Manual do Usuário

SGC- Sistema de Gestão de Colegiados

Ordem de Serviço N°3472

Versão 2.0

 

 

 


Histórico de Revisões

 

Data

Versão

Descrição

Autor

06/09/2010

1.0

Criação do artefato. RT 3472. Documento elaborado conforme modelo já aprovado e homologado para outros sistemas.

Diva Lira

Politec-CSS

20/10/2010

2.0

Revisão e atualização.

Karla Mateus

Politec-CSS

 


S U M Á R I O

 

1.       INTRODUÇÃO.. 7

2.       OBJETIVOS. 7

3.       INFORMAÇÕES SOBRE O MANUAL. 7

4.       padrão visual e de navegação.. 8

5.       SOBRE O SISTEMA. 8

5.1.     Informações básicas. 8

5.2.     O que é o SGC?. 8

5.3.     Como acessar?. 9

5.4.     Por onde começar?. 9

5.5.     Perfis de acesso ao sistema. 10

5.6.     Controle de Interfaces. 11

5.7.     Mensagens. 12

5.7.1 Mensagens Informativas. 12

5.7.2 Mensagens de Alerta. 12

5.7.3 Mensagens de Sucesso. 12

5.7.4 Mensagens de Erro. 13

5.8.     Recursos de Navegação. 13

5.8.1 Paginação. 13

5.8.2 Calendário. 14

5.9.     Alterações de informações. 15

5.10.      Exclusão de informações. 15

6.       VISÃO GERAL DAS FUNCIONALIDADES. 17

6.1.     Manter Colegiados. 17

6.2.     Manter Membros de Colegiados. 17

6.3.     Vincular Membros de Colegiados. 17

6.4.     Manter Secretários. 17

6.5.     Manter Administradores. 17

6.6.     Manter Listas de Configurações. 17

6.7.     Indicar Reuniões. 17

6.8.     Agendar Reuniões. 17

6.9.     Manter Reuniões. 18

6.10.      Manter Fórum de Discussão. 18

6.11.      Manter Comunicação Automática. 18

6.12.      Reativar Colegiados. 18

6.13.      Realizar Buscas. 18

6.14.      Emitir Relatório de Colegiados Analítico. 18

6.15.      Emitir Relatório de Colegiados. 18

6.16.      Emitir Relatório Frequência de Membros. 18

6.17.      Emitir Relatório Histórico Colegiados. 18

6.18.      Emitir Relatório Histórico de Reuniões. 18

6.19.      Emitir Relatório Membros Vinculados. 19

7. DETALHAMENTO DAS FuncionalIdades do Sistema. 19

7.1      Manter Colegiados. 19

7.1.1      Consultar 19

7.1.2      Incluir 22

7.1.3      Visualizar 24

7.1.3.1       Dados do colegiado. 24

7.1.3.2       Membros. 26

7.1.3.3       Reuniões. 26

7.1.3.4       Agendamento de reuniões. 28

7.1.3.5       Propostas de reuniões. 29

7.1.3.6       Fórum.. 31

7.1.4      Alterar 32

7.1.4.1       Dados do colegiado. 32

7.1.4.2       Membros. 34

7.1.4.3       Reuniões. 36

7.1.4.4       Agendamentos de reuniões. 37

7.1.4.5       Propostas de reuniões. 39

7.1.4.6       Fórum.. 40

7.1.5      Excluir 41

7.1.6      Desativar 41

7.1.6.1       Dados do Colegiado. 42

7.1.6.2       Membros. 44

7.1.6.3       Reuniões. 45

7.1.6.4       Agendamento de reuniões. 46

7.1.6.5       Propostas de reuniões. 47

7.1.6.6       Fórum.. 48

7.1.7      Reativar 49

7.1.8      Link dos Colegiados. 52

7.1.8.1       Palavras-Chave - Link. 52

7.1.8.2       Visualizar arquivos - Link. 53

7.1.8.3       Manter Arquivos -  Link. 53

7.1.8.4       Visualizar lotações - Link. 55

7.1.8.5       Lotações - Link. 55

7.1.8.6       Visualizar vínculo com colegiados - Link. 57

7.1.8.7       Vínculo com colegiados - Link. 58

7.1.9      Relatórios do Colegiados. 58

7.1.9.1       Botão Imprimir - Emitir Relatório Analítico. 59

7.1.9.2       Botõa Imprimir Histórico  - Emitir Relatório Histórico Colegiado. 61

7.1.10    Tópico. 63

7.1.10.1     Incluir tópico - Link. 63

7.1.10.2     Incluir tópico - Novo. 64

7.2      Manter membros. 64

7.2.1      Consultar 64

7.2.2      Incluir 66

7.2.3      Alterar 67

7.2.3.1       Dados do membro. 68

7.2.3.2       Colegiados. 69

7.2.3.3       Secretários. 70

7.2.4      Excluir 71

7.2.5      Consultar pessoa física - Lupa. 72

7.2.6      Detalhar Pessoa Física. 73

7.3      Configurações. 74

7.3.1      Listas configurações. 74

7.3.2      Manter Comunicação Automática. 75

7.3.2.1       Após reunião. 75

7.3.2.2       Antes reunião. 76

7.3.2.3       Antes Encerramento Colegiado. 78

7.3.2.4       Antes Encerramento Mandato. 79

7.4      Manter usuários. 80

7.4.1      Consultar 80

7.4.2      Incluir 81

7.4.3      Alterar 82

7.4.4      Pesquisar Servidor MAPA – Lupa. 83

7.5      Buscar 84

7.5.1      Realizar busca. 84

7.6      Relatórios. 85

7.6.1      Colegiados. 85

7.6.2      Freqüência de membros. 87

7.6.3      Membros vinculados. 88

7.6.4      Histórico de reuniões. 90

7.7      Ata de Reunião. 92

7.7.1      Dados da Reunião. 92

7.7.2      Convidados. 93

7.7.3      Participantes. 95

7.7.4      Desenvolvimento. 96

7.7.5      Decisões. 97

7.7.6      Pendências. 98

7.7.7      Próxima reunião. 99

7.8      Agendar reunião. 100

7.8.1      Dados da Reunião. 100

7.8.2      Convidados. 101

7.8.3      Participantes. 102

7.9      Proposta de reunião. 103

7.9.1      Dados da Reunião. 103

7.9.2      Convidados. 104

7.9.3      Participantes. 105

7.10       Pesquisar colegiado. 106

7.11       Consultar membro. 108

7.12       Gerar dos Relatórios – PDF e XLS. 110

7.12.1    Relatórios de Colegiados. 110

7.12.2    Relatórios de Freqüência de membros. 112

7.12.3    Relatórios de Membros vinculados. 113

7.12.4    Relatórios de Histórico de reuniões. 115

APROVAÇÃO.. 117

ANEXO I – RELAÇÃO DE FUNCIONALIDADES DO SISTEMA. 118

ANEXO II – ASSOCIAÇÃO ENTRE FUNCIONALIDADE x PERFIL DE ACESSO.. 119

ANEXO III - GLOSSÁRIO DE TERMOS E SIGLAS. 120

ANEXO IV - ÍNDICE DE FIGURAS. 121

 


MANUAL DO USUÁRIO

 

1.      INTRODUÇÃO

Este documento foi elaborado por uma equipe técnica do Centro de Sustentação de Sistemas da Politec, filial Brasília, sob a supervisão, acompanhamento e orientação do gestor técnico da Coordenação Geral de Tecnologia da Informação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA/CGTI.

Trata-se do manual do usuário do sistema SGC- Sistema de Gestão de Colegiados.

 

2.      OBJETIVOS

O objetivo deste documento é fornecer subsídios para que os usuários possam entender melhor as características do sistema, agilizando o processo de aprendizado. É um repositório com informações detalhadas que, aliado ao conhecimento das regras de negócio, a prática e a utilização constante permitirão um melhor entendimento geral do sistema por parte dos usuários.

A intenção é que este não seja um documento estático. O manual deve ser constantemente aperfeiçoado e o retorno dos usuários com informações sobre sua utilização é fundamental nesse trabalho.

Vale ressaltar ainda que faz parte do processo de desenvolvimento do MAPA a exigência de atualização deste documento quando houver alguma modificação do sistema, seja em razão da necessidade de correções, ajustes ou implementação de novas funcionalidades.

 

3.      INFORMAÇÕES SOBRE O MANUAL

O manual está organizado em duas partes: corpo principal e anexos. No corpo principal você encontrará informações essenciais necessárias ao entendimento e utilização do sistema. Nos anexos, informações adicionais e complementares, que não fazem parte do dia a dia do sistema e são utilizadas para eventuais consultas.

A seção mais importante do corpo do manual é a de detalhamento das funcionalidades. Nesta seção todas as telas do sistema são apresentadas e orientações específicas sobre o preenchimento de cada campo estão presentes, por meio de áreas de procedimento e de observações, conforme apresentado a seguir:

Apresenta uma descrição dos procedimentos associados às telas com detalhamento de informações para preenchimento de cada campo, etc.

Apresentam informações adicionais, observações e ou regras associadas aos procedimentos da tela ou funcionalidades. Trata-se de uma área importante e que deve ser objeto de leitura detalhada.

Nos anexos destacamos a importância de leitura da seção Perguntas e Respostas, onde procuramos elencar os questionamentos considerados mais importantes sobre o sistema, excelente repositório para tirar dúvidas pontuais. O anexo com orientações sobre a forma de navegação é de muita importância para usuários que não estão familiarizados com o novo padrão corporativo de interface e de navegação de sistemas do MAPA.

 

4.        padrão visual e de navegação

Atentos aos mais recentes avanços tecnológicos na área de engenharia de software, a Coordenação Geral de Tecnologia da Informação – CGTI/MAPA – estabeleceu um conjunto de padrões para o desenvolvimento de novos sistemas. Esses padrões são bastante abrangentes e estabelecem critérios para diversas disciplinas abordadas no gerenciamento de projetos de informática. São cobertos por esses padrões, desde a definição da linguagem de programação a ser utilizada, até as informações e detalhes que devem constar nos artefatos de documentação.

O desenvolvimento do SGC contemplou esses padrões. Portanto, a programação visual e os padrões de navegação utilizados seguem as definições estabelecidas pelo MAPA. O maior benefício da utilização de uma mesma interface por todos os sistemas é a redução do tempo necessário ao aprendizado e, conseqüentemente, ao treinamento. Uma vez que o usuário aprenda a navegar em um determinado sistema do MAPA aprenderá, com maior facilidade e rapidez, a utilizar os demais. Os treinamentos serão focados apenas nas regras de negócio, sem a necessidade de abordar questões relacionadas à interface ou à navegação.

Em razão do que foi exposto, torna-se desnecessário contemplar no corpo deste manual essas questões; orientações mais detalhadas sobre o assunto estão presentes em um documento específico da CGTI que trata sobre padrões de interface e orientações básicas sobre o tema estão presentes no anexo III deste documento.

           

5.        SOBRE O SISTEMA

5.1.   Informações básicas

Nome: Sistema de Gestão de Colegiados

Sigla: SGC

 

5.2.   O que é o SGC?

SGC é o sistema desenvolvido com o objetivo de apoiar a equipe da Secretária Executiva- Controlar ações, participações, decisões, convocações de reunião e pendências no que se referem aos colegiados que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento constitui ou possui servidores como representantes.

A gestão dos Colegiados que o Ministério da Agricultura participa visa proporcionar maior agilidade, segurança, transparência de dados e informações atualizadas, bem como identificar e acompanhar a participação dos representantes do MAPA em tais colegiados.

5.3.   Como acessar?

A aplicação estará disponível no portal de aplicativos Web do MAPA. Para acessar ao sistema o usuário deverá acessar o portal de aplicativos e selecionar a opção SGC- Sistema de Gestão de Colegiados.

