Liderança humanizada foco e engajamento

Turma Modalidade Período de inscrição Período de realização Horário Carga Horária Quant. de vagas Inscreva-se

Estratégico
Turma 03: Manhã
Superintendentes e respectivos substitutos

Remoto 29 de julho a 26 de setembro de 2024 30 de setembro, 07 e 14 de outubro de 2024 09h00 às 13h00 12h 20

Estratégico
Turma 04: Tarde
Superintendentes e respectivos substitutos

Remoto 29 de julho a 26 de setembro de 2024 30 de setembro, 07 e 14 de outubro de 2024 14h00 às 18h00 12h 20

Estratégico
Turma 05: Manhã
Secretários, Adjuntos, Subsecretários, Diretores e Assessores Especiais

Presencial 16 de agosto a 04 de outubro de 2024 09 a 10 de outubro de 2024 09h00 às 13h00 08h 20

Estratégico
Turma 06: Tarde
Secretários, Adjuntos, Subsecretários, Diretores e Assessores Especiais

Presencial 16 de agosto a 04 de outubro de 2024 09 a 10 de outubro de 2024 14h00 às 18h00 08h 20

Alcance: Nacional

Horário do curso: Conforme informado na tabela

Modalidade: Conforme informado na tabela

Público-alvo: 

Turma1 -  Operacional -  Líderes Operacionais (chefes de Divisão, Serviço e Seção) do Ministério da Agricultura e Pecuária

Turma 2 - Tática - Líderes Táticos (Coordenadores-Gerais, Coordenadores, Chefes de Gabinete e equivalentes) do Ministério da Agricultura e Pecuária

Turma 3 e 4 - Estratégico - Líderes Estratégicos (Superintendentes ou respectivos substitutos) lotados nas SFAs do Ministério da Agricultura e Pecuária

Turma 5 e 6 - Estratégico - Líderes Estratégicos lotados do Ministério da Agricultura e Pecuária

Objetivo geral: Capacitar os servidores no sentindo de desenvolver competências, integrar e valorizar pessoas no curso que envolve a escuta ativa, feedback e comunicação empática.

Conteúdo Programático:

MÓDULO 1 - A ROLETA DA COMUNICAÇÃO PRODUTIVA
A roleta resume as melhores práticas de liderança assertiva e empática. Inclui os
conceitos de inteligência emocional e comunicação não violenta.
• Ferramentas de escuta + acolhimento + posicionamento + evitar oposições + investigação (assertividade)
• Ferramenta do TOP para lidar com resistências.
• Acolher sem necessariamente concordar, assumir sem se culpar, conjugar empatia com exigência, abertura com firmeza, acolhimento com posicionamento.
• Dinâmicas em cima de casos concretos.
• Comunicação Não Violenta na prática.
• Desenvolver um repertorio emocional, usar as emoções ao seu favor.
• Evitar as armadilhas da empatia,
• Provas de escuta como fonte de engajamento e segurança psicológica.

MÓDULO 2 - ESTILOS DE LIDERANÇA - TRANSFORMAR PALAVRAS EM AÇÃO, OS SEGREDOS DO ENGAJAMENTO
• Os 4 estilos de lideranças e seus respectivos padrões de linguagem +
• dinâmicas
• As 4 maneiras de pedir a mesma coisa, quais os critérios para escolher cada uma,
• Como evitar os desvios tóxicos de liderança,
• Conjugar competição e cooperação,

MÓDULO 3 – PERGUNTAS PODEROSAS
• Recapitulação das perguntas poderosas descobertas nos módulos anteriores,
• É a qualidade da pergunta que faz a qualidade do foco da conversa,
• A cada situação a sua pergunta,
• A cada estilo de liderança as suas perguntas,
• Kit anti-manipulação (intro), como lidar com o assédio e/ou evitar de parecer o assediador.

MÓDULO 4 – MENSAGEM CORPORAL E VOCAL

• Comunicação presencial x remota – quais as diferenças
• Verbalizar o que costumamos terceirizar para o corpo falar por nós,
• Mensagem corporal: Usar postura, gestos, olhar e expressões faciais a favor da sua narrativa.
• Mensagem vocal: usar articulação, entonação, volume e silêncios como ferramentas a serviço da sua mensagem.
• As armadilhas que fazem que o corpo pode atrapalhar a mensagem

MÓDULO 5 – SEGURANÇA PSICOLÓGICA E A CURVA DAS EMOÇÕES
• As várias facetas da confiança,
• Lidar com sensação de manipulação e assédio,
• Usar a roleta para desarmar o interlocutor e lidar com situações difíceis,
• Transformar os subentendidos e “não ditos” em “ditos”,
• Acolher sem deixar de se posicionar, assumir sem se culpar,
• Dar provas de empatia, mesmo quando acho que o outro está errado,
• A força do posicionamento é proporcional a qualidade do acolhimento,
• Reusar palavras que doem,
• Transformar julgamentos em curiosidade,
• Lidar com pessoas de má fé,
• Reconhecer o momento da curva de emoção em si e nos outros,
• Inspirar e desacelerar para inibir as suas reações automáticas

MÓDULO 6 (APENAS PÚBLICO TÁTICO) – O FEEDBACK ESPELHO
• É a qualidade da escuta depois do Feedback que promove a transformação,
• Colocar os fatos a trabalhar a seu favor sem desperdiçar a sua autoridade,
• Feedback não é só para subordinado, é para realinhar qualquer comportamento e relacionamento,
• Como evitar as armadilhas do feedback convencional e puxar o melhor dos seus interlocutores + dinâmicas
• Feedback reconhecimento x orientação
• Feedback com e sem combinado anterior
• Feedback por erro x por falta
• Negociação do plano de ação e novos combinados

Turma Período de inscrição Período de realização CH Quant. de vagas Inscreva-se
Operacional
01
06 a 19 de fevereiro de 2024 20 a 21 de fevereiro de 2024 08h 50
Tática
02
06 a 19 de fevereiro de 2024 21 a 23 de fevereiro de 2024 12h 45