadastro de Pessoa Física - CPF, da Carteira de Identidade - CI, e comprovante de residência do representante legal;

·                Comprovação de conta bancária (Conta única e específica para o Programa);

·                Certidão negativa de débitos do Ministério da Fazenda/Receita Federal;

·                Certidão negativa de débitos relativos às contribuições Previdenciárias/Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS;

                * Beneficiário Individual CPF:

 ·                Cópia autenticada do Cadastro de Pessoa Física - CPF, da Carteira de Identidade - CI, e comprovante de residência do beneficiário;

·                Comprovação de conta bancária EXCLUSIVA para o recebimento dos pagamentos da Subvenção.

 5.             Estes documentos citados acima deverão ser entregues na Superintendência de Agricultura do seu Estado.

 

Como o fornecedor de Combustível se cadastra a Subvenção?

     A Entidade Representativa ou o beneficiário Individual deverá requerer o cadastramento do fornecedor de combustível, em conformidade com a Instrução Normativa nº. 10, de 14 de outubro de 2011, in verbis:

CAPITULO IV

DO FORNECEDOR DE COMBUSTIVEL

“9.1 requerer a sua habilitação, por meio de ofício emitido pelo SSADP e encaminhado pela entidade de classe, quando por ela representado, contendo a seguinte documentação:

9.1.1 cópia do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ;

9.1.2 cópia autenticada do Estatuto Social;

9.1.3 registro de distribuidor/fornecedor de combustíveis na Agência Nacional do Petróleo - ANP;

9.1.4 comprovante de Inscrição junto à Secretaria de Fazenda do Estado em que esteja estabelecida;

9.1.5 cópia autenticada do Cadastro de Pessoa Física - CPF, da Carteira de Identidade - CI, e comprovante de residência do representante legal;

10. Os fornecedores deverão renovar anualmente o seu cadastro junto ao MPA, com a entrega de toda a documentação atualizada, conforme relação disposta nos subitens 9.1.1 a 9.1.5.

11. O MPA deverá verificar a regularidade fiscal do fornecedor de combustível perante consulta ao Cadastro de Inadimplentes do Governo Federal - CADIN.

 

1.         Para iniciar o processo de credenciamento no Sistema de Subvenção de Abastecimento do Diesel Pesqueiro (SSADP) a entidade ou beneficiário individual precisa escolher Processos no menu, escolher FORNECEDOR DE COMBÚSTIVEL e clicar em CADASTRAR.

2.           O sistema exibirá uma tela de CADASTRO DE FORNECEDOR DE COMBUSTÍVEL que deverá ser preenchido corretamente e salvo.

3.           Após o preenchimento a entidade ou beneficiário individual deverá gerar o oficio de encaminhamento de credenciamento acessando o menu: PROCESSOS> FORNECEDOR DE COMBUSTÍVEL> GERAR OFICIO.

4.          O sistema irá apresentar uma tela de processo de encaminhamento de credenciamento, contendo vários campos pelos quais a entidade poderá realizar uma busca por nome, razão social e UF. Para gerar o ofício é necessário clivar no link à direita GERAR OFICIO.

5.        O sistema exibirá uma tela onde deve-se realizar a impressão do oficio de encaminhamento clicando no botão IMPRIMIR.

6.            Após a impressão, CONFIRMA ENCAMINHAMENTO e ficará habilitado para finalizar a operação.

7.           Feito o cadastro no Sistema Subvenção e Abastecimento do Diesel Pesqueiro - SSADP -  toda a documentação deverá ser encaminhada para Superintendência de Agricultura do seu Estado.

 

Qualquer posto pode abastecer as embarcações partícipes da Subvenção?


             O abastecimento das embarcações habilitadas a Subvenção do Óleo Diesel, com direito a usufruir da isenção do ICMS nos abastecimentos das embarcações, somente poderão abastecer nos revendedores/fornecedores de combustível habilitados mediante Portaria de Fornecedores de Combsutivel, emitida e publicada pelo MAPA.

Para a realização destes abastecimentos revendedores/fornecedores de combustível habilitados é necessário que os beneficiários estejam de posse da Requisição Eletrônica de Abastecimento do Óleo Diesel - RODe, emitida pela entidade representativa ou beneficiário individual por meio eletrônico do Sistema SSADP. A RODe deve conter as seguintes informações: proprietário da embarcação, nome da embarcação, data da emissão, quantidade de litros solicitada, total de litros autorizado e assinatura do beneficiário.

 

Como é feito o pagamento dos recursos àqueles que solicitaram a subvenção?

A entidade representativa ou beneficiário individual mensalmente solicita o pagamento à Superintendência de Agricultura do seu Estado reunindo a seguinte documentação:

              I - Documento de requerimento dos valores da subvenção emitido pela entidade ou beneficiário individual;

            II -  Carta emitida pela Petrobras informando os valores calculados da subvenção juntamente com a Planilha de Cálculos, assinados e contendo número de matrícula do responsável pelos cálculos;

            III - Requisição de óleo diesel eletrônica - RODe, emitida pela entidade ou beneficiário individual assinadas e o seu documento auxiliar da nota fiscal eletrônica - DANFE acostado no verso " ATESTO" assinado pelo beneficário ou seu representante legal, neste ultimo com a devida procuração + copia de documento contendo assinatura do outorgado;

            IV - Despacho ou memorando da Superintendência de Agricultura - SFA e encaminhando os processos eletrônicos ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca - MAPA.

 

 

 

Proposta de inscrição

Acesso ao sistema




Esqueceu sua senha?


Legislação

Conheça as leis e decretos que regulamentam o programa de subvenção. Saiba mais...


Como participar

Se você for pescador, entidade de classe ou fornecedor, clique aqui para saber como participar do programa. Saiba mais...


Inscreva-se

Solicite uma proposta de inscrição para participar do programa de subvenção. Saiba mais...



Ministério da Agricultura,
Pecuária e
Abastecimento
Programa de Subvenção Econômica ao Preço
do Óleo Diesel para Embarcações Pesqueiras