5.4.   Por onde começar?

Para acessar o SGC há necessidade que você tenha um cadastro prévio, pois o sistema lhe pedirá que informe um Login e uma senha de acesso.

§   Para realizar o primeiro acesso ao sistema, o usuário deverá informar no campo “Login” o seu número de CPF e no campo “Senha”, a senha do usuário gerada automaticamente e informada por e-mail.

Figura 1: Tela de acesso (Login)

 

O Login e a senha solicitados, não são os da rede interna do MAPA. Você precisará entrar em contato com o gestor da área de negócio para solicitar o respectivo cadastro. Após o cadastro no sistema o usuário receberá no e-mail a senha de acesso ao Sistema.

 

Considera-se neste documento o responsável pela administração do sistema, o gestor da área de negócio, o colaborador da Secretaria Executiva do MAPA.

 

§   Para a alteração de senha, o usuário deverá se autenticar no sistema e informar a nova senha e a confirmá-la. Após alteração da senha, o usuário deverá efetuar o login novamente.

 

Figura 2: Tela de acesso (Alteração de Senha)

§   No caso de esquecimento de senha, o usuário deverá selecionar a opção “Reenviar Senha” e informar o número do CPF e email para que uma nova senha seja enviada automaticamente por e-mail.

Figura 3: Tela de acesso (Reenviar Senha)

 

5.5.   Perfis de acesso ao sistema

Por motivos de segurança o acesso a todos os sistemas do MAPA é diferenciado. Para que você possa ser cadastrado no sistema é necessária a indicação de um perfil. Você somente poderá acessar as funcionalidades e opções do sistema que estiverem cadastradas em seu perfil de acesso.

Por meio do perfil, que também é conhecido em outros locais como grupos de usuários, o administrador estabelece quais funcionalidades e opções podem ser acessadas pelos usuários. E qualifica esses usuários em grupos. Por exemplo: O perfil Administrador pode utilizar todas as funcionalidades do sistema. O perfil Membro: acesso à consulta, detalhamento e visualização de informações restritas de colegiados, que faça parte, e assim por diante.

É uma forma de garantir a integridade e, o mais importante, a segurança das informações.

A associação de perfis de acesso aos usuários do sistema é solicitada pelo gestor da área de negócio. Para o SGC- Sistema de Gestão de Colegiados os seguintes perfis de são atualmente previstos:

§         Administrador: é o perfil do responsável pelo sistema, o gestor da área de negócio. Neste perfil estarão disponíveis todas as funcionalidades do sistema, sem exceções.

§         Administrador Setorial: acesso a todos os fluxos, podendo apenas incluir, alterar, excluir, desativar e visualizar informações restritas de colegiados pertencentes ao seu setor. Para os demais colegiados, poderá apenas visualizar as informações públicas.

§         Membro: acesso à consulta, detalhamento e visualização de informações restritas de colegiados, que faça parte. Para os demais colegiados, poderá apenas visualizar as informações públicas.

§         Membro Secretário: acesso à consulta, detalhamento e visualização de informações restritas de colegiados, que o Membro o qual está vinculado faça parte. Para os demais colegiados, poderá apenas visualizar as informações públicas.

§         Público: acesso à consulta e detalhamento de colegiado, podendo apenas visualizar as informações públicas.

 

As funcionalidades associadas a cada um dos perfis existentes estão relacionadas em uma tabela constante do Anexo II.

 

5.6.   Controle de Interfaces

Relacionamos a seguir os controles mais comuns previstos pelos padrões de programação.

 

*

Campos assinalados com * indicam que o preenchimento do mesmo é obrigatório.

Executa consulta ou exibe tela para realização de pesquisa.

Exibe o respectivo help on-line da página. 

Item de seleção múltipla de registros

  

Item de seleção única de registro

Permite realização de consulta, de acordo com os parâmetros de pesquisa informados pelo usuário.

Limpa e/ou reinicializa o conteúdo de todos os casos da tela, quando possível.

Aciona a tela que permite incluir novas informações no sistema.

Permite a alteração de acordo com o(s) parâmetros(s) informado(s) pelo usuário.

Aciona a ação de exclusão do(s) registro(s) selecionado(s) pelo usuário.

O botão voltar retorna o controle do sistema para a tela anterior.

Confirma ação solicitada pelo usuário.

 

5.7.   Mensagens

As mensagens do SGC foram classificadas em informativa, alerta, sucesso e erro.

5.7.1 Mensagens Informativas

Mensagem que destaca aspectos importantes e esclarece situações específicas de uma dada funcionalidade ou do sistema em geral.

Figura 4: Mensagem informativa

5.7.2 Mensagens de Alerta

Mensagem que notifica uma situação anormal detectada pelo sistema, cuja correção dependa de intervenção do usuário (ex.: O CPF informado é inválido.). É comumente exibida em função do lançamento de uma exceção de negócio.

Figura 5: Mensagem de alerta

5.7.3 Mensagens de Sucesso

Mensagem que confirma a execução adequada pelo sistema de uma ação ordenada pelo usuário (ex.: Inclusão realizada com sucesso).

Figura 6: Mensagem de sucesso

5.7.4 Mensagens de Erro

Mensagem que notifica uma situação anormal detectada pelo sistema, que implique em uma falha da plataforma de software ou hardware (ex.: Banco de dados indisponível.). É comumente exibida em função do lançamento de uma exceção de sistema.

Figura 7: Mensagem de Erro

5.8.   Recursos de Navegação

O Sistema Força de Trabalho possui alguns recursos de navegação auxiliares que buscam tornar o uso do sistema mais amigável.

5.8.1 Paginação

Quando uma consulta gerar resultados em quantidade superior a 10 registros as informações serão apresentadas pelo sistema em páginas. Denomina-se esse recurso de paginação.

O seguinte controle possibilita a navegação no resultado da consulta. Você deve clicar sobre os links apresentados para navegar entre as páginas.

Figura 8: Paginador

   Os controles são os seguintes:

Clique sobre o link para solicitar ao sistema o posicionamento na primeira página do resultado da consulta. É a página 1.

 

Clique sobre o link para solicitar ao sistema o posicionamento na página anterior do resultado da consulta, se existente.

 

Clique sobre o link para solicitar ao sistema o posicionamento na próxima página do resultado da consulta, se existente.

 

Clique sobre o link para solicitar ao sistema o posicionamento na última página do resultado da consulta. É a página 256 do exemplo.

 

No controle apresentado você poderá indicar diretamente a página que deseja que o sistema localize.

 

Informe um número válido, dentro do intervalo possível, ou seja, no exemplo apresentado o número informado não poderá ser superior a 256 e nem inferior a 1.

 

IMPORTANTE: Após a digitação do número pressione o botão Enter. se você clicar sobre o link próximo, por exemplo, o comportamento do sistema será outro.

 

5.8.2 Calendário

O usuário deverá utilizar este recurso para efetuar o preenchimento das datas solicitadas em algumas funcionalidades do SGC.

Figura 9: Calendário


5.9.   Alterações de informações

Os controles existentes na tela são os seguintes:

Clique sobre o botão Alterar para solicitar ao sistema a ação de alteração das informações.

 

O botão Voltar retorna o controle do sistema para a tela anterior. No caso, a tela de consulta.

 

É padrão do modelo de navegação que o sistema apresente uma tela para que você confirme a execução da operação de alteração. Clique sobre o botão Sim para confirmar a alteração.

Figura 10: Confirmação Alteração

 

5.10.          Exclusão de informações

A exclusão de registros é acionada se o usuário clicar sobre o botão excluir, a partir da tela de exibição dos resultados da consulta.

A janela de confirmação padrão é apresentada pelo sistema para que o usuário confirme a operação.

Figura 11: Confirmação Exclusão

 

Você somente poderá excluir um registro se ele não estiver sendo referenciado. Isso quer dizer que para excluir um registro da base de dados o mesmo não poderá ter sido associado a nenhuma outra informação. O sistema apresentará uma mensagem de erro indicando tal situação.

IMPORTANTE. Se mais de um registro tiver sido selecionado e não for possível excluir apenas um deles, então nenhum será removido da base de dados. Isso quer dizer que ou todos são excluídos ou nenhum deles.

Em alguns sistemas a exclusão é lógica, ou seja, o registro é sinalizado como inativo e não é excluído fisicamente da base de dados.

 

 


6.   VISÃO GERAL DAS FUNCIONALIDADES

Nesta seção você encontrará uma síntese descritiva de todas as funcionalidades do sistema, independente dos perfis de acesso aos quais podem estar associadas.

6.1.       Manter Colegiados

Esta funcionalidade possui como objetivo principal permitir a manutenção de informações sobre um colegiado. Desta forma, por meio de sua execução será possível incluir, alterar, desativar, excluir, consultar e detalhar os dados dos colegiados.

6.2.       Manter Membros de Colegiados

Esta funcionalidade possui como objetivo principal permitir a manutenção de informações sobre um membro de um colegiado. Dessa forma, por meio de sua execução, será possível incluir, alterar, excluir e consultar os dados de membros de colegiados.

6.3.  Vincular Membros de Colegiados

Esta funcionalidade possui como objetivo principal permitir a manutenção de informações sobre a vinculação de um membro de um Colegiado. Dessa forma, por meio de sua execução, será possível vincular, desvincular e excluir membro de colegiado.

6.4.         Manter Secretários

Esta funcionalidade possui como objetivo principal incluir, alterar, desvincular e consultar os dados secretários de membros de colegiado do sistema.

6.5.         Manter Administradores

Esta funcionalidade possui como objetivo principal permitir a manutenção de informações sobre dados Administradores e dos Administradores Setoriais do Sistema. Dessa forma, por meio de sua execução será possível permite incluir, alterar, excluir e consultar

6.6.         Manter Listas de Configurações

Esta funcionalidade possui como objetivo principal de incluir, alterar, excluir e consultar os dados das listas configuráveis.  As listas configuráveis envolvem as informações de tabelas básicas do sistema como: Motivo Desativação Colegiado, Motivo Desvinculação Membro, palavras-chaves, Tipos de Colegiados e Setores de Colegiados.

6.7.                      Indicar Reuniões

Esta funcionalidade possui como objetivo principal incluir, alterar, excluir e consultar indicações para reuniões de colegiados.

6.8.                Agendar Reuniões

Esta funcionalidade possui como objetivo principal incluir, alterar, excluir e consultar agendamentos para reuniões de colegiados.

6.9.                Manter Reuniões

Esta funcionalidade possui como objetivo principal editar, finalizar e consultar atas de reuniões de Colegiados.

6.10.            Manter Fórum de Discussão

Esta funcionalidade permite incluir, consultar e inserir comentários nos tópicos de discussão criados nos fóruns de colegiados.

6.11.            Manter Comunicação Automática

Esta funcionalidade possui como objetivo principal que o Administrador configure períodos e textos de mensagens a serem enviadas por email, automaticamente, para eventos pré-definidos

6.12.            Reativar Colegiados

 Esta funcionalidade possui como objetivo principal que o usuário reative um colegiado que se encontra com situação desativada.

6.13.            Realizar Buscas

Esta funcionalidade possui como objetivo principal que usuários realizem buscas sobre informações cadastrais, atas de reunião e fóruns de discussão de Colegiados.

6.14.            Emitir Relatório de Colegiados Analítico

Esta funcionalidade possui como objetivo principal que o ator consulte e gere relatórios em PDF dos dados cadastrais e membros vinculados a um colegiado.

6.15.            Emitir Relatório de Colegiados 

Esta funcionalidade possui como objetivo principal que o ator consulte e gere relatórios em HTML, PDF e XLS da lista de colegiados cadastrados no sistema.

6.16.            Emitir Relatório Frequência de Membros

Esta funcionalidade possui como objetivo principal que o ator consulte e gere relatórios em HTML, PDF e XLS da frequência de membros em reuniões finalizadas de colegiados.

