Manual do Usuário

SISREC - Sistema de Informação de Requisitos e Certificados da Área Animal

Versão 1.1

 

 

 


Histórico da Revisão

Data

Versão

Descrição

Autor

09/03/2011

1.0

Elaboração do Documento Original – OS 7149

Karla Mateus

19/04/2011

1.1

Ajustes no manual

Diva Lira

Politec/CSS


Índice

1.       INTRODUÇÃO.. 6

2.       Objetivos. 6

3.       INFORMAÇÕES SOBRE O MANUAL. 6

4.       Padrão Visual e de Navegação. 7

5.       FUNCIONALIDADES GERAIS DO SISTEMA. 7

5.1      Informações básicas. 7

5.2      O que é o SISREC?. 7

5.3      Como acessar?. 7

5.4      Visão Geral das Funcionalidades. 8

5.5      Regras de Comportamento do Fluxo. 8

5.6      Mensagens. 9

5.6.1      Mensagens Informativas. 9

5.6.2      Mensagens de Alerta. 9

5.6.3      Mensagens de Sucesso. 9

5.6.4      Mensagens de Erro. 9

5.7      Recursos de Navegação. 10

5.7.1      Paginação. 10

5.7.2      Calendário. 10

5.8      Alterações de informações. 10

5.9      Exclusão de informações. 12

6.       FuncionalIdades do Sistema. 13

6.1      Manter Pessoa Física. 13

6.1.1      Consultar – Parâmetros da consulta. 13

6.1.2      Lista de pessoa física. 14

6.1.3      Alterar pessoa física. 15

6.1.3.1    Dados Pessoais. 15

6.1.3.2    Endereços. 16

6.1.3.3    Contatos. 17

6.1.4      Incluir pessoa física. 17

6.1.4.1    Dados Pessoais. 18

6.1.4.2    Endereços. 18

6.1.4.3    Contatos. 19

6.2      Manter Usuário. 20

6.2.1      Consultar 20

6.2.2      Lista de usuários. 21

6.2.3      Alterar 22

6.2.4      Incluir 23

6.3      Vincular Acesso. 24

6.4      Manter Documento. 25

6.4.1      Consultar 25

6.4.2      Lista de documentos. 26

6.4.3      Alterar 26

6.4.4      Incluir 27

6.5      Manter Espécie. 28

6.5.1      Consultar 28

6.5.2      Lista de espécie. 29

6.5.3      Alterar 30

6.5.4      Incluir 31

6.6      Manter Grupo Espécie. 31

6.6.1      Consultar 32

6.6.2      Lista de grupo espécie. 33

6.6.3      Alterar 33

6.6.4      Incluir 34

6.7      Manter Grupo Mercadoria. 35

6.7.1      Consultar 35

6.7.2      Lista de grupo mercadoria. 36

6.7.3      Alterar 36

6.7.4      Incluir 37

6.8      Manter Mercadoria. 38

6.8.1      Consultar 38

6.8.2      Lista de mercadoria. 39

6.8.3      Alterar 39

6.8.4      Incluir 40

6.9      Manter Finalidade. 41

6.9.1      Consultar 41

6.9.2      Lista de finalidade. 42

6.9.3      Alterar 42

6.9.4      Incluir 43

7.       ANEXO I – RELAÇÃO DE FUNCIONALIDADES DO SISTEMA. 44

8.       ANEXO II – ASSOCIAÇÃO ENTRE FUNCIONALIDADE x PERFIL DE ACESSO.. 45

9.       ANEXO III - GLOSSÁRIO DE TERMOS E SIGLAS. 46

10.      APROVAÇÃO.. 47

 


