SEJA BEM VINDO A SUBVENÇÃO ECONÔMICA AO PREÇO DO ÓLEO DIESEL
Como as embarcações se habilitam à Subvenção?
O interessado ou a entidade representativa do setor (colônia de pescadores, associação, federação, sindicato, cooperativa), encaminha DOCUMENTO para a Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura - SFPA solicitando o cadastramento dos pescadores, armadores, arrendatários e indústrias pesqueiras e suas embarcações. Além do documento de solicitação, deverão ser preenchidos e encaminhados o formulário Modelo 02 de cadastramento de INTERESSADO e suas embarcações. O cadastro da entidade e/ou interessado é o passo inicial para que os proprietários e seus barcos possam se habilitar à Subvenção.
IMPORTANTE: INDICAR AS EMBARCAÇÕES NO SISTEMA SSADP.
Como a Entidade de Classe se cadastra à Subvenção?
1. A entidade deverá entrar no sitio: http://sistemasweb.agricultura.gov.br/ssadp
2. Clicar na opção "INSCREVA-SE"(que está localizada no canto esquerdo da tela).
3. Preencher os campos da proposta de inscrição de entidade de classe corretamente, após o preenchimento. Salvara essa proposta e fará a impressão do termo de responsabilidade pelos dados fornecidos durante o cadastro.
4. A entidade deverá providenciar toda documentação de acordo com IN MPA nº 10/2011, in verbis:
CAPÍTULO V
DA ENTIDADE DE CLASSE
“12. A Entidade de Classe deverá solicitar a sua habilitação por meio de ofício emitido pelo SSADP, apresentando a seguinte documentação:
12.1 cópia do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ;
12.2 cópia autenticada do Estatuto Social;
12.3 cópia autenticada da Ata da última Eleição da Diretoria;
12.4 certidão negativa de débitos do Ministério da Fazenda/ Receita Federal;
12.5 certidão negativa de débitos relativos às contribuições Previdenciárias/Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS;
12.6 cópia autenticada do Cadastro de Pessoa Física - CPF, da Carteira de Identidade - CI, e comprovante de residência do representante legal;
12.7 comprovação de conta bancária.”
5. Comprovação de conta bancária EXCLUSIVA para o recebimento dos pagamentos da Subvenção.
6. Estes documentos citados acima deverão ser entregues na Superintendência de Agricultura do seu Estado.
Como o Beneficiário Individual se cadastra à Subvenção?
1. O INTERESSADO deverá entrar no sitio: http://sistemasweb.agricultura.gov.br/ssadp
2. Clicar na opção "INSCREVA-SE" (que se localiza no canto esquerdo da tela).
3. Preencher os campos da proposta de inscrição de beneficiário Individual corretamente, após o preenchimento o beneficiário Individual salvará essa proposta e fará a impressão do termo de responsabilidade pelos dados fornecidos durante o cadastro.
4. O beneficiário Individual deverá providenciar a documentação:
* Beneficiário Individual CNPJ:
· Cópia do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ;
· Cópia autenticada do Cadastro de Pessoa Física - CPF, da Carteira de Identidade - CI, e comprovante de residência do representante legal;
· Comprovação de conta bancária (Conta única e específica para o Programa);
· Certidão negativa de débitos do Ministério da Fazenda/Receita Federal;
· Certidão negativa de débitos relativos às contribuições Previdenciárias/Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS;
* Beneficiário Individual CPF:
· Cópia autenticada do Cadastro de Pessoa Física - CPF, da Carteira de Identidade - CI, e comprovante de residência do beneficiário;
· Comprovação de conta bancária EXCLUSIVA para o recebimento dos pagamentos da Subvenção.
5. Estes documentos citados acima deverão ser entregues na Superintendência de Agricultura do seu Estado.
Como o fornecedor de combustível se cadastra à Subvenção?