6.17.            Emitir Relatório Histórico Colegiados

Esta funcionalidade possui como objetivo principal que o ator  consulte e gere relatórios em HTML, PDF e XLS da frequência de membros em reuniões finalizadas de colegiados.

6.18.      Emitir Relatório Histórico de Reuniões

Esta funcionalidade possui como objetivo principal que o ator consulte e gere relatórios em PDF dos dados cadastrais e membros vinculados a um colegiado.

6.19.                Emitir Relatório Membros Vinculados

Esta funcionalidade possui como objetivo principal, que o ator consulte e gere relatórios em HTML, PDF e XLS da lista de vínculos entre membro e colegiados.

 

7. DETALHAMENTO DAS FuncionalIdades do Sistema

O objetivo desta seção é fornecer as orientações necessárias para o entendimento de cada funcionalidade do sistema. São apresentadas considerações sobre o preenchimento de campos, ressaltadas as principais regras de negócio que devem ser observadas, apresentados comentários adicionais, etc.

Não é foco abordar questões específicas sobre a forma de navegação no sistema, pois o SGC segue o padrão visual e de navegação corporativo do MAPA. Maiores detalhes podem ser obtidos no anexo V deste documento.

 

7.1    Manter Colegiados

A funcionalidade permite consultar, incluir, alterar, excluir, desativar e detalhar os dados dos colegiados.

7.1.1          Consultar

A tela apresentada a seguir pelo sistema possibilita que o usuário forneça os parâmetros de pesquisa para realização da consulta. Vale ressaltar que é por meio da opção de consulta que você poderá alterar excluir ou visualizar (detalhar)

Figura 12: Manter Colegiados – Consultar


Para a tela de parâmetros de pesquisa as seguintes orientações devem ser observadas:

Nome

Nome do colegiado

Finalidade

Finalidade do colegiado

Selecionar palavra-chave

Quando acionado, o sistema redireciona para a tela de Manter Índice

Palavras-Chave - Link

Situação

Informação de configuração do colegiado

Tipo do colegiado

Tipo do colegiado

Órgão origem

Órgão de origem do colegiado

Coordenação

Órgão que coordena o colegiado

Quando acionado, exibe resultados

Quando acionado, os campos irão ter seus valores limpos e a consulta suprimida.

Quando acionado, o sistema redireciona para a tela de inclusão

Colegiado

Exibe as informações de colegiado

Quando acionado, o sistema redireciona para a tela de alteração

Quando acionado, o sistema exclui o registro selecionado

Quando acionado, o sistema desativar.

Quando acionado, o sistema reativar.

 

Nenhum campo é obrigatório na consulta. Se você apenas clicar sobre o botão consulta todos os registros da base de dados serão apresentados.

 


Ao clicar o botão “”, o sistema exibirá a tela, conforme mostra a figura a seguir:

7.1.2          Incluir

A tela apresentada a seguir pelo sistema possibilita que o usuário inclua novo colegiado.

Figura 13: Manter Colegiados – Incluir

     Para a tela de inclusão as seguintes orientações devem ser observadas:

Nome

Nome do colegiado

Finalidade

Finalidade do colegiado

Palavras-Chave

Quando acionado, o sistema redireciona para a tela de Manter Índice.

Palavras-Chave - Link

Acesso

Informação de configuração do colegiado

Situação

Informação de configuração do colegiado

Código

Código do colegiado

Número

Número do colegiado

Temporalidade

Tipo de Temporalidade do colegiado

Data criação

Data de criação do colegiado

Data encerramento

Data de encerramento do colegiado

Documento

Legislação que constituiu o colegiado

Link

URL da legislação que constituiu o colegiado

Arquivos

Quando acionado, o sistema redireciona para a tela de Manter Arquivos

Manter Arquivos - Link

Setor

Lista dos setores de colegiado

Tipo

Listas dos tipos de colegiado

Órgão origem

Órgão de origem do colegiado

Coordenação

Órgão que coordena as atividades do colegiado

Manter composições

Quando acionado, o sistema redireciona para a tela de Manter Composições

Lotações - Link

Manter Vínculo com Colegiados

Quando acionado, o sistema redireciona para a tela de           Manter Vínculo com Colegiados.

Vínculo com colegiados - Link

Quando acionado, o sistema registra a inclusão/alteração dos dados

Quando acionado, o sistema cancela a operação e retorna a tela anterior a sua chamada

 

Ao clicar o “link”, o sistema exibirá a tela, conforme mostra a figura a seguir:

7.1.3          Visualizar

A tela apresentada a seguir pelo sistema possibilita que o usuário visualize as informações do Colegiado.

7.1.3.1                   Dados do colegiado

Figura 14: Manter Colegiados – Visualizar - Dados do colegiado

 

Nome

Nome do colegiado

Finalidade

Finalidade do colegiado

Palavras-Chave

Quando acionado, o sistema redireciona para a tela de Manter Índice.

Palavras-Chave - Link

Acesso

Informação de configuração do colegiado

Situação

Informação de configuração do colegiado

Código

Código do colegiado

Número

Número do colegiado

Temporalidade

Tipo de Temporalidade do colegiado

Data criação

Data de criação do colegiado

Data encerramento

Data de encerramento do colegiado

Documento

Legislação que constituiu o colegiado

Link

URL da legislação que constituiu o colegiado

Visualizar Arquivos

Quando acionado, o sistema redireciona para a tela de Visualizar Arquivos.

Visualizar arquivos - Link

Setor

Lista dos setores de colegiado

Tipo

Listas dos tipos de colegiado

Órgão origem

Órgão de origem do colegiado

Coordenação

Órgão que coordena as atividades do colegiado

Lotações

Quando acionado, o sistema redireciona para a tela de Manter Composições.

Visualizar lotações - Link

Manter Vínculo com Colegiados

Quando acionado, o sistema redireciona para a tela de           Manter Vínculo com Colegiados.

Visualizar vínculo com colegiados - Link

Para imprimir o relatório analítico de colegiados do PDF.

Emitir Relatório Analítico

Para imprimir o relatório histórico de colegiados do PDF.

Emitir Relatório Histórico Colegiado

Retorna o controle do sistema para a tela anterior.

 

7.1.3.2                   Membros

Figura 15: Manter Colegiados – Visualizar - Membros

 

Lista de membros

Exibe as informações de membros.

Nome

Nome do membro

E-mail

E-mail do membros

Órgão origem

Órgão de origem do membro

Responsabilidade

Responsabilidade do participante dentro do membro

Atuação

Atuação do membro

Retorna o controle do sistema para a tela anterior.

 

7.1.3.3                   Reuniões

 

Figura 16: Manter Colegiados – Visualizar – Reuniões

 

Título

Título da reunião

Pauta

Pauta da reunião

Data de reunião

Período que de realização da reunião

Situação

Situação da reunião

Quando acionado, exibe a tabela .

Quando acionado, os campos irão ter seus valores limpos e a consulta suprimida.

Reuniões

Exibe as informações de reunião

Título

Título da reunião.

Ao clicar o “Link”, o sistema exibirá a tela, conforme mostra a figura. “Ata de Reunião

Data reunião

Data da reunião

Situação

Situação da reunião

 

7.1.3.4    Agendamento de reuniões

Figura 17: Manter Colegiados – Visualizar – Agendamento de reuniões

 

Título

Título da reunião

Data de solicitação

Período que a agendamento de reunião foi criada

Data de reunião

Período que foi proposta a realização da reunião

Situação

Situação da reunião

Quando acionado, exibe a tabela .

Quando acionado, os campos irão ter seus valores limpos e a consulta suprimida.

Reuniões

Exibe as informações de reunião

Título

Título da reunião

Ao clicar o “Link”, o sistema exibirá a tela, conforme mostra a figura. “Agendar reunião

Solicitante

Nome do usuário que sugeriu a reunião

Data solicitação

Data que foi sugerida a reunião

Data reunião

Data proposta para realização da reunião

Situação

Situação da reunião

 

7.1.3.5    Propostas de reuniões

Figura 18: Manter Colegiados – Visualizar – Propostas de reuniões

 

Título

Título da reunião

Data de solicitação

Período que a indicação de reunião foi criada

Data de reunião

Período que foi proposta a realização da reunião

Situação

Situação da reunião

Realiza a consulta de acordo com o(s) parâmetro (os) informado(s) pelo dados da proposta.

Limpa os dados informados pelo dados da proposta.

Reuniões

Exibe as informações de reunião

Título

Título da reunião “Proposta de reunião

Solicitante

Nome do usuário que sugeriu a reunião

Data solicitação

Data que foi sugerida a reunião

Data reunião

Data proposta para realização da reunião

Situação

Situação da reunião

 

7.1.3.6    Fórum

Figura 19: Manter Colegiados – Visualizar – Fórum

 

Tópico

Nome do tópico

Data de criação do tópico

Período que foi a proposta criação do tópico

Data comentário

Período que foi proposta do comentário

Exibe as informações de tópicos de discussão

Limpa os dados informados pelo usuário.

Tópico

Nome do tópico

Criado em

Em data do topico

Criado por

Por nome do topico

Último comentário em

Em data do comentário

Último comentário por

Por nome do comentário

 

7.1.4          Alterar

A tela apresentada a seguir pelo sistema possibilita que o usuário altere as informações do Colegiado.

7.1.4.1                   Dados do colegiado

Figura 20: Manter Colegiados – Alterar – Dados do colegiado

 

Nome

Nome do colegiado

Finalidade

Finalidade do colegiado

Palavras-Chave

Quando acionado, o sistema redireciona para a tela de Manter Índice.

Palavras-Chave - Link

Acesso

Informação de configuração do colegiado

Situação

Informação de configuração do colegiado

Código

Código do colegiado

Número

Número do colegiado

Temporalidade

Tipo de Temporalidade do colegiado

Data criação

Data de criação do colegiado

Data encerramento

Data de encerramento do colegiado

Documento

Legislação que constituiu o colegiado

Link

URL da legislação que constituiu o colegiado

Visualizar Arquivos

Quando acionado, o sistema redireciona para a tela de Visualizar Arquivos.

Manter Arquivos - Link

Setor

Lista dos setores de colegiado

Tipo

Listas dos tipos de colegiado

Órgão origem

Órgão de origem do colegiado

Coordenação

Órgão que coordena as atividades do colegiado

Lotações

Quando acionado, o sistema redireciona para a tela de Manter Composições.

Lotações - Link

Manter Vínculo com Colegiados

Quando acionado, o sistema redireciona para a tela de           Manter Vínculo com Colegiados.

Vínculo com colegiados - Link

Para imprimir o relatório analítico de colegiados do PDF.

Emitir Relatório Analítico

Para imprimir o relatório histórico de colegiados do PDF.

Emitir Relatório Histórico Colegiado

Para solicitar ao sistema a ação de alteração das informações.

Retorna o controle do sistema para a tela anterior.

 

7.1.4.2                   Membros

Figura 21: Manter Colegiados – Alterar – Membros

 

Tipo

Configuração do membro

Nome

Nome do membro

CPF

CPF do membro

Órgão origem

Órgão de origem do membro

Nome do órg. origem

Nome do órgão de origem do membro, caso tenha sido informado.

E-mail

E-mail do membros

Telefone/ramal

Telefone do membro

Lotação

Lotaçao do membro

Atuação

Atuação do membro

Responsabilidade

Responsabilidade do membro

Data inicio

Data inicio do membro

Data termino

Data termino do membro

Tempo

Tempo do membro

Marco legal

Marco legal do membro

Link marco legal

Link marco legal do membro

Arquivos

Arquivos do membro.

Manter Arquivos - Link

Quando acionado, o sistema registra a vinculação do colegiado.

Limpa os dados informados pelo usuário

Retorna o controle do sistema para a tela anterior.

Lista de membros

Exibe as informações de membros.