Índice de Figuras

Figura 1: Mensagem informativa. 9

Figura 2: Mensagem de alerta. 9

Figura 3: Mensagem de sucesso. 9

Figura 4: Mensagem de Erro. 10

Figura 5: Paginador 10

Figura 6: Calendário. 10

Figura 7: Confirmação Alteração. 12

Figura 8: Confirmação Exclusão. 12

Figura 9: Manter Pessoa Física – Consultar 13

Figura 10: Manter Pessoa Física – Lista de resultado. 14

Figura 11: Manter Pessoa Física – Alterar – Dados Pessoais. 15

Figura 12: Manter Pessoa Física – Alterar – Endereços. 16

Figura 13: Manter Pessoa Física – Alterar – Contatos. 17

Figura 14: Manter Pessoa Física – Incluir – Dados Pessoais. 18

Figura 15: Manter Pessoa Física – Incluir – Endereços. 18

Figura 16: Manter Pessoa Física – Incluir – Contatos. 19

Figura 17: Manter Usuário – Consultar 20

Figura 18: Manter Usuário – Lista de resultado. 21

Figura 19: Manter Usuário – Alterar 22

Figura 20: Manter Usuário – Incluir 23

Figura 21: Vincular Acesso. 24

Figura 22: Manter Documento - Consultar 25

Figura 23: Manter Documento – Lista de resultado. 26

Figura 24: Manter Documento - Alterar 27

Figura 25: Manter Documento - Incluir 27

Figura 26: Manter Espécie - Consultar 28

Figura 27: Manter Espécie – Lista de resultado. 29

Figura 28: Manter Espécie – Alterar 30

Figura 29: Manter Espécie - Incluir 31

Figura 30: Manter Grupo Espécie - Consultar 32

Figura 31: Manter Grupo Espécie – Lista de resultado. 33

Figura 32: Manter Grupo Espécie – Alterar 34

Figura 33: Manter Grupo Espécie - Incluir 34

Figura 34: Manter Grupo Mercadoria - Consultar 35

Figura 35: Manter Grupo Mercadoria – Lista de resultado. 36

Figura 36: Manter Grupo Mercadoria – Alterar 36

Figura 37: Manter Grupo Mercadoria - Incluir 37

Figura 38: Manter Mercadoria - Consultar 38

Figura 39: Manter Mercadoria – Lista de resultado. 39

Figura 40: Manter Mercadoria – Alterar 39

Figura 41: Manter Mercadoria - Incluir 40

Figura 42: Manter Finalidade - Consultar 41

Figura 43: Manter Finalidade – Lista de resultado. 42

Figura 44: Manter Finalidade – Alterar 42

Figura 45: Manter Finalidade - Incluir 43


 

Manual do Usuário

 

1.       INTRODUÇÃO

Este documento foi elaborado por uma equipe técnica do Centro de Sustentação de Sistemas da Empresa Politec, filial Brasília, sob a supervisão, acompanhamento e orientação do gestor técnico da Coordenação Geral de Tecnologia da Informação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA/CGTI.

Trata-se do manual do usuário do sistema SISREC – Sistema de Informação de Requisitos e Certificados da Área Animal”.

 

2.       Objetivos

O objetivo deste documento é fornecer subsídios para que o usuário possa entender melhor as características do sistema, agilizando o processo de aprendizado. É um repositório com informações detalhadas que, aliado ao conhecimento das regras de negócio, a prática e a utilização constante permitirão um melhor entendimento geral do sistema por parte dos usuários.

A intenção é que este não seja um documento estático. O manual deve ser constantemente aperfeiçoado e o retorno dos usuários com informações sobre sua utilização é fundamental nesse trabalho.

Vale ressaltar ainda que faz parte do processo de desenvolvimento do MAPA a exigência de atualização deste documento quando houver alguma modificação do sistema, seja em razão da necessidade de correções, ajustes ou implementação de novas funcionalidades.

 

3.       INFORMAÇÕES SOBRE O MANUAL

 O manual está organizado em duas partes: corpo principal e anexo. No corpo principal você encontrará informações essenciais necessárias ao entendimento e utilização do sistema. Nos anexos informações adicionais e complementares, que não fazem parte do dia a dia do sistema e são utilizadas para eventuais consultas.

A seção mais importante do corpo do manual é a de detalhamento das funcionalidades. Nesta seção todas as telas do sistema são apresentadas e orientações específicas sobre o preenchimento de cada campo estão presentes, por meio de áreas de procedimento e de observações, conforme apresentado a seguir:

Apresenta uma descrição dos procedimentos associados às telas com detalhamento de informações para preenchimento de cada campo, etc.

 

Apresentam informações adicionais, observações e ou regras associadas aos procedimentos da tela ou funcionalidades. Trata-se de uma área importante e que deve ser objeto de leitura detalhada.

 

Nos anexos destacamos a importância de leitura da seção Perguntas e Respostas, onde procuramos elencar os questionamentos considerados mais importantes sobre o sistema, excelente repositório para tirar dúvidas pontuais. O anexo com orientações sobre a forma de navegação é de muita importância para usuários que não estão familiarizados com o novo padrão corporativo de interface e de navegação de sistemas do MAPA.

 

4.       Padrão Visual e de Navegação

Atentos aos mais recentes avanços tecnológicos na área de engenharia de software, a Coordenação Geral de Tecnologia da Informação – CGTI/MAPA – estabeleceu um conjunto de padrões para o desenvolvimento de novos sistemas. Esses padrões são bastante abrangentes e estabelecem critérios para diversas disciplinas abordadas no gerenciamento de projetos de informática. São cobertos por esses padrões, desde a definição da linguagem de programação a ser utilizada, até as informações e detalhes que devem constar nos artefatos de documentação.

