Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento BINAGRI - SISLEGIS
Portaria 57/2011
21/02/2011

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO

SECRETARIA DE POLÍTICA AGRÍCOLA

DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE RISCO RURAL

COORDENAÇÃO-GERAL DE ZONEAMENTO AGROPECUÁRIO

PORTARIA Nº 57, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2011

____________________________________

Revogada pela Portaria nº 2, de 23/01/2018

____________________________________

O COORDENADOR-GERAL DE ZONEAMENTO AGROPECUÁRIO, no uso de suas atribuições ecompetências estabelecidas pelas Portarias nº 440, de 24 de outubro de 2005, publicadano Diário Oficial da União de 25 de outubro de 2005, e Nº 17, de 6 de janeiro de 2006,publicada no Diário Oficial da União de 9 de janeiro de 2006, e observado, no quecouber, o contido na Instrução Normativa Nº 2, de 9 de outubro de 2008, da Secretariade Política Agrícola, publicada no Diário Oficial da União de 13 de outubro de 2008,resolve:

Art. 1º Aprovar o Zoneamento Agrícola para a cultura de pêssego no Estado doParaná, conforme anexo.

Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.

GUSTAVO BRACALE

ANEXO

1. NOTA TÉCNICA

As plantas de clima temperado, como o pêssego (Prunus persica L.), necessitam derepouso invernal para ocorrer a quebra de dormência com abundante floração e retomadada produção. As horas de frio acumuladas abaixo de 7,2ºC correlacionam-se com a quebrade dormência dessas plantas. Cada espécie temperada possui certa faixa de exigência edentro de cada espécie existe uma grande diferenciação entre variedades.

A ocorrência de geadas tardias após a quebra de dormência pode trazer grandesprejuízos à cultura, uma vez que as estruturas florais e frutos em desenvolvimento sãosensíveis. Cultivares pouco exigentes em horas de frio não podem ser cultivados emregiões com alta disponibilidade de horas de frio, pois terão quebra precoce dedormência, predispondo a planta aos efeitos das geadas.

Objetivou-se, com o zoneamento agrícola, identificar os municípios aptos e osperíodos de plantio, com menor risco climático, para o cultivo do pêssego no Estado doParaná.

Para essa identificação, foram analisados os seguintes fatores:

o risco de geadas, as exigências em horas de frio dos diversos grupos de cultivares eo balanço hídrico da cultura.

Risco de Geadas - utilizadas as séries históricas de temperatura mínima inferiores a1ºC, observadas no interior do abrigo meteorológico de estações localizadas noParaná, para calcular os riscos de geadas. Este limite corresponde à ocorrência degeadas severas, com temperaturas ao nível da superfície do solo inferiores a -2ºC.

Calcularam-se as probabilidades de ocorrência dessas temperaturas por decêndio, nosmeses de agosto a outubro, as quais foram correlacionadas com altitude e latitude,obtendo-se regressões lineares múltiplas para cada decêndio. A partir dessasregressões, foram mapeados os riscos de geadas para todo o Estado.

Exigência em horas de frio - no Estado do Paraná o acúmulo máximo de horas de frioé em torno de 500 horas por ano nas áreas mais elevadas. Foram consideradas asexigências de horas de frio de três grupos de cultivares:

a) Grupo I - maior que 50 e menor ou igual a 150 horas de frio;

b) Grupo II - maior que 150 e menor ou igual a 350 horas de frio;

c) Grupo III - maior que 350 e menor ou igual 500 horas de frio.

Os municípios onde a soma de horas de frio foi inferior a 50 horas foram consideradosinaptos ao cultivo do pêssego no Paraná.

Balanço Hídrico - utilizado um modelo de balanço hídrico adaptado para a cultura,calculou-se a deficiência hídrica, considerando-se: os três grupos de cultivares, nasfases do florescimento à maturação dos frutos, a capacidade de armazenamento de águados solos, a camada de solo explorada pelo sistema radicular da planta, o grau detolerância do pêssego ao estresse hídrico e os dados de coeficiente de cultivo dacultura (Kc).