Nome

Nome do membro

E-mail

E-mail do membros

Órgão origem

Órgão de origem do membro

Responsabilidade

Responsabilidade do participante dentro do membro

Atuação

Atuação do membro

Retorna o controle do sistema para a tela anterior.

 

7.1.4.3                   Reuniões

Figura 22: Manter Colegiados – Alterar – Reuniões

 

Título

Título da reunião

Pauta

Pauta da reunião

Data de reunião

Período que de realização da reunião

Situação

Situação da reunião

Quando acionado, exibe a tabela .

Quando acionado, os campos irão ter seus valores limpos e a consulta suprimida.

Reuniões

Exibe as informações de reunião

Título

Título da reunião.

Ao clicar o “Link”, o sistema exibirá a tela, conforme mostra a figura. “Ata de Reunião

Data reunião

Data da reunião

Situação

Situação da reunião

 

7.1.4.4                   Agendamentos de reuniões

Figura 23: Manter Colegiados – Alterar – Agendamentos de reuniões

 

Título

Título da reunião

Data de solicitação

Período que a agendamento de reunião foi criada

Data de reunião

Período que foi proposta a realização da reunião

Situação

Situação da reunião

Quando acionado, exibe a tabela .

Quando acionado, os campos irão ter seus valores limpos e a consulta suprimida.

Reuniões

Exibe as informações de reunião

Título

Título da reunião “Agendar reunião

Solicitante

Nome do usuário que sugeriu a reunião

Data solicitação

Data que foi sugerida a reunião

Data reunião

Data proposta para realização da reunião

Situação

Situação da reunião

Sistema exibirá a tela para inclusão dos dados do novo registro.

Agendar reunião

Exclui um registro.

 

 

 

7.1.4.5                   Propostas de reuniões

Figura 24: Manter Colegiados – Alterar – Propostas de reuniões

 

Título

Título da reunião

Data de solicitação

Período que a indicação de reunião foi criada

Data de reunião

Período que foi proposta a realização da reunião

Situação

Situação da reunião

Realiza a consulta de acordo com o(s) parâmetro (os) informado(s) pelo dados da proposta.

Limpa os dados informados pelo dados da proposta.

Reuniões

Exibe as informações de reunião

Título

Título da reunião “Proposta de reunião

Solicitante

Nome do usuário que sugeriu a reunião

Data solicitação

Data que foi sugerida a reunião

Data reunião

Data proposta para realização da reunião

Situação

Situação da reunião

Sistema exibirá a tela para inclusão dos dados do novo registro.

Proposta de reunião

Exclui um registro.

 

7.1.4.6                   Fórum

Figura 25: Manter Colegiados – Alterar – Fórum

 

Tópico

Nome do tópico

Data de criação do tópico

Período que foi a proposta criação do tópico

Data comentário

Período que foi proposta do comentário

Exibe as informações de tópicos de discussão

Limpa os dados informados pelo usuário.

Tópico

Nome do tópico.

Incluir tópico - Link

Criado em

Em data do topico

Criado por

Por nome do topico

Último comentário em

Em data do comentário

Último comentário por

Por nome do comentário

Sistema exibirá a tela para inclusão dos dados do novo registro.

Incluir tópico – Novo

 

7.1.5          Excluir

A exclusão segue o padrão de navegação dos demais sistemas. Na tela de consulta, é necessário selecionar um registro de Colegiado e em seguida, selecionar a opção “Excluir”.

 

7.1.6          Desativar

A tela apresentada a seguir pelo sistema possibilita que o usuário desative as informações do Colegiado. Na tela de consulta, selecione um registro de Colegiado e em seguida, selecione a opção “Desativar”.

 


7.1.6.1                   Dados do Colegiado

Figura 26: Manter Colegiados – Desativar – Dados do colegiado

 

Nome

Nome do colegiado

Finalidade

Finalidade do colegiado

Visualizar índice

Quando acionado, o sistema redireciona para a tela de Manter Índice.

Palavras-Chave - Link

Acesso

Informação de configuração do colegiado

Situação

Informação de configuração do colegiado

Código

Código do colegiado

Número

Número do colegiado

Temporalidade

Tipo de Temporalidade do colegiado

Data criação

Data de criação do colegiado

Data encerramento

Data de encerramento do colegiado

Documento

Legislação que constituiu o colegiado

Link

URL da legislação que constituiu o colegiado

Visualizar Arquivos

Quando acionado, o sistema redireciona para a tela de Visualizar Arquivos.

Manter Arquivos - Link

Setor

Lista dos setores de colegiado

Tipo

Listas dos tipos de colegiado

Órgão origem

Órgão de origem do colegiado

Coordenação

Órgão que coordena as atividades do colegiado

Lotações

Quando acionado, o sistema redireciona para a tela de Manter Composições.

Visualizar lotações - Link

Manter Vínculo com Colegiados

Quando acionado, o sistema redireciona para a tela de           Manter Vínculo com Colegiados.

Visualizar vínculo com colegiados - Link

Motivo

Motivo da desativação do colegiado

Descrição

Descrição do motivo de desativação

Arquivo

Quando acionado, o sistema redireciona para a tela de Manter Arquivos

Quando acionado, o sistema registra a desativação dos dados.

Quando acionado, o sistema cancela a operação e retorna a tela anterior a sua chamada.

 

7.1.6.2                   Membros

Figura 27: Manter Colegiados – Desativar – Membros

 

Nome

Nome do membro

Órgão origem

Órgão de origem do membro

E-mail

E-mail do membros

Atuação

Atuação do membro

Responsabilidade

Responsabilidade do membro

Retorna o controle do sistema para a tela anterior.

 

7.1.6.3                   Reuniões

Figura 28: Manter Colegiados – Desativar – Reuniões

 

Título

Título da reunião

Pauta

Pauta da reunião

Data de reunião

Período que de realização da reunião

Situação

Situação da reunião

Quando acionado, exibe a tabela .

Quando acionado, os campos irão ter seus valores limpos e a consulta suprimida.

Reuniões

Exibe as informações de reunião

Título

Título da reunião.

Ao clicar o “Link”, o sistema exibirá a tela, conforme mostra a figura. “Ata de Reunião

Data reunião

Data da reunião

Situação

Situação da reunião

 

7.1.6.4                   Agendamento de reuniões

Figura 29: Manter Colegiados – Desativar – Agendamento de reuniões

 

Título

Título da reunião

Data de solicitação

Período que a agendamento de reunião foi criada

Data de reunião

Período que foi proposta a realização da reunião

Situação

Situação da reunião

Quando acionado, exibe a tabela .

Quando acionado, os campos irão ter seus valores limpos e a consulta suprimida.

Reuniões

Exibe as informações de reunião

Título

Título da reunião “Agendar reunião

Solicitante

Nome do usuário que sugeriu a reunião

Data solicitação

Data que foi sugerida a reunião

Data reunião

Data proposta para realização da reunião

Situação

Situação da reunião

 

7.1.6.5                   Propostas de reuniões

Figura 30: Manter Colegiados – Desativar – Propostas de reuniões

 

Título

Título da reunião

Data de solicitação

Período que a indicação de reunião foi criada

Data de reunião

Período que foi proposta a realização da reunião

Situação

Situação da reunião

Realiza a consulta de acordo com o(s) parâmetro (os) informado(s) pelo dados da proposta.

Limpa os dados informados pelo dados da proposta.

Reuniões

Exibe as informações de reunião

Título

Título da reunião “Proposta de reunião

Solicitante

Nome do usuário que sugeriu a reunião

Data solicitação

Data que foi sugerida a reunião

Data reunião

Data proposta para realização da reunião

Situação

Situação da reunião

 

7.1.6.6                   Fórum

Figura 31: Manter Colegiados – Desativar – Fórum

 

Tópico

Nome do tópico

Data de criação do tópico

Período que foi a proposta criação do tópico

Data comentário

Período que foi proposta do comentário

Exibe as informações de tópicos de discussão

Limpa os dados informados pelo usuário.

Tópico

Nome do tópico.

Incluir tópico - Link

Criado em

Em data do topico

Criado por

Por nome do topico

Último comentário em

Em data do comentário

Último comentário por

Por nome do comentário

 

7.1.7          Reativar

Figura 32: Manter Colegiados – Reativar

 

Nome

Nome do colegiado

Finalidade

Finalidade do colegiado

Visualizar índice

Quando acionado, o sistema redireciona para a tela de Visualizar Índice

Palavras-Chave - Link

Acesso

Informação de configuração do colegiado

Situação

Informação de configuração do colegiado

Código

Código do colegiado

Número

Número do colegiado

Temporalidade

Tipo de Temporalidade do colegiado

Data criação

Data de criação do colegiado

Data encerramento

Data de encerramento do colegiado

Documento

Legislação que constituiu o colegiado

Link

URL da legislação que constituiu o colegiado

Visualizar Arquivos

Quando acionado, o sistema redireciona para a tela de Visualizar Arquivos

Visualizar arquivos - Link

Setor

Lista dos setores de colegiado

Tipo

Listas dos tipos de colegiado

Órgão origem

Órgão de origem do colegiado

Coordenação

Órgão que coordena as atividades do colegiado

Visualizar composições

Quando acionado, o sistema redireciona para a tela de Visualizar Composições

Visualizar lotações - Link

Visualizar vínculo com colegiados

Quando acionado, o sistema redireciona para a tela de Visualizar Vínculo com Colegiados

Visualizar vínculo com colegiados - Link

Motivo

Motivo da reativação do colegiado

Descrição

Descrição do motivo de reativação

Manter Arquivos

Quando acionado, o sistema redireciona para a tela de Manter Arquivos

Manter Arquivos - Link

Documento

Nova legislação que institui a reativação colegiado

Link

URL da nova legislação que institui a reativação colegiado

Manter Arquivos

Quando acionado, o sistema redireciona para a tela de Manter Arquivos

Manter Arquivos - Link

Quando acionado, o sistema registra a reativação do colegiado

Quando acionado, o sistema cancela a operação

 

7.1.8          Link dos Colegiados

7.1.8.1                   Palavras-Chave - Link

A tela apresentada a seguir pelo sistema possibilita que o usuário configure as palavras-chaves do Colegiado.

Nas operações “Incluir” e “Alterar” dados de um Colegiado, o administrador do sistema poderá configurar as palavras-chaves do Colegiado. Para executar esta operação, é necessário selecionar a opção “Palavra-Chave”.

Figura 33: Palavras-Chave

 

Arquivo

Opção para inserir arquivos

Descrição

Descrição do arquivo

 

7.1.8.2                   Visualizar arquivos - Link

A tela apresentada a seguir permite que o usuário visualize as informações dos Colegiados cadastrados na base de dados do Ministério da Agricultura.

Figura 34: Visualizar Arquivos

 

Lista de Arquivos

Exibe a lista com os arquivos

Arquivo

Nome do arquivo

Descrição

Descrição do arquivo

 

7.1.8.3                   Manter Arquivos -  Link

Nas operações “Incluir” e “Alterar” dados de um Colegiado, o administrador do sistema poderá manter arquivos referentes às legislações do Colegiado. Para executar esta operação, é necessário selecionar a opção “Arquivos”.

Figura 35: Manter Arquivos

 

Arquivo

Opção para inserir  arquivos

Descrição

Descrição do arquivo

Acesso

Informação de configuração do colegiado

Incluir

Quando acionado, o sistema registra a inclusão dos dados

Lista de Arquivos

Exibe a lista com os arquivos

Item de arquivo

Selecionar um para exclusão

Arquivo

Nome do arquivo

Descrição

Descrição do arquivo

Acesso

Tipo de acesso do arquivo

Excluir

Quando acionado, o sistema exclui os arquivos selecionados

 

 

7.1.8.4                   Visualizar lotações - Link

As composições representam os órgãos que compõem um Colegiado. Se houver portaria de nomeações, elas também poderão ser anexadas.

