Workshop: Gamificação em Ações Educativas

Período de inscrição: 10 a 26 de novembro de 2020 até às 15h.

Período de realização do curso: 26 de novembro de 2020, das 14h30 às 18h.

Alcance: Nacional

Carga Horária: 3 horas e 30 minutos

Quantidade de vagas:  Ilimitada

Modalidade: Remoto - Canal da Enagro.

Objetivos:

Apresentar novas metodologias a serem utilizadas nos mais diferentes cenários em educação em saúde, aumentando o engajamento e despertar a curiosidade dos educandos.

Apresentar os fundamentos da gamificação e mostrar possíveis aplicações nas práticas de educação em saúde animal e vegetal.

Público-alvo:

Membros da Comissão de Educação Sanitária, educadores e profissionais dos serviços público e privado que realizam ações educativas, fomentos e treinamentos com o setor produtivo, assim como técnicos, alunos e todos aqueles que têm interesse em desenvolver ações educativas.

Programação:

Dia 26 de novembro de 2020

14h30 – 14h45

Abertura – AFFA Andrea Moura - Superintendente SFA-SP; Coordenadora da ENAGRO - Luciana Barbosa e Prof. Dr. Fábio Gregori (USP)

14h45 - 15h30

A Comissão de Educação Sanitária da SFA-SP – AFFA Juliana do Amaral Moreira C. Vaz

15h30 - 16h30

Fundamentos e aplicações da metodologia de gamificação de ensino em saúde – Prof. Dr. Fábio Gregori

16h30-17h00

Aplicação prática da gamificação – Prof. Dr. Fábio Gregori

17h00-18h00

Discussão, espaço para perguntas e encerramento

Observações Gerais: 

Justificativa do evento: Uma das atribuições da Comissão de Educação Sanitária da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no estado de São Paulo - CES-SFA-SP é proporcionar conhecimento técnico aos órgãos governamentais e particulares sobre ações e ferramentas educativas a serem aplicadas em estratégias de educação e comunicação em saúde animal e vegetal.

Dessa forma, a realização de capacitações para ensinar diferentes ferramentas a serem aplicadas em ações educativas é de grande importância, principalmente nos tempos atuais onde devemos utilizar toda a criatividade para otimizar a comunicação, envolvimento e motivação dos educandos em formatos digitais.

Gamificação, do inglês Gamification, é a prática de aplicar mecânicas de jogos em diversas áreas, como educação, negócios, vida social e saúde. O principal objetivo é aumentar o engajamento e despertar a curiosidade dos educandos. Espera-se que os multiplicadores aprendam a utilizar esta incrível ferramenta nas ações educativas.