Conversas que Conduzem a Resultados: Escutatória e Pactuação de Metas - Líderes Táticos
Turma | Período de inscrição | Período de realização | Inscreva-se |
01 | 14 a 21 de junho 2024 (Até às 16h00) |
24 a 26 de junho de 2024 | |
02 | 18 de junho a 25 de julho de 2024 | 29 de julho a 01 de agosto de 2024 | |
03 | 20 de junho a 30 de agosto de 2024 (Até às 13h00) | 02 a 05 de setembro de 2024 | |
04 | 22 de julho a 25 de setembro de 2024 | 30 de setembro a 03 de outubro de 2024 |
Horário do curso: 09h00 às 12h00
Quantidade de vagas: 45
Alcance: Nacional
Carga Horária: 12h
Modalidade: Remoto
Público-alvo: Lideranças Táticas (Coordenadores- Gerais, Chefias de gabinete e coordenadores).
Objetivo geral: Desenvolver e capacitar servidores ocupantes de cargos de liderança de nível tático, lotados no Ministério da Agricultura e Pecuária, no que tange aprender a ouvir com empatia, a fazer as perguntas certas para esclarecer pontos obscuros e a articular suas próprias ideias e expectativas de maneira clara e assertiva, pactuação de metas realistas, a envolver as partes interessadas na sua elaboração de metas e a monitorar o progresso ao longo do tempo.
Conteúdo Programático:
Aula 1 - A meta: competência atrás do engajamento: conceito de delegação, controle e reuniões peródicas de acompanhamento; O porquê das pessoas não fazerem o que é pedido; As 3 fontes de autoridade e legitimidade; Como transformar palavras em ação; sinais verdes e vermelho da comunicação - Padrões de Linguagem; Desenvolver um repertório de perguntas poderosas para uma liderança mais eficiente; Minimizando os ruídos na comunicação; Como criar um “rapport” com o seu interlocutor.
Aula 2 - Os estilos de liderança e seus devios tóxicos: conjugar exigência e empatia; Lidar com oposição e resistências; se posicionar de forma assertiva sem cair na oposição; A curva das emoções; Conjugar: exigência com empatia, acolhimento com posicionamento, abertura com firmeza; Exercícios Práticos; Desenvolver um repertório emocional; Noções de C.N.V. (comunicação não violenta); Incentivar o que a pessoa faz bem mais do que corrigir o que ela faz mal.
Aula 3 - Conversas corajosas para puxar o melhor dos colaboradores e não evitar situações tóxicas: estabelecer acordos e combinados claros; voltar para os acordos e combinados a cada desvio; as armadilhas do feedback; muito além do simples elogio: conversas de reconhecimento; usar observações e fatos ao seu favor: como montar uma narrativa neutra e poderosa para colocar a pessoa diante do espelho sem desgastar a sua autoridade; usar a tensão narrativa como fonte de autoridade; adaptar seu feedback espelho: - com ou sem combinados anteriore?, - Em caso de erro ou de falta?, - Para negociar o resultado ou o processo?, - Quais as melhores perguntas para iniciar um plano de ações ou novos acordos?