Figura 36: Visualizar Composições

 

Lista de Órgãos

Exibe a lista com as composições do colegiado

Nome

Nome da composição

Acesso

Tipo de acesso da composição

Descrição

Descrição da composição

 

7.1.8.5                   Lotações - Link

Nas operações “Incluir” e “Alterar” dados de um Colegiado, o administrador do sistema poderá manter as composições do Colegiado. Para executar esta operação, é necessário selecionar a opção “Composições”.

Figura 37: Composições

 

Órgão

Órgão do colegiado

Arquivo

Opção para inserir arquivos

Descrição

Descrição do arquivo

Acesso

Informação de configuração do colegiado

Vincular

Quando acionado, o sistema registra a vinculação do colegiado.

Lista de Órgão

Exibe a lista com os órgãos

Item de arquivo

Selecionar um para desvinculação

Nome

Nome da composição

Descrição

Descrição da composição

Acesso

Tipo de acesso da composição

Desvincular

Quando acionado, o sistema desvincula as composições selecionadas

 

Para visualizar um colegiado é necessário consulta um colegiado, detalhar para que

 

7.1.8.6                   Visualizar vínculo com colegiados - Link

As operações visualizar colegiado representam os colegiados que se encontra a um colegiado desativado.

Figura 38: Visualizar vínculo com colegiados

 

Lista de Colegiados

Exibe a lista de colegiados que se encontram vinculado, ao colegiado desativado

Código

Código do colegiado

Número

Número do colegiado

Nome

Nome do colegiado

 

7.1.8.7                   Vínculo com colegiados - Link

Figura 39: Vínculo com colegiados

 

Colegiado

Nome do colegiado

Vincular

Quando acionado, o sistema registra a vinculação do colegiado.

Lista de Colegiados

Exibe a lista de colegiados que se encontram vinculado, ao colegiado desativado

Código

Código do colegiado

Número

Número do colegiado

Nome

Nome do colegiado

Desvincular

Quando acionado, o sistema desvincula o secretário do colegiado

 

7.1.9          Relatórios do Colegiados

 

7.1.9.1                   Botão Imprimir - Emitir Relatório Analítico

Esta funcionalidade permite que o ator consulte e gere relatórios em PDF dos dados cadastrais e membros vinculados a um colegiado.

Figura 40: Emitir Relatório Analítico

 

Usuário

Usuário que executou o relatório

Data

Data de geração do relatório

Hora

Hora de geração do relatório

Página  

Paginação do relatório

Nome

Nome do colegiado

Finalidade

Finalidade do colegiado

Legislação

Legislação do colegiado

Situação

Situação do colegiado

Palavras-chave

Palavras-chave do colegiado

Código

Código de armazenamento do colegiado

Número

Número de armazenamento do colegiado

Temporalidade

Temporalidade do colegiado

Data de criação

Data de criação do colegiado

Data de encerramento

Data de encerramento do colegiado

Setor

Setor do colegiado

Tipo

Tipo do colegiado

Órgão Origem

Órgão de origem do colegiado

Coordenação

Coordenação do colegiado

Item

Número seqüencial de registros referente a composições

Composições

Lista de descrições das composições do colegiado

Item

Número seqüencial de registros referente a composições

Vinculações

Lista de nomes de colegiados vinculados

Nome do Membro

Nome do membro vinculado ao colegiado

Órgão de Origem do Membro

Nome do órgão do membro vinculado ao colegiado

Nome do órgão de origem do membro

Outro nome de órgão de origem de membro vinculado ao colegiado

Composição do vínculo com colegiado

Composição a qual o membro está representando

Data de início do mandato

Data de início do mandato do membro no colegiado

Data de término do mandato

Data de término do mandato do membro no colegiado

Responsabilidade

Responsabilidade do membro no colegiado

Marco legal

Marco legal de nomeação do membro

Membro titular

Caso o membro seja suplente, apresenta o nome do membro titular

 

7.1.9.2                   Botõa Imprimir Histórico  - Emitir Relatório Histórico Colegiado

Esta funcionalidade permite que o ator consulte e gere relatórios em PDF dos dados cadastrais e membros vinculados a um colegiado.

Figura 41: Emitir Relatório Histórico Colegiado

 

Usuário

Usuário que executou o relatório

Data

Data de geração do relatório

Hora

Hora de geração do relatório

Página  

Paginação do relatório

Nome do colegiado

Nome do colegiado

Finalidade do colegiado

Finalidade do colegiado

Data de criação do colegiado

Data de Criação do Colegiado

Data de encerramento do colegiado

Data de encerramento do Colegiado

Situação

Situação do colegiado

Setor

Setor do colegiado

Tipo

Tipo do colegiado

Órgão Origem

Órgão de origem do colegiado

Coordenação

Coordenação do colegiado

Item

Número seqüencial de registros referente a legislação

Legislação

Legislação do colegiado

Nome do Membro

Nome do membro vinculado ao colegiado

Órgão de Origem do Membro

Nome do órgão do membro vinculado ao colegiado

Nome do órgão de origem do membro

Outro nome de órgão de origem de membro vinculado ao colegiado

Data de início do mandato

Data de início do mandato do membro no colegiado

Data de término do mandato

Data de término do mandato do membro no colegiado

Responsabilidade

Responsabilidade do membro no colegiado

Marco legal

Marco legal de nomeação do membro

Membro titular

Caso o membro seja suplente, apresenta o nome do membro titular

Data de desvinculação

Data de desvinculação do membro

Motivo de desvinculação

Motivo de desvinculação

Descrição do motivo de desvinculação

Observação adicionada na desvinculação do membro

 

7.1.10      Tópico

7.1.10.1               Incluir tópico - Link

Figura 42: Incluir tópico - Link

 

Tópico   

Nome do tópico

Criado por

Criado por nome do tópico

Criado em

Criado em data e hora do tópico

Comentários

Informações de comentários

Inserir comentário

Inserir o comentário do tópico

Confirmar

Quando acionado, salva as informações de participante para reunião

Cancelar

Quando acionado, cancela a operação, e retorna para a tela anterior

 

7.1.10.2               Incluir tópico - Novo

Figura 43: Incluir tópico – Novo

 

Tópico   

Nome do tópico

Comentários

Informações de comentários

Confirmar

Quando acionado, salva as informações de participante para reunião

Cancelar

Quando acionado, cancela a operação, e retorna para a tela anterior

 

7.2    Manter membros

A funcionalidade permite consultar, incluir, alterar e excluir um membro colegiado. Para acessar esta funcionalidade, o usuário deverá selecionar o menu “Membros” e em seguida, selecionar o menu “Manter Membros”.

7.2.1          Consultar

A tela apresentada a seguir possibilita que o usuário forneça os parâmetros de pesquisa para realização da consulta de membros de Colegiados. Vale ressaltar que é por meio da opção de consulta que você poderá alterar excluir ou visualizar (detalhar) informações.

Figura 44: Manter membros – Consultar

 

Tipo

Configuração do membro

Nome    

Nome do membro

E-mail

E-mail do membros

Matrícula SIAPE

Mat. SIAPE do servidor

CPF

CPF do membro

Órgão Origem

Órgão de origem do membro

Nome do Órgão Origem

Nome do órgão de origem do membro, caso tenha sido informado.

Cargo

Órgão do cargo

Quando acionado, exibe a Tela de Consulta Membro

Quando acionado, os campos irão ter seus valores limpos e a consulta suprimida.

Quando acionado, o sistema redireciona para a tela de inclusão

Membros

Exibe as informações de membros

Nome ou Cargo

Nome ou Cargo do Membros

Órgão Origem

Órgão Origem do membro

E-mail

E-mail do membro

CPF

CPF do membro

Matrícula SIAPE

Matrícula SIAPE do membro

Quando acionado, o sistema exclui o registro selecionado

 

7.2.2          Incluir

A tela apresentada a seguir possibilita que o usuário inclua um novo membro de colegiado.

Figura 45: Manter membros – Incluir

 

 

Tipo

Configuração do membro

Nome    

Nome do membro

Consultar pessoa física - Lupa

Opção para pesquisa de pessoa física      

Direciona para Pesquisar Pessoa Física

E-mail

E-mail do membro

Matrícula SIAPE

Mat. SIAPE do servidor.

Telefone/Ramal

Telefone do membro

CPF

CPF do membro

Órgão Origem

Órgão de Origem do membro

Nome do Órg. Origem

Nome do Órgão de origem do membro

Cargo

Órgão do cargo

Quando acionado, o sistema registra a inclusão dos dados

Quando acionado, o sistema restaura os campos para os valores originais

Quando acionado, o sistema cancela a operação.

 

7.2.3          Alterar

A tela apresentada a seguir possibilita que o usuário altere as informações dos membros de Colegiados.

 

7.2.3.1      Dados do membro

Figura 46: Manter membros – Alterar – Dados do membro

 

Dados do membro

Configuração do membro

Colegiado

Direciona para Visualizar colegiados vinculados

Nome    

Nome do membro

E-mail

E-mail do membro

CPF

CPF do membro

Matrícula SIAPE

Nome do membro

Telefone/Ramal

Telefone do membro

Órgão Origem

Órgão de origem do membro

Nome do Órg. Origem

Nome do Órgão de origem do membro

Quando acionado, o sistema registra a alteração dos dados

Quando acionado, o sistema restaura os campos para os valores originais

Quando acionado, o sistema cancela a operação e retorna a tela anterior a sua chamada

 

7.2.3.2      Colegiados

Figura 47: Manter membros – Alterar – Colegiados

 

Colegiado

Direciona para Visualizar colegiados vinculados

Atuação

Atuação do membro

Responsabilidade

Responsabilidade do membro

Data inicio

Data inicio do membro

Data término

Data termino do membro

Tempo

Tempo do membro

Marco legal

Marco legal do membro

Link marco legal

Link marco legal do membro

Visualizar arquivos

Arquivos do membro.

Visualizar arquivos - Link

Colegiados

Exibe as informações de membros.

Nome

Nome do membro

Visualizar Colegiados – 7.1.8

Armazenamento

Armazenamento do membro

Órgão Origem

Órgão de origem do membro

Situação

Situação do membro

Quando acionado, o sistema registra a carregar dos dados

 

7.2.3.3      Secretários

Figura 48: Manter membros – Alterar – Secretários

 

Nome    

Nome do secretário

Consultar pessoa física - Lupa

Opção para pesquisa de pessoa física

Direciona para Pesquisar Pessoa física MAPA

CPF

CPF do secretário

Sexo

Sexo do secretário

Login

Login do secretário

E-mail

E-mail do secretário

Colegiado

Nome do secretário

Quando acionado, o sistema registra a inclusão/alteração dos dados

Quando acionado, o sistema restaura os campos para os valores originais

Quando acionado, o sistema cancela a operação

Lista de secretários

Exibe as informações de secretário

Nome

Nome do secretário

CPF

CPF do secretário

Colegiado

Colegiado o qual a pessoa física exerce a função de secretário de membro

Desvincular

Quando acionado, o sistema desvincula o secretário do membro

 

7.2.4          Excluir

A exclusão segue o padrão de navegação dos demais sistemas. Na tela de consulta, é necessário selecionar um registro de membro de Colegiado e em seguida, selecionar a opção “Excluir”.

7.2.5          Consultar pessoa física - Lupa

Figura 49: Consultar pessoa físcia - Consultar

 

Nome    

Nome de pessoa física

CPF

CPF de pessoa física

Matrícula SIAPE

Matrícula SIAPE d pessoa física

Quando acionado, exibe a tabela do item 7

Quando acionado, os campos irão ter seus valores limpos e a consulta suprimida.

Quando acionado, cancela a operação, e retorna para a tela anterior

Lista de Pessoa física

Exibe as informações de pessoa física do MAPA

Pessoa física

Selecionar uma pessoa física

Nome

Nome da pessoa física

Alterar

CPF

CPF da pessoa física

Matrícula SIAPE

Matrícula SIAPE da pessoa física

Detalhar os dados de um colegiado do tipo pessoa fisica.

