Primeiros passos para implantação de um Escritório de Gestão de Projetos

Turma Período de inscrição Período de realização Inscreva-se
01 28 de novembro a 04 de dezembro de 2024 10 a 20 de dezembro de 2024

 

Quantidade de vagas: Ilimitadas

Carga horária: 40h

Alcance: Nacional

Modalidade: Ensino a distância 

Público-alvo: Servidores e colaboradores do Mapa e de outras organizações públicas.

Objetivo geral: O objetivo deste curso é servir de guia para estruturar e implementar Escritórios de Gestão de Projetos Locais no âmbito das organizações públicas. A gestão de projetos pode ajudar no cumprimento dos princípios da administração pública, principalmente no que se refere à publicidade e eficiência e gerar mais valor público para a sociedade. Com a implementação do Escritório de Gestão de Projetos Local nas unidades, a organização tende a otimizar a produtividade e alinhar os procedimentos e projetos com sua estratégia, proporcionando ganhos de qualidade, com a redução de imprevistos e riscos.

Conteúdo Programático: 

1. Contextualização e Conceitos Iniciais: Projeto versus Processos. O Conceito de Processo. O significado de Projeto. Projetos no Dia a Dia. A Importância dos Projetos em Diferentes Contextos. Projetos nas Organizações Públicas. A Gestão de Projetos no Setor Público. Terminologia Essencial na Gestão de Projetos

2. Implementando um Escritório de Gestão de Projetos – EGP: a Função e o Propósito de um EGP a Nível Corporativo. Conceito de Escritório de Gestão de Projetos Local – EGPL. Benefícios dos EGPs das Unidades Administrativas. Passos para Implementar um Escritório de Gestão de Projetos.

3. Métodos e Técnicas Utilizadas na Gestão Estratégica e de Projetos: Gestão Estratégica de projetos. Explorando o Balanced Scorecard (BSC). Entendendo o OKR (Objectives and Key Results). Gestão de Projetos. Explorando Métodos Ágeis na Gestão de Projetos. Scrum. os Princípios do Kanban. Introdução ao método ZOOP. Utilização do Canvas na Gestão de Projetos.