O desenvolvimento do SISREC contemplou esses padrões. Portanto, a programação visual e os padrões de navegação utilizados seguem as definições estabelecidas pelo MAPA. O maior benefício da utilização de uma mesma interface por todos os sistemas é a redução do tempo necessário ao aprendizado e, conseqüentemente, ao treinamento. Uma vez que o usuário aprenda a navegar em um determinado sistema do MAPA aprenderá, com maior facilidade e rapidez, a utilizar os demais. Os treinamentos serão focados apenas nas regras de negócio, sem a necessidade de abordar questões relacionadas à interface ou à navegação.

Em razão do que foi exposto, torna-se desnecessário contemplar no corpo deste manual essas questões; orientações mais detalhadas sobre o assunto estão presentes em um documento específico da CGTI que trata sobre padrões de interface e orientações básicas sobre o tema estão presentes no anexo III deste documento.

 

5.       FUNCIONALIDADES GERAIS DO SISTEMA

5.1      Informações básicas

Nome: SISREC – Sistema de Informação de Requisitos e Certificados da Área Animal.

      Sigla: SISREC

 

5.2      O que é o SISREC?

 SISREC- Sistema desenvolvido com objetivo de manter as informações de todos os modelos de CZI’s - Certificados Zoosanitários Internacionais, acordados e vigentes, além dos requisitos sanitários brasileiros para importação de animais, produtos, subprodutos e material de multiplicação animal.

5.3      Como acessar?

A aplicação estará disponível no Portal de Aplicativos Web do MAPA, para acessar ao sistema o usuário deverá acessar o portal de aplicativos e selecionar a opção “SISREC – Sistema de Informação de Requisitos e Certificados da Área Animal”.

5.4      Visão Geral das Funcionalidades

Os botões relacionados a seguir estão presentes nas telas do sistema sempre na mesma posição e com a mesma função.

*

Campos assinalados com * indicam que o preenchimento do mesmo é obrigatório.

Executa consulta ou exibe tela para realização de pesquisa.

Exibe o respectivo help on-line da página. 

Item de seleção múltipla de registros

  

Item de seleção única de registro

Permite realização de consulta, de acordo com os parâmetros de pesquisa informados pelo usuário.

Limpa e/ou reinicializa o conteúdo de todos os casos da tela, quando possível.

Aciona a tela que permite incluir novas informações no sistema.

Permite a alteração de acordo com o(s) parâmetro(s) informado(s) pelo usuário.

Aciona a ação de exclusão do(s) registro(s) selecionado(s) pelo usuário.

O botão voltar retorna o controle do sistema para a tela anterior.

Confirma ação solicitada pelo usuário.

5.5      Regras de Comportamento do Fluxo

Para melhor compreensão deste manual é importante ressaltar as seguintes considerações:

·         Algumas funcionalidades serão acessadas por perfis definidos por outro sistema do MAPA, logo nem todas as funcionalidades descritas nesse manual podem ser acessadas por todos os usuários;

·         Os menus de acesso e as funcionalidades deste sistema são montados dinamicamente por outra aplicação do MAPA, logo não estarão descritos neste manual;

·         No item procedimentos são descritas as seqüências de passos e os respectivos campos da tela para auxiliar o usuário a realizar determinada ação no sistema;

·         Quando for relevante para o fluxo da funcionalidade, algumas regras de negócio serão descritas no item de “Observações”.

5.6      Mensagens

As mensagens do SISREC foram classificadas em informativa, alerta, sucesso e erro.

5.6.1          Mensagens Informativas

Mensagem que destaca aspectos importantes e esclarece situações específicas de uma dada funcionalidade ou do sistema em geral.

Figura 1: Mensagem informativa

 

5.6.2          Mensagens de Alerta

Mensagem que notifica uma situação anormal detectada pelo sistema, cuja correção dependa de intervenção do usuário (ex.: O CPF informado é inválido.). É comumente exibida em função do lançamento de uma exceção de negócio.

Figura 2: Mensagem de alerta

 

5.6.3          Mensagens de Sucesso

Mensagem que confirma a execução adequada pelo sistema de uma ação ordenada pelo usuário (ex.: Inclusão realizada com sucesso).

Figura 3: Mensagem de sucesso

 

5.6.4          Mensagens de Erro

Mensagem que notifica uma situação anormal detectada pelo sistema, que implique em uma falha da plataforma de software ou hardware (ex.: Banco de dados indisponível.). É comumente exibida em função do lançamento de uma exceção de sistema.

Figura 4: Mensagem de Erro

 

5.7      Recursos de Navegação

O Sistema Força de Trabalho possui alguns recursos de navegação auxiliares que buscam tornar o uso do sistema mais amigável.