Detalhar Pessoa Física

 

7.2.6          Detalhar Pessoa Física

A tela apresentada a seguir pelo sistema possibilita que o usuário detalhe os dados de um colegiado do tipo pessoa física.

Figura 50: Dados de pessoa física

 

Nome

Nome da pessoa física

CPF

CPF da pessoa física

RG

RG da pessoa física

Órgão expedidor/UF

Órgão expedidor da RG

Data de nascimento

Data de nascimento da pessoa física

Naturalidade

Naturalidade da pessoa física

UF

UF da pessoa física

Filiação paterna

Nome do pai da pessoa física

Filiação materna

Nome da mãe da pessoa física

E-mail

E-mail da pessoa física

 

7.3    Configurações

A funcionalidade permite consultar, incluir, alterar e excluir valores configuráveis das tabelas de apoio. Para acessar esta funcionalidade, o usuário deverá selecionar o menu “Configurações” e em seguida, selecionar o menu “Listas Configuráveis”.

7.3.1                    Listas configurações

As listas configuráveis envolvem as informações de tabelas básicas do sistema como: Motivo de Desativação de Colegiado, Motivo de Desvinculação de Membro, Palavras-chaves, Tipos de Colegiados e Setores de Colegiados.

Figura 51: Configurações – Listas configurações

 

Tipo

Listas que poderão ter seus registros mantidos

Descrição

Item de lista configurável

Quando acionado, o sistema registra a inclusão/alteração dos dados

Quando acionado, os campos irão ter seus valores limpos, e tela retorna ao seu estado inicial

Valores Cadastrados

Exibe os itens os itens da lista configurável selecionada

Descrição

Descrição do item de lista configurável

Tipo

Lista configurável que o item está associado

Item de lista configurável

Selecionar um item de lista configurável para alteração ou exclusão

Quando acionado, o sistema exclui o registro selecionado

Quando acionado, o sistema registra a alteração dos dados

 

A funcionalidade ‘’Listas Configuráveis’’ permite ‘’Incluir’’ e ‘’Excluir’’ valores das tabelas de apoio. Para acessar esta funcionalidade o usuário deverá selecionar o menu ‘’Configurações’’

Para ‘’Incluir’’ informações de tabelas básicas do sistema o usuário poderá selecionar a opção,que incluir que ficar do lado direito da  tela.

Para ‘’Excluir’’ informações o usuário poderá selecionar a opção de excluir. conforme a ‘’Descrição’’ e o’’ Tipo’’

 

7.3.2Manter Comunicação Automática

7.3.2.1              Após reunião

Solicitação, após reunião, para desenvolvimento da ata.

Figura 52: Configurações – Manter Comunicação Automática – Após reunião

 

Período

Período que o sistema deverá enviar notificações via e-mail, para os envolvidos

Mensagem

Mensagem a ser enviada por e-mail, para os envolvidos.

Situação

Lista de situações que uma comunicação automática pode ter

Legenda

Valores que poderão ser utilizados no preenchimento das mensagens a serem enviadas por e-mail.

Quando acionado, persiste as configurações na base de dados

Quando acionado, os campos irão ter seus valores limpos e a consulta suprimida.

 

7.3.2.2              Antes reunião

Aviso da proximidade de reunião.

Figura 53: Configurações – Manter Comunicação Automática – Antes reunião

 

Período

Período que o sistema deverá enviar notificações via e-mail, para os envolvidos

Mensagem

Mensagem a ser enviada por e-mail, para os envolvidos.

Situação

Lista de situações que uma comunicação automática pode ter

Legenda

Valores que poderão ser utilizados no preenchimento das mensagens a serem enviadas por e-mail.

Quando acionado, persiste as configurações na base de dados

Quando acionado, os campos irão ter seus valores limpos e a consulta suprimida.

 

7.3.2.3              Antes Encerramento Colegiado

Aviso sobre o prazo previsto de encerramento de Colegiado.

Figura 54: Configurações – Manter Comunicação Automática – Antes Encerramento Colegiado

 

Período

Período que o sistema deverá enviar notificações via e-mail, para os envolvidos

Mensagem

Mensagem a ser enviada por e-mail, para os envolvidos.

Situação

Lista de situações que uma comunicação automática pode ter

Legenda

Valores que poderão ser utilizados no preenchimento das mensagens a serem enviadas por e-mail.

Quando acionado, persiste as configurações na base de dados

Quando acionado, os campos irão ter seus valores limpos e a consulta suprimida.

 

7.3.2.4              Antes Encerramento Mandato

Aviso sobre a expiração do prazo de mandato da atuação de membros do Colegiado.

Figura 55: Configurações – Manter Comunicação Automática – Antes Encerramento Mandato

 

Período

Período que o sistema deverá enviar notificações via e-mail, para os envolvidos

Mensagem

Mensagem a ser enviada por e-mail, para os envolvidos.

Situação

Lista de situações que uma comunicação automática pode ter

Legenda

Valores que poderão ser utilizados no preenchimento das mensagens a serem enviadas por e-mail.

Quando acionado, persiste as configurações na base de dados

Quando acionado, os campos irão ter seus valores limpos e a consulta suprimida.

 

7.4    Manter usuários

7.4.1          Consultar

A tela apresentada a seguir pelo sistema possibilita que o usuário consultar novo usuário na base de dados.

Figura 56: Manter usuários – Consultar

 

Nome

Nome do administrador

CPF

CPF do administrador

Login

Login do administrador

E-mail

E-mail do administrador

Grupo

Grupo do administrador

Quando acionado, exibe a tela

Quando acionado, os campos irão ter seus valores limpos e a consulta suprimida.

Quando acionado, o sistema redireciona para a tela de inclusão

Lista de usuários

Exibe as informações de administrador

Nome

Nome do administrador

CPF

CPF do administrador

Login

Login do administrador

Grupo

Grupo do administrador

Quando acionado, o sistema desvincular o registro selecionado.

 

7.4.2          Incluir

A tela apresentada a seguir pelo sistema possibilita que o usuário incluía as informações do usuário na base de dados.

Figura 57: Manter usuários – Incluir

 

Nome    

Nome do administrador

Lupa

Direciona para Pesquisar Servidor MAPA - Lupa

CPF

CPF do administrador

Sexo

Sexo do administrador

Login

Login do administrador

E-mail

E-mail do administrador

Grupo

Nome do administrador

Quando acionado, o sistema registra a inclusão dos dados

Quando acionado, o sistema cancela a operação e retorna a tela anterior a sua chamada

 

7.4.3          Alterar

Figura 58: Manter usuários – Alterar

 

Nome    

Nome do administrador

CPF

CPF do administrador

Sexo

Sexo do administrador

Login

Login do administrador

E-mail

E-mail do administrador

Grupo

Nome do administrador

Quando acionado, o sistema registra a inclusão dos dados

O sistema reenviar a senha para o email.

Quando acionado, o sistema cancela a operação e retorna a tela anterior a sua chamada

 

7.4.4          Pesquisar Servidor MAPA – Lupa

A tela apresentada a seguir permite que o usuário consulte as informações do servidor cadastrado na base de dados do Ministério da Agricultura.

Figura 59: Pesquisar Servidor MAPA – Lupa

 

Nome

Nome do Colegiado

CPF

CPF

Matrícula

Matricula Siape Servidor MAPA

Quando acionado, o campo irá ter seus valores de consulta suprimida.

Quando acionado, o campo irá ter seus valores limpo

Quando acionado, o sistema cancela a operação e retorna a tela anterior a sua chamada.

 

7.5    Buscar

7.5.1          Realizar busca

A funcionalidade permite que os usuários realizem buscas sobre informações cadastrais, atas de reunião e fóruns de discussão de Colegiados.

Figura 60: Buscar – Realizar busca

 

Texto

Nome do colegiado

Palavras-Chave

Lista de Palavras-Chave pré-cadastradas no sistema

Quando acionado, o sistema consulta os colegiados que atendem ao filtro informado

Quando acionado, os campos irão ter seus valores limpos e a consulta suprimida.

Resultados

Tabela com resultados da pesquisa

Nome do Colegiado

Nome do colegiado que possui informações que atendem ao filtro.

Visualizar Colegiados – 7.1.8

Texto filtrado

Texto que atende ao filtro.

 

7.6    Relatórios

7.6.1          Colegiados

Esta funcionalidade permite que o ator consulte e gere relatórios em HTML, PDF e XLS da lista de colegiados cadastrados no sistema.

Figura 61: Relatórios – Colegiados

 

Nome

Nome do colegiado

Temporalidade

Temporalidade do colegiado

Data de Criação

Período de criação do colegiado

Data de Encerramento

Período de encerramento do colegiado

Situação

Situação do colegiado

Setor

Setor do colegiado

Tipo

Tipo do colegiado

Localização

Localização do colegiado

Órgão de Origem

Órgão de origem do colegiado

Coordenação

Coordenação do colegiado

Palavras-chave

Lista de palavras-chave

Quando acionado, executar a consulta

Quando acionado, os campos irão ter seus valores limpos e a consulta suprimida.

Colegiados

Exibe as informações de colegiado

Nome

Nome do colegiado

Órgão de origem

Sigla do órgão de origem do colegiado

Dt. Criação

Data de criação do colegiado

Dt. Encerramento

Data de encerramento do colegiado

Setor

Setor do colegiado

Tipo

Tipo do colegiado

Situação

Situação do colegiado

Quando acionado, gera PDF da consulta presente na tela.

Relatório de Colegiados

Quando acionado, gera XLS da consulta presente na tela.

Relatório de Colegiados

 

7.6.2          Freqüência de membros

Esta funcionalidade permite que o ator consulte e gere relatórios em HTML, PDF e XLS da freqüência de membros em reuniões finalizadas de colegiados.

Figura 62: Relatórios – Freqüência de membros

 

Colegiado

Nome do colegiado selecionado.

Pesquisar colegiado

Membro

Nome do membro selecionado.

Consultar membro

Data da reunião

Período de realização da reunião

Quando acionado, executar a consulta

Quando acionado, os campos irão ter seus valores limpos e a consulta suprimida.

Resultado

Exibe os registros encontrados na consulta

Nome

Nome do membro

Colegiado

Nome do colegiado

Número de reuniões

Número de reuniões finalizadas do colegiado em que o membro foi convidado

Número de presenças

Número de presenças do membro

Número de Ausências

Número de ausências do membro

Percentual de freqüência

Percentual de presença do membro

Quando acionado, gera PDF da consulta presente na tela.

Relatório de Freqüência de Membros

Quando acionado, gera XLS da consulta presente na tela.

Relatório de Freqüência de Membros

 

7.6.3          Membros vinculados

Esta funcionalidade permite que o ator consulte e gere relatórios em HTML, PDF e XLS da lista de vínculos entre membro e colegiados.

Figura 63: Relatórios – Membros vinculados

 

Colegiado

Nome do colegiado selecionado

Pesquisar colegiado

Localização do Colegiado

Localização do colegiado

Órgão de Origem do Colegiado

Órgão de origem do colegiado

Membro

Nome do membro selecionado

Consultar membro

Localização do membro

Localização do membro

Órgão de origem do membro

Órgão de origem do membro

Data de Início do Mandato

Período de início do mandato

Data de Término do mandato

Período de término do mandato

Quando acionado, executar a consulta

Quando acionado, os campos irão ter seus valores limpos e a consulta suprimida.

Resultado

Registros encontrados na consulta

Nome do membro

Nome do membro

Nome do colegiado

Nome do colegiado a qual o membro está vinculado

Titular

Informa se o membro é titular do colegiado

Responsabilidade

Responsabilidade do membro no colegiado

Data de início do mandato

Data de início do mandato

Data de término do mandato

Data de término do mandato

Quando acionado, gera PDF da consulta presente na tela.