A entidade representativa do setor ou o fornecedor de combustível deverá requerer o cadastramento, em conformidade com a Instrução Normativa MPA nº 10/2011, in verbis:
CAPITULO IV
DO FORNECEDOR DE COMBUSTIVEL
“9.1 requerer a sua habilitação, por meio de ofício emitido pelo SSADP e encaminhado pela entidade de classe, quando por ela representado, contendo a seguinte documentação:
9.1.1 cópia do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ;
9.1.2 cópia autenticada do Estatuto Social;
9.1.3 registro de distribuidor/fornecedor de combustíveis na Agência Nacional do Petróleo - ANP;
9.1.4 comprovante de Inscrição junto à Secretaria de Fazenda do Estado em que esteja estabelecida;
9.1.5 cópia autenticada do Cadastro de Pessoa Física - CPF, da Carteira de Identidade - CI, e comprovante de residência do representante legal;
10. Os fornecedores deverão renovar anualmente o seu cadastro junto ao MPA, com a entrega de toda a documentação atualizada, conforme relação disposta nos subitens 9.1.1 a 9.1.5.
11. O MPA deverá verificar a regularidade fiscal do fornecedor de combustível perante consulta ao Cadastro de Inadimplentes do Governo Federal - CADIN.
1. Para iniciar o processo de credenciamento no Sistema de Subvenção de Abastecimento do Diesel Pesqueiro (SSADP) a entidade ou beneficiário individual precisa escolher PROCESSOS no menu, escolher FORNECEDOR DE COMBUSTÍVEL e clicar em CADASTRAR.
2. O sistema exibirá uma tela de CADASTRO DE FORNECEDOR DE COMBUSTÍVEL que deverá ser preenchido corretamente e salvo.
3. Após o preenchimento a entidade ou beneficiário individual deverá gerar o ofício de encaminhamento de credenciamento acessando o menu: PROCESSOS > FORNECEDOR DE COMBUSTÍVEL > GERAR OFICIO.
4. O sistema irá apresentar uma tela de processo de encaminhamento de credenciamento, contendo vários campos pelos quais a entidade poderá realizar uma busca por nome, razão social e UF. Para gerar o ofício é necessário clicar no link à direita GERAR OFÍCIO.
5. O sistema exibirá uma tela onde deve-se realizar a impressão do ofício de encaminhamento clicando no botão IMPRIMIR.
6. Após a impressão, CONFIRMA ENCAMINHAMENTO e ficará cadastrado para finalizar a operação.
7. Feito o cadastro no Sistema Subvenção e Abastecimento do Diesel Pesqueiro - SSADP - toda a documentação deverá ser encaminhada para a Superintendência de Agricultura do seu Estado.
Qualquer posto pode abastecer as embarcações partícipes da Subvenção?
As embarcações habilitadas à Subvenção do Óleo Diesel, somente poderão abastecer nos fornecedores de combustível habilitados mediante Portaria de Fornecedores de Combustível, emitida e publicada pelo MAPA.
Para a realização desses abastecimentos fornecedores de combustível habilitados é necessário que os beneficiários estejam de posse da Requisição Eletrônica de Abastecimento do Óleo Diesel - RODe, emitida pela entidade representativa ou beneficiário individual por meio eletrônico do Sistema SSADP. A RODe deve conter as seguintes informações: responsável pela embarcação, nome da embarcação, data da emissão, quantidade de litros solicitada, total de litros autorizado e assinatura do beneficiário.
Como é feito o pagamento dos recursos àqueles que solicitaram a subvenção?
A entidade representativa ou beneficiário individual mensalmente solicita o pagamento à Superintendência de Agricultura do seu Estado reunindo a seguinte documentação:
I - Documento de requerimento dos valores da subvenção emitido pela entidade ou beneficiário individual;
II - Carta emitida pela Petrobras informando os valores calculados da subvenção juntamente com a Planilha de Cálculos, assinados e contendo número de matrícula do responsável pelos cálculos;
III - Requisição de óleo diesel eletrônica - RODe, emitida pela entidade ou beneficiário individual assinadas e o seu documento auxiliar da nota fiscal eletrônica - DANFE acostado no verso " ATESTO" assinado pelo beneficiário ou seu representante legal, neste último com a devida procuração + cópia de documento contendo assinatura do outorgado;
IV - Despacho da Superintendência de Agricultura - SFA encaminhando os processos eletrônicos ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA.
Conheça as leis e decretos que regulamentam o programa de subvenção. Saiba mais...
Se você for pescador, entidade de classe ou fornecedor, clique aqui para saber como participar do programa. Saiba mais...
Solicite uma proposta de inscrição para participar do programa de subvenção. Saiba mais...