5.7.1          Paginação

Quando uma consulta gerar resultados em quantidade superior a 10 registros as informações serão apresentadas pelo sistema em páginas. Denomina-se esse recurso de paginação.

O seguinte controle possibilita a navegação no resultado da consulta. Você deve clicar sobre os links apresentados para navegar entre as páginas.

Figura 5: Paginador

 

            Os controles são os seguintes:

 

Clique sobre o link para solicitar ao sistema o posicionamento na primeira página do resultado da consulta. É a página 1.

 

Clique sobre o link para solicitar ao sistema o posicionamento na página anterior do resultado da consulta, se existente.

 

Clique sobre o link para solicitar ao sistema o posicionamento na próxima página do resultado da consulta, se existente.

 

Clique sobre o link para solicitar ao sistema o posicionamento na última página do resultado da consulta. É a página 256 do exemplo.

 

No controle apresentado você poderá indicar diretamente a página que deseja que o sistema localize.

 

Informe um número válido, dentro do intervalo possível, ou seja, no exemplo apresentado o número informado não poderá ser superior a 256 e nem inferior a 1.

 

IMPORTANTE: Após a digitação do número pressione o botão Enter. se você clicar sobre o link próximo, por exemplo, o comportamento do sistema será outro.

 

 

5.7.2          Calendário

O usuário deverá utilizar este recurso para efetuar o preenchimento das datas solicitadas em algumas funcionalidades do SISREC.

Figura 6: Calendário

 

5.8      Alterações de informações

Os controles existentes na tela são os seguintes:

 

Clique sobre o botão Confirmar para solicitar ao sistema a ação de alteração das informações.

 

O botão Voltar retorna o controle do sistema para a tela anterior. No caso, a tela de consulta.

 

 

É padrão do modelo de navegação que o sistema apresente uma tela para que você confirme a execução da operação de alteração. Clique sobre o botão Sim para confirmar a alteração.

 

Figura 7: Confirmação Alteração

 

5.9      Exclusão de informações

A exclusão de registros é acionada se o usuário clicar sobre o botão Excluir, a partir da tela de exibição dos resultados da consulta.

A janela de confirmação padrão é apresentada pelo sistema para que o usuário confirme a operação.

 

Figura 8: Confirmação Exclusão


 

Você somente poderá excluir um registro se ele não estiver sendo referenciado. Isso quer dizer que para excluir um registro da base de dados o mesmo não poderá ter sido associado a nenhuma outra informação. O sistema apresentará uma mensagem de erro indicando tal situação.

IMPORTANTE. Se mais de um registro tiver sido selecionado e não for possível excluir apenas um deles, então nenhum será removido da base de dados. Isso quer dizer que ou todos são excluídos ou nenhum deles.

Em alguns sistemas a exclusão é lógica, ou seja, o registro é sinalizado como inativo e não é excluído fisicamente da base de dados.

 

 

6.       FuncionalIdades do Sistema

Todas as funcionalidades do sistema estarão descritas nos tópicos a seguir, organizados por funcionalidade, telas, procedimentos e observações.

6.1      Manter Pessoa Física

A funcionalidade permite ao Fiscal de Quarentena Animal consultar, incluir, alterar e excluir pessoa física.

6.1.1          Consultar – Parâmetros da consulta

Figura 9: Manter Pessoa Física – Consultar

 

CPF

Informe o número CPF pessoa física.

Nome

Informe o nome da pessoa física.

Realiza a consulta de acordo com o(s) parâmetro (os) informado(s) pelo usuário.

Limpa os dados informados pelo usuário.

Sistema exibirá a tela para inclusão dos dados do novo registro.

Ao clicar o botão “, o sistema exibirá a tela, conforme mostra a figura a seguir:

6.1.2          Lista de pessoa física

Figura 10: Manter Pessoa Física – Lista de resultado

 

CPF

Número de CPF da pessoa física.

Nome

Nome da pessoa física.

Quando acionado, o sistema exclui o registro selecionado.

 

6.1.3          Alterar pessoa física

Ao “clique” em “link”, o sistema exibirá a tela para alteração dos dados, conforme mostra a figura a seguir:

6.1.3.1              Dados Pessoais

Figura 11: Manter Pessoa Física – Alterar – Dados Pessoais

 

Nome

Informe o nome da pessoa física.

CPF

Informe o número do CPF da pessoa física.

RG

Informa o número da identidade da pessoa física.

Órgão Expedidor RG e UF

Informe órgão expedidor RG e UF da pessoa física.

Sexo

Informe o sexo da pessoa física. (Masculino ou Feminino).

Para solicitar ao sistema a ação de alteração das informações.

 


6.1.3.2              Endereços

Figura 12: Manter Pessoa Física – Alterar – Endereços

 

CEP

Informe o CEP.