Relatório de Membros vinculados

Quando acionado, gera XLS da consulta presente na tela.

Relatório de Membros vinculados

 

7.6.4          Histórico de reuniões

Esta funcionalidade permite que o ator consulte e gere relatórios em HTML, PDF e XLS do histórico de reuniões de colegiados.

Figura 64: Relatórios – Histórico de reuniões

 

Colegiado

Nome do colegiado selecionado.

Pesquisar colegiado

Situação da reunião

Situação da reunião

Quando acionado, executar a consulta

Quando acionado, os campos irão ter seus valores limpos e a consulta suprimida.

Resultado

Exibe os registros encontrados na consulta

Nome do colegiado

Nome do colegiado

Título da reunião

Título da reunião

Data Reunião

Data da reunião

Situação

Situação da reunião

Quando acionado, gera PDF da consulta presente na tela.

Relatório de histórico de reuniões

Quando acionado, gera XLS da consulta presente na tela.

Relatório de histórico de reuniões

 

7.7    Ata de Reunião

Para visualizar as informações da ata de reunião, o usuário deverá selecionar um registro apresentado na consulta das reuniões do Colegiado.

7.7.1          Dados da Reunião

Figura 65: Ata de Reunião – Dados da Reunião

 

Colegiado

Nome do colegiado

Acesso ao conteúdo da ata

Tipo de acesso que a ata deverá ter.

Título

Título da reunião

Local     

Local da reunião

Data da reunião

Data de realização da reunião

Tipo de encontro

Tipo de encontro

Hora da reunião

Hora de início da reunião

Hora de encerramento

Hora de encerramento da reunião

Pauta da reunião

Pauta da reunião

Salvar

Quando acionado, o sistema registra a inclusão dos dados de reunião

Cancelar

Quando acionado, o sistema cancela a operação e retorna a tela anterior a sua chamada

 

7.7.2          Convidados

Figura 66: Ata de Reunião – Convidados

 

Nome

Nome do convidado

E-mail

E-mail do convidado

Órgão

Órgão de lotação do convidado

Incluir    

Quando acionado, o sistema registra a inclusão dos dados de convidado

Limpar

Quando acionado, o sistema restaura os campos para os valores originais

Cancelar

Quando acionado, o sistema cancela a operação .

Convidados

Informações de convidado

Item convidado

Selecionar um convidado para alteração ou exclusão.

Nome

Nome do convidado

E-mail

E-mail do convidado

Órgão

Órgão de lotação do convidado

Excluir

Quando acionado, o sistema exclui o convidado selecionado

Carregar

Quando acionado, o sistema carrega as informações do convidado para alteração

 

7.7.3          Participantes

Figura 67: Ata de Reunião – Participantes

 

Nome    

Nome do participante

Órgão

Órgão de lotação do participante

Responsabilidade

Responsabilidade do participante dentro do colegiado

Titular

Titularidade do participante dentro do colegiado

Presença

Informações sobre freqüência

Justificativa

Justificativa da ausência do participante

Salvar

Quando acionado, salva as informações de participante de reunião.

Cancelar

Quando acionado, cancela a operação.

 

7.7.4          Desenvolvimento

Figura 68: Ata de Reunião – Desenvolvimento

 

Leitura da ata da reunião anterior?

Informar se ocorreu a leitura da ata da reunião anterior

Desenvolvimento

Desenvolvimento da reunião

Arquivos

Quando acionado, o sistema redireciona para a tela de Manter Arquivos

Visualizar arquivos - Link

Visualizar histórico

Quando acionado, o sistema redireciona para a tela de Visualizar histórico

Salvar

Quando acionado, salva as informações de participante para reunião

Cancelar

Quando acionado, cancela a operação, e retorna para a tela anterior

 

7.7.5          Decisões

Figura 69: Ata de Reunião – Decisões

 

Decisão

Decisão tomada durante a reunião

Incluir    

Quando acionado, o sistema registra a inclusão da decisão

Limpar

Quando acionado, o sistema restaura os campos para os valores originais

Convidados

Informações de decisão

Item decisão

Selecionar uma decisão para alteração ou exclusão.

Item

Número do item da decisão

Decisão

Decisão tomadas durante, reunião

Excluir

Quando acionado, o sistema exclui a decisão selecionada

Carregar

Quando acionado, o sistema carrega as informações do convidado para alteração

 

7.7.6          Pendências

Figura 70: Ata de Reunião – Pendências

 

Pendência

Pendência da reunião

Responsável

Responsável por atender a pendência

Data prevista

Data prevista para atender a pendência

Incluir    

Quando acionado, o sistema registra a inclusão dos dados de pendência

Limpar

Quando acionado, o sistema restaura os campos para os valores originais

Pendências

Informações de pendências

Item pendência

Selecionar uma pendência para alteração ou exclusão.

Item

Número do item da pendência

Pendência

Pendência da reunião

Responsável

Responsável por atender a pendência

Data prevista

Data prevista para atender a pendência

Excluir

Quando acionado, o sistema exclui a pendência selecionada.

Carregar

Quando acionado, o sistema carrega as informações da pendência para alteração.

 

7.7.7          Próxima reunião

Figura 71: Ata de Reunião – Próxima reunião

 

Local     

Local da próxima reunião

Data

Data de realização da próxima reunião

Hora

Hora de realização da próxima reunião

Pauta

Pauta da próxima reunião

Emitir ata

Quando acionado, emite apresenta o modelo da ata de reunião com as informações cadastradas para a reunião

Finalizar

Quando acionado, finaliza a edição do conteúdo da ata de reunião

Cancelar

Quando acionado, cancela a operação, e retorna para a tela anterior

 

7.8    Agendar reunião

Para visualizar as informações de agendar reunião, o usuário deverá selecionar um registro apresentado na consulta das reuniões do Colegiado.

7.8.1          Dados da Reunião

Figura 72: Agendar reunião – Dados da reunião

 

Colegiado

Nome do colegiado

Título

Título da reunião

Local     

Local da reunião

Data da reunião

Data de realização da reunião

Tipo de encontro

Tipo de encontro

Hora de início

Hora de início da reunião

Hora de encerramento

Hora de encerramento da reunião

Pauta da reunião

Pauta da reunião

Salvar

Quando acionado, o sistema registra a inclusão dos dados de reunião

Cancelar

Quando acionado, o sistema cancela a operação e retorna a tela anterior a sua chamada

 

7.8.2          Convidados

Figura 73: Agendar reunião – Convidados

 

Nome

Nome do convidado

E-mail

E-mail do convidado

Órgão

Órgão de lotação do convidado

Incluir    

Quando acionado, o sistema registra a inclusão dos dados de convidado

Limpar

Quando acionado, o sistema restaura os campos para os valores originais

Cancelar

Quando acionado, o sistema cancela a operação e retorna a tela anterior a sua chamada

Convidados

Informações de convidado

Item convidado

Selecionar um convidado para alteração ou exclusão.

Nome

Nome do convidado

E-mail

E-mail do convidado

Órgão

Órgão de lotação do convidado

Excluir

Quando acionado, o sistema restaura os campos para os valores originais

Carregar

Quando acionado, o sistema carrega as informações do convidado para alteração

 

7.8.3          Participantes

Figura 74: Agendar reunião – Participantes

 

Nome    

Nome do participante

Órgão

Órgão de lotação do participante

Responsabilidade

Responsabilidade do participante dentro do colegiado

Titular

Titularidade do participante dentro do colegiado

Convidado

Seleção para convite

Notificar os participantes por e-mail

Seleção para envio aos participantes sobre inclusão, alteração e exclusão de agendamento de reunião

Imprimir lista de presença

Quando acionado, emite a lista de presença com os participantes convidados

Salvar

Quando acionado, salva as informações de participante para reunião

Cancelar

Quando acionado, cancela a operação, e retorna para a tela anterior

 

7.9    Proposta de reunião

Nas operações “Incluir” e “Alterar” dados de uma Reunião, o administrador do sistema poderá manter dados referentes às reuniões do Colegiado.

7.9.1          Dados da Reunião

Figura 75: Proposta de reunião – Dados da reunião

 

Colegiado

Nome do colegiado

Tipo de encontro

Tipo de encontro

Título

Título da reunião

Local     

Local da reunião

Data da reunião

Data de realização da reunião

Hora de inicio

Hora de realização da reunião

Pauta da reunião

Pauta da reunião

Salvar

Quando acionado, o sistema registra a inclusão dos dados de reunião

Cancelar

Quando acionado, o sistema cancela a operação e retorna a tela anterior a sua chamada

 

7.9.2          Convidados

Figura 76: Proposta de reunião – Convidados

 

Nome

Nome do convidado

E-mail

E-mail do convidado

Órgão

Órgão de lotação do convidado

Incluir    

Quando acionado, o sistema registra a inclusão dos dados de convidado

Limpar

Quando acionado, o sistema restaura os campos para os valores originais

Cancelar

Quando acionado, o sistema cancela a operação e retorna a tela anterior a sua chamada

Convidados

Informações de convidado

Item convidado

Selecionar um convidado para alteração ou exclusão.

Nome

Nome do convidado

E-mail

E-mail do convidado

Órgão

Órgão de lotação do convidado

Excluir

Quando acionado, o sistema restaura os campos para os valores originais

Carregar

Quando acionado, o sistema carrega as informações do convidado para alteração

 

7.9.3          Participantes

Figura 77: Proposta de reunião – Participantes

 

Nome    

Nome do participante

Órgão

Órgão de lotação do participante

Responsabilidade

Responsabilidade do participante dentro do colegiado

Titular

Titularidade do participante dentro do colegiado

Convidado

Seleção para convite

Salvar

Quando acionado, salva as informações de participante para reunião

Cancelar

Quando acionado, cancela a operação, e retorna para a tela anterior

 

7.10   Pesquisar colegiado

Figura 78: Pesquisar colegiado

 

Nome    

Nome do colegiado

Setor

Setor do colegiado

Tipo

Tipo do colegiado

Órgão origem

Órgão origem do colegiado

Quando acionado, exibe a tabela do item 7

Quando acionado, os campos irão ter seus valores limpos e a consulta suprimida.

Quando acionado, cancela a operação, e retorna para a tela anterior

Lista de Pessoa física

Exibe as informações de pessoa física do MAPA

Nome

Nome do colegiado

Setor

Setor do colegiado

Tipo

Tipo do colegiado

Órgão origem

Órgão origem do colegiado

Situação

Situação do colegiado

Selecionar

Retorna para a tela anterior a sua chamada com as informações do registro selecionado no campo 8

 

7.11   Consultar membro

Figura 79: Consultar membro

 

Interno

Interno do membro

Tipo

Tipo do membro

Nome    

Nome do membro

E-mail

E-mail do membro

CPF

CPF de pessoa física

Matrícula SIAPE

Matrícula SIAPE d pessoa física

Órgão origem

Órgão origem do membro

Nome do órg. origem

Nome do órgão origem do membro

Quando acionado, exibe a tabela do item 7

Quando acionado, os campos irão ter seus valores limpos e a consulta suprimida.

Quando acionado, cancela a operação, e retorna para a tela anterior

Lista de Pessoa física

Exibe as informações de pessoa física do MAPA

Nome/Cargo

Nome e Cargo do membro

Órgão origem

Orgão origem do membro

E-mail

E-mail do membro

CPF

CPF da pessoa física

Matrícula SIAPE

Matrícula SIAPE da pessoa física

Selecionar

Retorna para a tela anterior a sua chamada com as informações do registro.