Os balanços hídricos foram simulados a cada 10 dias, durante o ano, para todas asáreas de cultivo do pêssego no Estado.

Pelas simulações realizadas, concluiu-se que a deficiência hídrica não é um fatorlimitante ao cultivo da espécie. No Paraná, devem ser utilizadas cultivares de menorexigência em horas de frio, visto que somente alguns municípios do sul do Estadoacumulam mais de 300 horas de frio no ano.

O plantio do pêssego é recomendado no período em que as mudas se encontram emrepouso vegetativo.

2. TIPOS DE SOLOS APTOS AO CULTIVO

São aptos ao cultivo de pêssego no Estado os solos dos tipos 1, 2 e 3, observadas asespecificações e recomendações contidas na Instrução Normativa Nº 2, de 9 deoutubro de 2008.

Não são indicadas para o cultivo:

- áreas de preservação obrigatória, de acordo com a Lei 4.771/65 (CódigoFlorestal) e alterações.

3. PERÍODOS DE PLANTIO

De 1º de julho a 31 de agosto

4. CULTIVARES INDICADAS

Ficam indicadas no Zoneamento Agrícola de Risco Climático, do Estado do Paraná, ascultivares de pêssego registradas no Registro Nacional de Cultivares (RNC) do Ministérioda Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atendidas as indicações das regiões deadaptação, em conformidade com as recomendações dos respectivos obtentores/detentores(mantenedores).

Nota: Devem ser utilizadas no plantio mudas produzidas em conformidade com alegislação brasileira sobre sementes e mudas (Lei Nº 10.711, de 5 de agosto de 2003, eDecreto Nº 5.153, de 23 de agosto de 2004).

5. RELAÇÃO DOS MUNICÍPIOS APTOS AO CULTIVO

5.1. Municípios indicados para o plantio de cultivares de pêssego com baixaexigência em horas frio (exigência de 50 e a 150 horas de frio):

Adrianópolis, Altamira do Paraná, Ampére, Anahy, Apucarana, Arapongas, Arapoti,Arapuã, Araruna, Ariranha do Ivaí, Assaí, Assis Chateaubriand, Barbosa Ferraz, BelaVista da Caroba, Boa Esperança, Boa Esperança do Iguaçu, Boa Ventura de São Roque, BoaVista da Aparecida, Borrazópolis, Braganey, Cafelândia, Califórnia, Cambira, Campina daLagoa, Campina Grande do Sul, Campo Bonito, Campo Mourão, Cândido de Abreu, Capanema,Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Catanduvas, Cerro Azul, Céu Azul, Cianorte,Congonhinhas, Conselheiro Mairinck, Corbélia, Corumbataí do Sul, Cruzeiro do Iguaçu,Cruzmaltina, Curiúva, Diamante do Sul, Diamante D'Oeste, Dois Vizinhos, Doutor Ulysses,Entre Rios do Oeste, Espigão Alto do Iguaçu, Farol, Faxinal, Figueira, Foz do Iguaçu,Godoy Moreira, Goioerê, Grandes Rios, Guaraniaçu, Ibaiti, Ibema, Iguatu, Imbaú, Iracemado Oeste, Iretama, Itaipulândia, Itapejara d'Oeste, Itaperuçu, Ivaí, Ivaiporã, Jaboti,Jaguariaíva, Jandaia do Sul, Janiópolis, Japira, Jardim Alegre, Jesuítas, JoaquimTávora, Juranda, Laranjal, Lidianópolis, Lindoeste, Londrina, Luiziana, Lunardelli,Mamborê, Mandaguari, Manoel Ribas, Marechal Cândido Rondon, Marilândia do Sul, Maripá,Marquinho, Marumbi, Matelândia, Mato Rico, Mauá da Serra, Medianeira, Missal, MoreiraSales, Nova Aurora, Nova Cantu, Nova Fátima, Nova Laranjeiras, Nova Prata do Iguaçu,Nova Santa Bárbara, Nova Santa Rosa, Nova Tebas, Novo Itacolomi, Ortigueira, Ouro Verdedo Oeste, Palmital, Palotina, Pato Bragado, Peabiru, Pérola d'Oeste, Pinhal de SãoBento, Pinhalão, Pitanga, Planalto, Porto Barreiro, Pranchita, Prudentópolis, QuartoCentenário, Quatiguá, Quatro Pontes, Quedas do Iguaçu, Ramilândia, Rancho AlegreD'Oeste, Realeza, Reserva, Rio Bom, Rio Bonito do Iguaçu, Rio Branco do Ivaí, Rio Brancodo Sul, Rolândia, Roncador, Rosário do Ivaí, Sabáudia, Salto do Itararé, Salto doLontra, Santa Cecília do Pavão, Santa Helena, Santa Izabel do Oeste, Santa Lúcia, SantaTereza do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, Santana do Itararé, Santo Antônio doParaíso, Santo Antônio do Sudoeste, São Jerônimo da Serra, São João, São Jorged'Oeste, São José da Boa Vista, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu, SãoPedro do Iguaçu, São Sebastião da Amoreira, Sapopema, Saudade do Iguaçu, Sengés,Serranópolis do Iguaçu, Siqueira Campos, Sulina, Tamarana, Telêmaco Borba, Tibagi,Toledo, Tomazina, Três Barras do Paraná, Tunas do Paraná, Tuneiras do Oeste, Tupãssi,Ubiratã, Ventania, Vera Cruz do Oeste, Verê, Virmond e Wenceslau Braz.