UF

Informe o UF.

Município

Informa o município.

Logradouro

Informe o logradouro.

Número

Informe o número.

Complemento

Informe o complemento.

Bairro

Informe o bairro.

Tipo de Endereço

Informe o tipo de endereço.

Para solicitar ao sistema a ação de alteração das informações.

 


6.1.3.3              Contatos

Figura 13: Manter Pessoa Física – Alterar – Contatos

 

Tipo de Contato

Informe o tipo de contato.

Endereço

Informe o selecione o endereço.

Telefone

Informe o número telefone.

E-mail

Informe o e-mail.

Fax

Informe o número fax.

Página na Internet

Informe página na internet.

Para solicitar ao sistema a ação de alteração das informações.

 

 

6.1.4          Incluir pessoa física

Ao clicar o botão “, o sistema exibirá a tela, conforme mostra a figura a seguir:

6.1.4.1              Dados Pessoais

Figura 14: Manter Pessoa Física – Incluir – Dados Pessoais

 

Nome

Informe o nome da pessoa física.

CPF

Informe o número do CPF da pessoa física.

RG

Informa o número da identidade da pessoa física.

Órgão Expedidor RG e UF

Informe órgão expedidor rg e uf da pessoa física.

Sexo

Informe o sexo da pessoa física. (Masculino ou Feminino).

Para solicitar ao sistema a ação de inclusão das informações.

 

 

6.1.4.2              Endereços

Figura 15: Manter Pessoa Física – Incluir – Endereços

 

CEP

Informe o CEP.

UF

Informe o UF.

Município

Informa o município.

Logradouro

Informe o logradouro.

Número

Informe o número.

Complemento

Informe o complemento.

Bairro

Informe o bairro.

Tipo de Endereço

Informe o tipo de endereço.

Para solicitar ao sistema a ação de inclusão das informações.

 

6.1.4.3              Contatos

Figura 16: Manter Pessoa Física – Incluir – Contatos

 

Tipo de Contato

Informe o tipo de contato.

Endereço

Informe o selecione o endereço.

Telefone

Informe o número telefone.

E-mail

Informe o e-mail.

Fax

Informe o número fax.

Página na Internet

Informe página na internet.

Para solicitar ao sistema a ação de inclusão das informações.

 

6.2      Manter Usuário

A funcionalidade permite ao Fiscal de Quarentena Animal consultar, incluir, alterar e excluir usuários.

6.2.1          Consultar

Figura 17: Manter Usuário – Consultar

 

Tipo Usuário

Informe o tipo de usuário.

CPF

Informe o número do CPF.

Login

Informe o login do usuário

Nome

Informe o nome do usuário.

Realiza a consulta de acordo com o(s) parâmetro (os) informado(s) pelo usuário.

Limpa os dados informados pelo usuário.

Sistema exibirá a tela para inclusão dos dados do novo registro.

 

Ao clicar o botão “, o sistema exibirá a tela, conforme mostra a figura a seguir:

6.2.2          Lista de usuários

Figura 18: Manter Usuário – Lista de resultado

 

Login

Login do usuário.

Nome

Nome do usuário.

CPF

Número do CPF do usuário.

Servidor

Servidor do usuário.

Exclui um registro.

 

6.2.3          Alterar

Ao “clique” em “link”, o sistema exibirá a tela para alteração dos dados, conforme mostra a figura a seguir:

 

Figura 19: Manter Usuário – Alterar

 

Tipo Usuário

Informe o tipo usuário.

CPF

Informe o número CPF.

Login

Informe o login do usuário.

Nome

Informe o nome do usuário.

E-Mail

Informe o e-mail do usuário.

Confirmação do E-Mail

Informe a confirmação do e-mail do usuário.

Usuário Ativo

Informe selecionar o usuário ativo.

Para solicitar ao sistema a ação de alteração das informações.

Permite ao usuário o reenvio da senha

Limpa os dados informados pelo usuário.

Retorna o controle do sistema para a tela anterior.

Aplicação

Informe a aplicação do usuário.

Grupo

Informe o grupo do usuário.

Informa o grupo de acesso ao sistema, ao qual o usuário esta vinculado

 

 

6.2.4          Incluir

Ao clicar o botão, o sistema exibirá a tela, conforme mostra a figura a seguir:

 

Figura 20: Manter Usuário – Incluir

 

Tipo Usuário

Informe o tipo usuário.

CPF

Informe o número CPF.

Login

Informe o login do usuário.

Nome

Informe o nome do usuário.

E-Mail

Informe o e-mail do usuário.

Confirmação do E-Mail

Informe a confirmação do e-mail do usuário.

Usuário Ativo

Informe selecionar o usuário ativo.

