Lei de Acesso à Informação no âmbito do MAPA
Período de inscrição: 14 a 22 de junho de 2021.
Período de realização:
22 de junho de 2021 das 09h às 12h.
23 e 24 de junho de 2021 das 09 às 11h.
Quantidade de vagas: Ilimitadas
Alcance: Nacional
Carga Horária: 7h
Modalidade: Remoto
Público-alvo: Servidores do MAPA em Brasília e nos Estados da Federação, em especial os interlocutores do Serviço de Informação ao Cidadão e o corpo diretivo das Unidades Descentralizadas.
Objetivo geral: O objetivo deste evento é uniformizar os fluxos e procedimentos internos para o atendimento aos pedidos de acesso à informação, por meio da difusão de conhecimento de normativos legais e infralegais aos servidores e dirigentes do órgão, na busca do atendimento consciente e eficiente aos pedidos de acesso à informação, sem, contudo, comprometer a segurança das informações, produzidas ou custodiadas, de acordo com os princípios básicos da Administração Pública, conforme o disposto na Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 e na Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018.
Conteúdo Programático:
1. Apresentação dos principais aspectos envolvendo a Lei nº 12.527/2011 e o Decreto 7724/2012;
2. Apresentação sobre Restrições de Acesso por Determinação Legal e os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD;
3. Apresentação do Fluxo Interno para o atendimento de Pedidos de Acesso à Informação no âmbito do MAPA, conforme a Portaria MAPA nº 147 de 23 de abril de 2020;
4. Casos concretos analisados pela Ouvidoria Geral da União – OGU em razão da interposição de recursos de 3ª instância;
5. Apresentação sobre os procedimentos relativos ao acesso e tratamento de informações e documentos no âmbito do MAPA, com base na Portaria MAPA nº 34, de 10 de março de 2021.