5.2. Municípios indicados para o plantio de cultivares de pêssego com médiaexigência em horas frio (exigência de 150 a 350 horas de frio):

Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Antônio Olinto, Araucária, Balsa Nova,Barracão, Bituruna, Boa Ventura de São Roque, Bocaiúva do Sul, Bom Jesus do Sul, BomSucesso do Sul, Campina do Simão, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo,Campo Magro, Candói, Cantagalo, Carambeí, Cascavel, Castro, Catanduvas, Cerro Azul,Chopinzinho, Clevelândia, Colombo, Contenda, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida,Cruz Machado, Curitiba, Dois Vizinhos, Doutor Ulysses, Enéas Marques, Fazenda Rio Grande,Fernandes Pinheiro, Flor da Serra do Sul, Foz do Jordão, Francisco Beltrão, GeneralCarneiro, Goioxim, Guamiranga, Guaraniaçu, Guarapuava, Honório Serpa, Ibema, Imbituva,Inácio Martins, Ipiranga, Irati, Itapejara d'Oeste, Itaperuçu, Ivaí, Jaguariaíva,Lapa, Laranjeiras do Sul, Mallet, Mandirituba, Manfrinópolis, Mangueirinha, Mariópolis,Marmeleiro, Marquinho, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Laranjeiras, Palmeira, PatoBranco, Paula Freitas, Paulo Frontin, Piên, Pinhais, Pinhal de São Bento, Pinhão,Piraí do Sul, Piraquara, Pitanga, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Porto Barreiro, PortoVitória, Pranchita, Prudentópolis, Quatro Barras, Quitandinha, Rebouças, Renascença,Reserva, Reserva do Iguaçu, Rio Azul, Rio Bonito do Iguaçu, Rio Branco do Sul, RioNegro, Salgado Filho, Santa Maria do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, São João, SãoJoão do Triunfo, São José dos Pinhais, São Mateus do Sul, Saudade do Iguaçu, Sengés,Sulina, Teixeira Soares, Tibagi, Tijucas do Sul, Tunas do Paraná, Turvo, União daVitória, Verê, Virmond e Vitorino.

5.3. Municípios indicados para o plantio de cultivares de pêssego com alta exigênciaem horas de frio (exigência de 350 a 500 horas de frio):

Coronel Domingos Soares, General Carneiro e Palmas.

D.O.U., 21/02/2011 - Seção 1