Para solicitar ao sistema a ação de inclusão das informações.

Permite ao usuário o reenvio da senha

Limpa os dados informados pelo usuário.

Retorna o controle do sistema para a tela anterior.

 

 

6.3      Vincular Acesso

A funcionalidade permite ao Fiscal de Quarentena Vincular usuário a um (1) grupo de acesso.

Figura 21: Vincular Acesso

 

Aplicação

Informe selecione a aplicação de vincular acesso.

Grupo

Informe selecione o grupo de vincular acesso.

Módulos

Informe seleciona o modulo de vincular acesso.

Para solicitar ao sistema a ação de vincular das informações.

Limpa os dados informados pelo usuário.

 

 

6.4      Manter Documento

A funcionalidade permite ao Fiscal de Quarentena  manter certificados e requisitos de importação/exportação.

6.4.1          Consultar

Figura 22: Manter Documento - Consultar

 

Tipo

Informe qual o tipo de documento que será carregado.

Grupo Espécie

Informe qual o grupo espécie que será carregado.

Espécie

Informe qual a espécie que será carregada.

Grupo Mercadoria

Informe qual o grupo mercadoria será carregado.

Mercadoria

Informe qual a mercadoria será carregada.

Finalidade

Informe qual a finalidade será carregada.

Bloco

Informe o bloco será carregado.

País

Informe o país será carregado.

Realiza a consulta de acordo com o(s) parâmetro (os) informado(s) pelo usuário.

Limpa os dados informados pelo usuário.

Sistema exibirá a tela para inclusão dos dados do novo registro.

 

Ao clicar o botão “, o sistema exibirá a tela, conforme mostra a figura a seguir:

6.4.2          Lista de documentos

 

 

Figura 23: Manter Documento – Lista de resultado

 

 

6.4.3          Alterar

Ao “clique” em “link”, o sistema exibirá a tela para alteração dos dados, conforme mostra a figura a seguir:

 

Figura 24: Manter Documento - Alterar

 

6.4.4          Incluir

Ao clicar o botão,  sistema exibirá a tela, conforme mostra a figura a seguir:

Figura 25: Manter Documento - Incluir

 

 

 

Arquivo

Informe seleciona o arquivo do documento.

URL

Informe o URL do documento.

Anexo

Informe selecione o anexo do documento.

Tipo

Informe qual o tipo de documento que será carregado.

Grupo Espécie

Informe qual o grupo espécie que será carregado.

Espécie

Informe qual a espécie que será carregada.

Grupo Mercadoria

Informe qual o grupo mercadoria será carregado.

Mercadoria

Informe qual a mercadoria será carregada.

Finalidade

Informe qual a finalidade será carregada.

Bloco

Informe o bloco será carregado.

País

Informe o país será carregado.

Para solicitar ao sistema a ação de inclusão das informações.

Limpa os dados informados pelo usuário.

Retorna o controle do sistema para a tela anterior.

 

6.5      Manter Espécie

A funcionalidade permite ao Fiscal de Quarentena Animal consultar, incluir, alterar e excluir as espécies

6.5.1          Consultar

Figura 26: Manter Espécie - Consultar

 

Nome

Informe o nome de espécie.

Sigla

Informe a sigla de espécie.

Grupo espécie

Informe selecione o grupo espécie.

Realiza a consulta de acordo com o(s) parâmetro (os) informado(s) pelo usuário.

Limpa os dados informados pelo usuário.

Sistema exibirá a tela para inclusão dos dados do novo registro.

 

Ao clicar o botão “, sistema exibirá a tela, conforme mostra a figura a seguir:

6.5.2          Lista de espécie

Figura 27: Manter Espécie – Lista de resultado

 

 

 

 

 

Nome

Nome da espécie.

Sigla

Sigla da espécie.

Grupo espécie

Grupo espécie.

Exclui um registro.

 

6.5.3          Alterar

Ao “clique” em “link”, sistema exibirá a tela para alteração dos dados, conforme mostra a figura a seguir:

Figura 28: Manter Espécie – Alterar

 

Nome

Informe o nome da espécie.

Sigla

Informe a sigla da espécie.

Grupo espécie

Informe selecione o grupo espécie.

Para solicitar ao sistema a ação de alteração das informações.

Exclui um registro.

Retorna o controle do sistema para a tela anterior.

 

6.5.4          Incluir

Ao clicar o botão, sistema exibirá a tela, conforme mostra a figura a seguir:

 

Figura 29: Manter Espécie - Incluir

 

Nome

Informe o nome da espécie.

Sigla

Informe a sigla da espécie.

Grupo espécie

Informe selecione o grupo espécie.

Para solicitar ao sistema a ação de inclusão das informações.

Limpa os dados informados pelo usuário.