 

 

 

 

 

7.12  Gerar dos Relatórios – PDF e XLS

7.12.1      Relatórios de Colegiados

Figura 80: Relatório de Colegiados

 

Usuário

Usuário que executou o relatório

Data

Data de geração do relatório

Hora

Hora de geração do relatório

Página  

Paginação do relatório

Nome

Nome do colegiado informado como parâmetro de consulta

Temporalidade

Temporalidade do colegiado informado como parâmetro de consulta

Data de criação

Período de criação informado como parâmetro de consulta

Data de encerramento

Período de encerramento informado como parâmetro de consulta

Situação

Situação informada como parâmetro de consulta

Setor

Setor informado como parâmetro de consulta

Tipo

Tipo de colegiado informado como parâmetro de consulta

Localização

Localização do colegiado informado como parâmetro de consulta

Órgão Origem

Órgão de origem informado como parâmetro de consulta

Coordenação

Coordenação informada como parâmetro de consulta

Palavras-chave

Conjunto de palavras-chave informado como parâmetro de consulta

Resultado

Resultado da consulta

Item

Número seqüencial de registros

Nome

Nome do colegiado

Data de criação

Data de criação do colegiado

Data de encerramento

Data de encerramento do colegiado

Situação

Situação do colegiado

Setor

Setor do colegiado

Tipo

Tipo do colegiado

Órgão Origem

Sigla do órgão de origem do colegiado

Coordenação

Sigla da coordenação do colegiado

 

7.12.2      Relatórios de Freqüência de membros

Figura 81: Relatório de Freqüência de Membros

 

Usuário

Usuário que executou o relatório

Data

Data de geração do relatório

Hora

Hora de geração do relatório

Página  

Paginação do relatório

Colegiado

Nome do colegiado informado como parâmetro de consulta

Membro

Nome do membro do colegiado informado como parâmetro de consulta

Data da reunião

Período da reunião informado como parâmetro de consulta

Resultado

Resultado da consulta

Item

Número seqüencial de registros

Nome do Membro

Nome do membro

Nome do Colegiado

Nome do colegiado

Nº Reuniões

Numero de reuniões do membro

Nº Presenças

Numero de presenças do membro

Nº Ausências

Numero de ausências do membro

% Freqüência

Percentual de presença do membro

 

7.12.3      Relatórios de Membros vinculados

Figura 82: Relatório de Membros Vinculados a Colegiados

 

Usuário

Usuário que executou o relatório

Data

Data de geração do relatório

Hora

Hora de geração do relatório

Página  

Paginação do relatório

Colegiado

Nome do colegiado informado como parâmetro de consulta

Localização do colegiado

Localização do colegiado informado como parâmetro de consulta

Órgão Origem do colegiado

Órgão de origem informado como parâmetro de consulta

Membro

Nome do membro informado como parâmetro de consulta

Localizaçaõ do membro

Localização do membro informado como parâmetro de consulta

Órgão Origem do membro

Órgão de origem informado como parâmetro de consulta

Data início do mandato

Período de inicio do mandato informado como parâmetro de consulta

Data de termino do mandato

Período de termino do mandato informado como parâmetro de consulta

Resultado

Resultado da consulta

Item

Número seqüencial de registros

Nome do Membro

Nome do membro

Nome do Colegiado

Nome do colegiado

Responsabilidade

Responsabilidade do membro no colegiado

Titular

Caso o membro seja suplente, apresenta o nome do membro titular

Marco Legal

Marco legal de nomeação do membro

Data Início Mandato

Data de início do mandato do membro no colegiado

Data Término Mandato

Data de término do mandato do membro no colegiado

 

7.12.4      Relatórios de Histórico de reuniões

Figura 83: Relatório de histórico de reuniões

 

Usuário

Usuário que executou o relatório

Data

Data de geração do relatório

Hora

Hora de geração do relatório

Página  

Paginação do relatório

Colegiado

Nome do Colegiado informado como parâmetro de consulta

Situação do Colegiado

Situação do colegiado informada como parâmetro de consulta

Resultado

Resultado da consulta

Item

Número seqüencial de registros

Nome do Colegiado

Nome do colegiado

Título da reunião

 

Data da reunião

Data de criação do colegiado

Situação

Situação do colegiado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


APROVAÇÃO

Concordam com o conteúdo deste documento:

 

Gustavo Oliveira Antunes Pinto

Área: Politec/CSS

Cargo: Analista de Sistemas

Matrícula:

Data:

Assinatura/Carimbo:

 

Luciana  Santos de Assis

Área: MAPA/CGTI

Cargo: Analista de Sistemas Responsável

Matrícula:

Data:

Assinatura/Carimbo:

 

Eneida Carbonell Oliveira Mota Silva

Área:MAPA/SE

Cargo: Gestor de Negócio

Matrícula:

Data:

Assinatura/Carimbo:

 


ANEXO I – RELAÇÃO DE FUNCIONALIDADES DO SISTEMA

 

Funcionalidade

Menu principal

Menu secundário

Manter Colegiado

Manter Colegiado

Inclusão/Alteração/Exclusão/Consulta

Manter Membro

Manter Membro

---

Manter Listas Configurações

Manter Configurações

---

Manter Administradores

Manter Usuários

---

Manter Comunicação Automática

Manter Configurações

---

Manter Fórum de Discussão

Manter Colegiados

Inclusão/Consulta e Inserir

Manter Reuniões

Manter Colegiados

Editar/Consulta e Finalizar

Manter Secretários

Manter Membro

Inclusão/Alteração/Desvincular e Consulta

Emitir Relatório de Colegiados Analítico

Manter Membro

Consulta

Emitir Relatório de Colegiados 

Manter Colegiados

Consulta

Emitir Relatório Freqüência de Membros

Manter Membro

Consulta

Emitir Relatório Histórico Colegiados

Manter Colegiados

Consulta

Emitir Relatório Histórico de Reuniões

Manter Membro

Consulta

Emitir Relatório Membros Vinculados

Manter Membro

Consulta

Indicar Reuniões

Manter Colegiados

Inclusão/Alteração/Exclusão/Consulta

Realizar Buscas

Manter Colegiados

Buscas

Reativar Colegiados

Manter Colegiados

Consulta

Agendar Reuniões

Manter Membro

Inclusão/Alteração/Exclusão/Consulta

 


ANEXO II – ASSOCIAÇÃO ENTRE FUNCIONALIDADE x PERFIL DE ACESSO

 

Funcionalidade

Perfil: Administrador Setorial

Membro

Servidor MAPA

Manter Colegiado

X

X

 

Manter Membro

X

X

 

Manter Configurações

X

X

 

Manter Usuários

X

X

 

Realizar Buscas

X

X

X

Freqüência de Membros

X

X

 

 


ANEXO III - GLOSSÁRIO DE TERMOS E SIGLAS

 


CGTI

Coordenação Geral de Tecnologia da Informação.

CPF

Cadastro de Pessoa Física.

CNPJ

Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.

MAPA

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

UF

Unidade da Federação do Brasil.

Gestor técnico

Profissional da CGTI responsável por todas as questões técnicas relacionadas ao projeto.

Gestor de negócio

Responsável na Secretária Executiva – SPOA – pelo sistema e pela definição das regras de negócio a serem consideradas pelo sistema..

 

 


ANEXO IV - ÍNDICE DE FIGURAS

 

Figura 1: Tela de acesso (Login) 9

Figura 2: Tela de acesso (Alteração de Senha) 10

Figura 3: Tela de acesso (Reenviar Senha) 10

Figura 4: Mensagem informativa. 12

Figura 5: Mensagem de alerta. 12

Figura 6: Mensagem de sucesso. 13

Figura 7: Mensagem de Erro. 13

Figura 8: Paginador 13

Figura 9: Calendário. 14

Figura 10: Confirmação Alteração. 15

Figura 11: Confirmação Exclusão. 16

Figura 12: Manter Colegiados – Consultar 20

Figura 13: Manter Colegiados – Incluir 22

Figura 14: Manter Colegiados – Visualizar - Dados do colegiado. 24

Figura 15: Manter Colegiados – Visualizar - Membros. 26

Figura 16: Manter Colegiados – Visualizar – Reuniões. 27

Figura 17: Manter Colegiados – Visualizar – Agendamento de reuniões. 28

Figura 18: Manter Colegiados – Visualizar – Propostas de reuniões. 29

Figura 19: Manter Colegiados – Visualizar – Fórum.. 31

Figura 20: Manter Colegiados – Alterar – Dados do colegiado. 32

Figura 21: Manter Colegiados – Alterar – Membros. 34

Figura 22: Manter Colegiados – Alterar – Reuniões. 36

Figura 23: Manter Colegiados – Alterar – Agendamentos de reuniões. 37

Figura 24: Manter Colegiados – Alterar – Propostas de reuniões. 39

Figura 25: Manter Colegiados – Alterar – Fórum.. 40

Figura 26: Manter Colegiados – Desativar – Dados do colegiado. 42

Figura 27: Manter Colegiados – Desativar – Membros. 44

Figura 28: Manter Colegiados – Desativar – Reuniões. 45

Figura 29: Manter Colegiados – Desativar – Agendamento de reuniões. 46

Figura 30: Manter Colegiados – Desativar – Propostas de reuniões. 47

Figura 31: Manter Colegiados – Desativar – Fórum.. 48

Figura 32: Manter Colegiados – Reativar 50

Figura 33: Palavras-Chave. 52

Figura 34: Visualizar Arquivos. 53

Figura 35: Manter Arquivos. 54

Figura 36: Visualizar Composições. 55

Figura 37: Composições. 56

Figura 38: Visualizar vínculo com colegiados. 57

Figura 39: Vínculo com colegiados. 58

Figura 40: Emitir Relatório Analítico. 59

Figura 41: Emitir Relatório Histórico Colegiado. 61

Figura 42: Incluir tópico - Link. 63

Figura 43: Incluir tópico – Novo. 64

Figura 44: Manter membros – Consultar 65

Figura 45: Manter membros – Incluir 66

Figura 46: Manter membros – Alterar – Dados do membro. 68

Figura 47: Manter membros – Alterar – Colegiados. 69

Figura 48: Manter membros – Alterar – Secretários. 70

Figura 49: Consultar pessoa físcia - Consultar 72

Figura 50: Dados de pessoa física. 73

Figura 51: Configurações – Listas configurações. 74

Figura 52: Configurações – Manter Comunicação Automática – Após reunião. 76

Figura 53: Configurações – Manter Comunicação Automática – Antes reunião. 77

Figura 54: Configurações – Manter Comunicação Automática – Antes Encerramento Colegiado. 78

Figura 55: Configurações – Manter Comunicação Automática – Antes Encerramento Mandato. 79

Figura 56: Manter usuários – Consultar 80

Figura 57: Manter usuários – Incluir 81

Figura 58: Manter usuários – Alterar 82

Figura 59: Pesquisar Servidor MAPA – Lupa. 83

Figura 60: Buscar – Realizar busca. 84

Figura 61: Relatórios – Colegiados. 85

Figura 62: Relatórios – Freqüência de membros. 87

Figura 63: Relatórios – Membros vinculados. 89

Figura 64: Relatórios – Histórico de reuniões. 91

Figura 65: Ata de Reunião – Dados da Reunião. 92

Figura 66: Ata de Reunião – Convidados. 93

Figura 67: Ata de Reunião – Participantes. 95

Figura 68: Ata de Reunião – Desenvolvimento. 96

Figura 69: Ata de Reunião – Decisões. 97

Figura 70: Ata de Reunião – Pendências. 98

Figura 71: Ata de Reunião – Próxima reunião. 99

Figura 72: Agendar reunião – Dados da reunião. 100

Figura 73: Agendar reunião – Convidados. 101

Figura 74: Agendar reunião – Participantes. 102

Figura 75: Proposta de reunião – Dados da reunião. 103

Figura 76: Proposta de reunião – Convidados. 104

Figura 77: Proposta de reunião – Participantes. 105

Figura 78: Pesquisar colegiado. 106

Figura 79: Consultar membro. 108

Figura 80: Relatório de Colegiados. 110

Figura 81: Relatório de Freqüência de Membros. 112

Figura 82: Relatório de Membros Vinculados a Colegiados. 113

Figura 83: Relatório de histórico de reuniões. 115