Liderança humanizada foco e engajamento
Turma | Modalidade | Período de inscrição | Período de realização | Horário | Carga Horária | Quant. de vagas | Inscreva-se |
Estratégico |
Remoto | 29 de julho a 26 de setembro de 2024 | 30 de setembro, 07 e 14 de outubro de 2024 | 09h00 às 13h00 | 12h | 20 | |
Estratégico |
Remoto | 29 de julho a 26 de setembro de 2024 | 30 de setembro, 07 e 14 de outubro de 2024 | 14h00 às 18h00 | 12h | 20 | |
Estratégico |
Presencial | 16 de agosto a 04 de outubro de 2024 | 09 a 10 de outubro de 2024 | 09h00 às 13h00 | 08h | 20 | |
Estratégico |
Presencial | 16 de agosto a 04 de outubro de 2024 | 09 a 10 de outubro de 2024 | 14h00 às 18h00 | 08h | 20 |
Alcance: Nacional
Horário do curso: Conforme informado na tabela
Modalidade: Conforme informado na tabela
Público-alvo:
Turma1 - Operacional - Líderes Operacionais (chefes de Divisão, Serviço e Seção) do Ministério da Agricultura e Pecuária
Turma 2 - Tática - Líderes Táticos (Coordenadores-Gerais, Coordenadores, Chefes de Gabinete e equivalentes) do Ministério da Agricultura e Pecuária
Turma 3 e 4 - Estratégico - Líderes Estratégicos (Superintendentes ou respectivos substitutos) lotados nas SFAs do Ministério da Agricultura e Pecuária
Turma 5 e 6 - Estratégico - Líderes Estratégicos lotados do Ministério da Agricultura e Pecuária
Objetivo geral: Capacitar os servidores no sentindo de desenvolver competências, integrar e valorizar pessoas no curso que envolve a escuta ativa, feedback e comunicação empática.
Conteúdo Programático:
MÓDULO 1 - A ROLETA DA COMUNICAÇÃO PRODUTIVA
A roleta resume as melhores práticas de liderança assertiva e empática. Inclui os
conceitos de inteligência emocional e comunicação não violenta.
• Ferramentas de escuta + acolhimento + posicionamento + evitar oposições + investigação (assertividade)
• Ferramenta do TOP para lidar com resistências.
• Acolher sem necessariamente concordar, assumir sem se culpar, conjugar empatia com exigência, abertura com firmeza, acolhimento com posicionamento.
• Dinâmicas em cima de casos concretos.
• Comunicação Não Violenta na prática.
• Desenvolver um repertorio emocional, usar as emoções ao seu favor.
• Evitar as armadilhas da empatia,
• Provas de escuta como fonte de engajamento e segurança psicológica.
MÓDULO 2 - ESTILOS DE LIDERANÇA - TRANSFORMAR PALAVRAS EM AÇÃO, OS SEGREDOS DO ENGAJAMENTO
• Os 4 estilos de lideranças e seus respectivos padrões de linguagem +
• dinâmicas
• As 4 maneiras de pedir a mesma coisa, quais os critérios para escolher cada uma,
• Como evitar os desvios tóxicos de liderança,
• Conjugar competição e cooperação,
MÓDULO 3 – PERGUNTAS PODEROSAS
• Recapitulação das perguntas poderosas descobertas nos módulos anteriores,
• É a qualidade da pergunta que faz a qualidade do foco da conversa,
• A cada situação a sua pergunta,
• A cada estilo de liderança as suas perguntas,
• Kit anti-manipulação (intro), como lidar com o assédio e/ou evitar de parecer o assediador.
MÓDULO 4 – MENSAGEM CORPORAL E VOCAL
• Comunicação presencial x remota – quais as diferenças
• Verbalizar o que costumamos terceirizar para o corpo falar por nós,
• Mensagem corporal: Usar postura, gestos, olhar e expressões faciais a favor da sua narrativa.
• Mensagem vocal: usar articulação, entonação, volume e silêncios como ferramentas a serviço da sua mensagem.
• As armadilhas que fazem que o corpo pode atrapalhar a mensagem
MÓDULO 5 – SEGURANÇA PSICOLÓGICA E A CURVA DAS EMOÇÕES
• As várias facetas da confiança,
• Lidar com sensação de manipulação e assédio,
• Usar a roleta para desarmar o interlocutor e lidar com situações difíceis,
• Transformar os subentendidos e “não ditos” em “ditos”,
• Acolher sem deixar de se posicionar, assumir sem se culpar,
• Dar provas de empatia, mesmo quando acho que o outro está errado,
• A força do posicionamento é proporcional a qualidade do acolhimento,
• Reusar palavras que doem,
• Transformar julgamentos em curiosidade,
• Lidar com pessoas de má fé,
• Reconhecer o momento da curva de emoção em si e nos outros,
• Inspirar e desacelerar para inibir as suas reações automáticas
MÓDULO 6 (APENAS PÚBLICO TÁTICO) – O FEEDBACK ESPELHO
• É a qualidade da escuta depois do Feedback que promove a transformação,
• Colocar os fatos a trabalhar a seu favor sem desperdiçar a sua autoridade,
• Feedback não é só para subordinado, é para realinhar qualquer comportamento e relacionamento,
• Como evitar as armadilhas do feedback convencional e puxar o melhor dos seus interlocutores + dinâmicas
• Feedback reconhecimento x orientação
• Feedback com e sem combinado anterior
• Feedback por erro x por falta
• Negociação do plano de ação e novos combinados
Turma | Período de inscrição | Período de realização | CH | Quant. de vagas | Inscreva-se |
Operacional 01 |
06 a 19 de fevereiro de 2024 | 20 a 21 de fevereiro de 2024 | 08h | 50 | |
Tática 02 |
06 a 19 de fevereiro de 2024 | 21 a 23 de fevereiro de 2024 | 12h | 45 |