Retorna o controle do sistema para a tela anterior.

 

 

6.6      Manter Grupo Espécie

A funcionalidade permite ao Fiscal de Quarentena Animal consultar, incluir, alterar e excluir os grupos de espécies

6.6.1          Consultar

Figura 30: Manter Grupo Espécie - Consultar

 

Nome

Informe o nome do grupo espécie.

Sigla

Informe a sigla do grupo espécie.

Realiza a consulta de acordo com o(s) parâmetro (os) informado(s) pelo usuário.

Limpa os dados informados pelo usuário.

Sistema exibirá a tela para inclusão dos dados do novo registro.

 

Ao clicar o botão “, o sistema exibirá a tela, conforme mostra a figura a seguir:

6.6.2          Lista de grupo espécie

Figura 31: Manter Grupo Espécie – Lista de resultado

 

Nome

Nome do grupo espécie.

Sigla

Sigla do grupo espécie.

Exclui um registro.

 

6.6.3          Alterar

Ao “clique” em “link”, o sistema exibirá a tela para alteração dos dados, conforme mostra a figura a seguir:

Figura 32: Manter Grupo Espécie – Alterar

 

Nome

Informe o nome do grupo espécie.

Sigla

Informe a sigla do grupo espécie.

Para solicitar ao sistema a ação de alteração das informações.

Exclui um registro.

Retorna o controle do sistema para a tela anterior.

 

6.6.4          Incluir

Ao clicar o botão, o sistema exibirá a tela, conforme mostra a figura a seguir:

 

Figura 33: Manter Grupo Espécie - Incluir

 

Nome

Informe o nome do grupo espécie.

Sigla

Informe a sigla do grupo espécie.

Para solicitar ao sistema a ação de inclusão das informações.

Limpa os dados informados pelo usuário.

Retorna o controle do sistema para a tela anterior.

 

 

6.7      Manter Grupo Mercadoria

A funcionalidade permite ao Fiscal de Quarentena Animal consultar, incluir, alterar e excluir os grupos de mercadorias.

6.7.1          Consultar

Figura 34: Manter Grupo Mercadoria - Consultar

 

Nome

Informe o nome do grupo mercadoria.

Sigla

Informe a sigla do grupo mercadoria.

Realiza a consulta de acordo com o(s) parâmetro (os) informado(s) pelo usuário.

Limpa os dados informados pelo usuário.

Sistema exibirá a tela para inclusão dos dados do novo registro.

 

Ao clicar o botão “, sistema exibirá a tela, conforme mostra a figura a seguir:

6.7.2          Lista de grupo mercadoria

Figura 35: Manter Grupo Mercadoria – Lista de resultado

 

Nome

Nome do grupo mercadoria.

Sigla

Sigla do grupo mercadoria.

Exclui um registro.

 

6.7.3          Alterar

Ao “clique” em “link”, o sistema exibirá a tela para alteração dos dados, conforme mostra a figura a seguir:

Figura 36: Manter Grupo Mercadoria – Alterar

 

Nome

Informe o nome do grupo mercadoria.

Sigla

Informe a sigla do grupo mercadoria.

Para solicitar ao sistema a ação de alteração das informações.

Exclui um registro.

Retorna o controle do sistema para a tela anterior.

 

6.7.4          Incluir

Ao clicar o botão,  sistema exibirá a tela, conforme mostra a figura a seguir:

Figura 37: Manter Grupo Mercadoria - Incluir

 

Nome

Informe o nome do grupo mercadoria.

Sigla

Informe a sigla do grupo mercadoria.

Para solicitar ao sistema a ação de inclusão das informações.

Limpa os dados informados pelo usuário.

Retorna o controle do sistema para a tela anterior.

 

 

 

 

6.8      Manter Mercadoria

O caso de uso tem como finalidade descrever os passos para consultar, incluir, alterar e excluir os grupos de mercadorias

6.8.1          Consultar

Figura 38: Manter Mercadoria - Consultar

 

Nome

Informe o nome da mercadoria.

Sigla

Informe a sigla da mercadoria.

Realiza a consulta de acordo com o(s) parâmetro (os) informado(s) pelo usuário.

Limpa os dados informados pelo usuário.

Sistema exibirá a tela para inclusão dos dados do novo registro.

 

Ao clicar o botão “, o sistema exibirá a tela, conforme mostra a figura a seguir:

6.8.2          Lista de mercadoria

Figura 39: Manter Mercadoria – Lista de resultado

 

Nome

Nome da mercadoria.

Sigla

Sigla da mercadoria.

Exclui um registro.

 

6.8.3          Alterar

Ao “clique” em “link”, o sistema exibirá a tela para alteração dos dados, conforme mostra a figura a seguir:

Figura 40: Manter Mercadoria – Alterar

 

Nome

Informe o nome da mercadoria.

Sigla

Informe a sigla da mercadoria.

Grupo

Informe selecione o grupo da mercadoria.

Para solicitar ao sistema a ação de alteração das informações.

 Exclui um registro.

Retorna o controle do sistema para a tela anterior.

 

6.8.4          Incluir

Ao clicar o botão, o sistema exibirá a tela, conforme mostra a figura a seguir:

Figura 41: Manter Mercadoria - Incluir

 

Nome

Informe o nome da mercadoria.

Sigla

Informe a sigla da mercadoria.

Grupo

Informe selecione o grupo da mercadoria.

Para solicitar ao sistema a ação de inclusão das informações.

Limpa os dados informados pelo usuário.

Retorna o controle do sistema para a tela anterior.

 

 

6.9      Manter Finalidade

O caso de uso tem como finalidade descrever os passos para consultar, incluir, alterar e excluir as finalidades

6.9.1          Consultar

Figura 42: Manter Finalidade - Consultar

 

Nome

Informe o nome da finalidade.

Sigla

Informe a sigla da finalidade.

Realiza a consulta de acordo com o(s) parâmetro (os) informado(s) pelo usuário.

Limpa os dados informados pelo usuário.

Sistema exibirá a tela para inclusão dos dados do novo registro.

 

Ao clicar o botão “, o sistema exibirá a tela, conforme mostra a figura a seguir:

6.9.2          Lista de finalidade

Figura 43: Manter Finalidade – Lista de resultado

 

Nome

Nome da finalidade.

Sigla

Sigla da finalidade.

Exclui um registro.

 

6.9.3          Alterar

Ao “clique” em “link”, o sistema exibirá a tela para alteração dos dados, conforme mostra a figura a seguir:

Figura 44: Manter Finalidade – Alterar

 

Nome

Informe o nome da finalidade.

Sigla

Informe a sigla da finalidade.

Para solicitar ao sistema a ação de alteração das informações.

Exclui um registro.

Retorna o controle do sistema para a tela anterior.

 

6.9.4          Incluir

Ao clicar o botão, o sistema exibirá a tela, conforme mostra a figura a seguir:

Figura 45: Manter Finalidade - Incluir

 

Nome

Informe o nome da finalidade.

Sigla

Informe a sigla da finalidade.

Para solicitar ao sistema a ação de inclusão das informações.

Limpa os dados informados pelo usuário.

Retorna o controle do sistema para a tela anterior.

 

 

 

 

 

 

 

7.       ANEXO I – RELAÇÃO DE FUNCIONALIDADES DO SISTEMA

 

Funcionalidade

Menu principal

Menu secundário

Manter Mercadorias

Tabelas

---

Manter Finalidade

Tabelas

---

Manter Grupo Espécie

Tabelas

---

Manter Grupo Mercadoria

Tabelas

---

Manter Documentos

Câmaras

---

Manter Pessoa Física

Administração

---

Manter Usuário

Administração

---

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8.       ANEXO II – ASSOCIAÇÃO ENTRE FUNCIONALIDADE x PERFIL DE ACESSO

 

Funcionalidade

Perfil: Administrador Geral

Técnicos e Fiscais

Interessados

Manter Mercadorias

X

 

 

Manter Finalidade

X

 

 

Manter Grupo Espécie

X

 

 

Manter Grupo Mercadoria

X

 

 

Manter Documentos

X

X

X

Manter Pessoa Física

X

 

 

Manter Usuário

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9.       ANEXO III - GLOSSÁRIO DE TERMOS E SIGLAS

 


CGTI

Coordenação Geral de Tecnologia da Informação.

CPF

Cadastro de Pessoa Física.

CNPJ

Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.

MAPA

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

UF

Unidade da Federação do Brasil.

Gestor técnico

Profissional da CGTI responsável por todas as questões técnicas relacionadas ao projeto.

Gestor de negócio

Responsável na Coordenação de Transito e Quarentena  – SDA – pelo sistema e pela definição das regras de negócio a serem consideradas pelo sistema.

CZI’s

Certificados Zoosanitários Internacionais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10.    APROVAÇÃO

Concordam com o conteúdo deste documento:

 

Diva Araujo Lira Neta

Área: Politec/CSS

Cargo: Analista de Requisitos

Matrícula:

Data:

Assinatura/Carimbo:

 

Flávio Lima Constancio

Área: CGTI/MAPA

Cargo: Gestor Técnico

Matrícula:

Data:

Assinatura/Carimbo:

 

Luna Lisboa Alves

Área:CTQA/SDA/MAPA

Cargo: Gestor de Negócio

Matrícula:

Data:

Assinatura/Carimbo: